Buscar

TMI - 06

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
Profº Jerônimo Ribeiro
Logística Transporte Marítimo Internacional TMI
*
*
Tipos de Navios
Tipos de navios:
O desenvolvimento da indústria naval permitiu a construção de embarcações específicas ao tipo de carga a ser transportada, ganhando
assim eficiência no transporte.
O Regulamento Geral das Capitanias distingue cinco categorias de navios não-militares: Comércio, Pesca, Recreio, Rebocadores e Auxiliares.
Os navios de carga mais comuns:
*
*
Tipos de Navios
*
*
Graneleiros:
Os navios graneleiros são agrupados de acordo com intervalos de capacidade de carga, adotando-se quatro grupos, em ordem crescente de volume de carga, ou seja “HandySize”, “Handymax”, “Panamax ” e “CapeSize”.
A capacidade da frota mercante é medida em Dead Weight Tonnage – DWT (ou tonelagem de peso morto), que é a medida do peso que o navio está
projetado para transportar (carga, passageiros, mantimentos, combustível, água etc.).
*
*
O conceito de DWT é igual ao de TPB (Tonelada de Porte Bruto):
Tipos de navios graneleiros, em função da capacidade de carga:
HANDY-SIZE: de 20.000 DWT a 34.999 DWT
HANDYMAX: de 35.000 DWT a 49.999 DWT
PANAMAX: de 50.000 DWT a 79.999 DWT
CAPE-SIZE: maior que 80.000 DWT.
*
*
*
*
Petroleiros (Oil Tanker): Destina-se ao transporte de granéis líquidos e se caracteriza por possuir uma superestrutura e longo convés e quando carregado, navega com pouca borda livre.
Possui porões divididos para permitir o isolamento da carga em caso de acidente.
Esse tipo de navio também apresenta diversidade e especialização para derivados de petróleo, petróleo cru, produtos químicos e etc. e representam 48% da frota naval mundial.
*
*
VLCC – Very Large Crude Carrier
ULCC – Ultra Large Crude Carrier
*
*
*
*
Graneleiro Sólido (Bulk Carrier): Utilizado para transporte de cargas soltas de granéis sólidos, tais como produtos agrícolas, minérios, etc.
Seus porões, além de não possuírem divisões, têm cantos arredondados, o que facilita a estiva da carga.
A maioria desses navios opera como “tramp”, isto é, sem linhas regulares.
Possui longo convés e pode possuir guindastes próprios ou não.
Considerando que transportam mercadorias de baixo valor, devem ter baixo custo operacional.
*
*
*
*
Carga Unitizada:
Entenda-se por unitização de cargas, o desenvolvimento de modernos sistemas para sua movimentação, que consiste em acondicionar volumes uniformes em unidades de carga, visando reduzir os custos de viagem e o tempo de permanência dos navios nos portos de embarque e desembarque, além de conceder maior segurança à carga, eliminando seu manuseio direto.
Os navios mais conhecidos a esse tipo e carga são os transportadores de contêineres e de veículos.
*
*
Porta Contêiner (Full Container Ship): São navios semelhantes aos navios de carga geral, porém, exclusivos para o transporte de contêineres e geralmente não possuem mastro.
Os contêineres são alocados em seus porões e no convés por meio de encaixes, permitindo a sua melhor acomodação.
Os contêineres são estivados longitudinalmente, isto é, de proa a popa de tal modo a se alinhar com o navio.
As locações de cada contêiner no navio são dadas por bays, rows e tiers, que formam os chamados slots, ou seja, posições de contêiner.
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
A capacidade dos navios porta-contêineres é medida em TEU’s (twenty foot equivalent units) ou em FEU’s (forty foot equivalent units), já que são esses os contêineres mais comuns.
A largura padrão dos contêineres é de 2,43 metros enquanto a altura mais comum é de 2,59 metros.
Contêineres com 2,89 metros de altura são também utilizados, para cargas de baixa densidade.
*
*
Os porta contêineres são utilizados em serviços de linha normalmente combinando o transporte transoceânico em navios de grandes dimensões
(navios mãe) com a distribuição em navios feeder.
Frequentemente os navios feeder são auto-descarregadores (self-discharging), e são equipados com gruas para poder servir portos menos desenvolvidos.
Os tamanhos mais comuns de porta contêineres são:
*
*
*
*
Porta veículos (Pure Car Carrier ou Roll-on/Roll-off ): Navio apropriado para o transporte de veículos (automóveis, ônibus, caminhões, tratores, etc.), possui grande altura e se utiliza de rampas na popa para o carregamento e o descarregamento.
Internamente possuem rampas e elevadores que interligam os diversos conveses.
*
*
O desenvolvimento dos primeiros navios porta-contentores despertou o interesse na procura de soluções alternativas para a movimentação de
cargas unitizadas, assim surgindo os navios roll-on/roll-off ou Ro-Ro destinados ao transporte de contentores em atrelados (trailers) e outros veículos sobre rodas.
*
*
Cargueiro (General Cargo Ship): Utilizado para o transporte de carga geral, possui abertura no convés onde diversos tipos de cargas podem ser estivadas ou acomodadas por içamento ou arriamento em seus porões também divididos em conveses de forma a atender diferentes tipos de carga (exceto carga congelada), podendo possuir guindastes próprios ou não.
*
*
São divididos em porões e decks, sendo normal que possuam 3 ou 4 decks com 3, 4 ou 5 porões, podendo ter, neste caso, entre 9 e 20 compartimentos independentes para acondicionamento de carga. São do tipo mais antigo, sem nenhuma especialização, que servem para transportar qualquer tipo de carga, exceto congelada.
A fim de diferenciá-los dos navios destinados ao transporte de mercadorias específicas, são também chamados de navios convencionais.
*
*
Multicarga (Mulltiprpose): Navio versátil, destinado ao transporte de carga com características de diversos outros tipos de navios como os convencionais, frigoríficos, Ro-Ro, porta-containers, podendo transportar as mais variadas cargas simultaneamente, como carga geral, carga
frigorífica, paletes, veículos em geral, contêineres, etc.
A grande maioria dos navios multicarga possuem sistemas de guindastes pois suas cargas podem necessitar de sistemas de carregamento e descarregamento que os portos podem não possuir.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando