Buscar

APOL 5 - Administração e Gestão / Modelos Contemporâneos de Gestão

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Administração e Gestão: Conceitos e Aplicações
(CESGRANRIO- CEFET/RJ- 2014) Segundo os princípios da administração estratégica, para executar uma análise do ambiente de forma eficiente e efetiva, o administrador deve entender bem a maneira como os ambientes organizacionais estão estruturados. 
Os componentes externos à organização, que têm amplo escopo e sobre os quais a organização não tem nenhum controle, compõem o denominado nível de ambiente. Identifique a alternativa correta:
Nota: 20.0
	
	A
	Geral
Você acertou!
A alternativa correta é Ambiente Geral. Sobral e Peci (2013) classificam o ambiente geral como ambiente externo contextual, que inclui os fatores fora dos limites da organização e que independem de sua ação, como fatores político-legais, econômicos, socioculturais, tecnológicos ou demográficos, e as condições desses fatores podem afetar a organização indiretamente.
	
	B
	Interno
	
	C
	Operacional
	
	D
	Institucional
Questão 2/5 - Administração e Gestão: Conceitos e Aplicações
(TRE-AM-2014) Em gerenciamento de projetos existe um termo técnico, em inglês, que de maneira ampla, compreende todos os envolvidos em um processo, que pode ser de caráter temporário (como um projeto) ou duradouro (como o negócio de uma empresa ou a missão de uma organização). Esse termo técnico, em inglês, é denominado de:
Nota: 20.0
	
	A
	Shareholder
	
	B
	Funcionários
	
	C
	Equipe
	
	D
	Stakeholder
Você acertou!	
Para Sobral e Peci (2013), stakeholders são grupos ou indivíduos externos ou internos da organização e afetados por ela, seja diretamente ou indiretamente, fazendo parte do ambiente operacional como fornecedores e clientes ou parte do ambiente interno da organização como empregados e acionistas, ou seja, são aqueles que são importantes ou influenciam o sucesso da organização.
Questão 3/5 - Administração e Gestão: Conceitos e Aplicações
Reunir todo o tipo de informação veiculada nos locais onde tem atuação e armazená-las em um banco de dados foi a estratégia de sucesso adotada pela Petróleo Ipiranga. Desde o final da década de 1990 a empresa tem direcionado esforços para levantar dados que possam ser úteis aos seus analistas. Não há restrição quanto à origem e à importância aparente das notícias coletadas. Até mesmo aquelas sem muita relevância, como uma nota publicada em um jornal do interior, relatando a abertura de um posto concorrente, não eram descartadas. Assim, acredita-se que:
 I- As ferramentas de controle da qualidade total utilizadas nos Postos Ipiranga, e acima mencionadas, levaram à uma estratégia organizacional adequada.
PORQUE
            II- Dessa forma, ao investir na ferramenta de monitoramento ambiental a empresa conseguiu detectar mais rapidamente os primeiros sinais de mudanças nos fatores que podem de alguma maneira influenciá-la.
Identifique, a seguir, a alternativa correta:
Nota: 20.0
	
	A
	Os itens I e II são verdadeiros, sendo o I a conseqüência do II.
	
	B
	Os itens I e II são falsos, pois a estratégia do caso acima mencionado é de eficiência e eficácia organizacional apenas.
	
	C
	O item I é Falso ao passo que apenas o item II é Verdadeiro.
Você acertou!
Apenas o item II está correto. Não há no texto nenhuma alusão às ferramentas da Qualidade Total. O caso Ipiranga ilustra um bom exemplo de monitoramento ambiental, conforme menciona Sobral e Peci (2013, p.124).
	
	D
	Os itens I e II são verdadeiros, sendo o II a conseqüência do I.
Questão 4/5 - Administração e Gestão: Conceitos e Aplicações
(ESFCEX/2013) Assinale a opção correta em relação à Gestão da Qualidade Total.
Nota: 20.0
	
	A
	Um sistema de indicadores de qualidade deve considerar apenas a mensuração da qualidade percebida.
	
	B
	O prêmio nacional da qualidade baseia-se em quesitos da qualidade da gestão e  desconsidera o desempenho global da organização
	
	C
	Gestão da qualidade total é a melhor maneira de se reter os melhores colaboradores.
	
	D
	A qualidade total possui dimensões que envolvem à segurança, a moral, a entrega, o custo e a qualidade do produto ou serviço.
Você acertou!
A alternativa correta é: a qualidade total possui dimensões que envolvem à segurança, a moral, a entrega, o custo e a qualidade do produto ou serviço, pois qualidade total é um sistema eficaz que integra o desenvolvimento da qualidade, a manutenção da qualidade e os esforços de melhoria da qualidade entre os diferentes setores da empresa, com o objetivo de criar produtos/serviços com o máximo de economia e a plena satisfação dos consumidores. Obviamente a satisfação do cliente não é resultado apenas e tão somente do grau de conformidade com as especificações técnicas mas também de fatores como prazo e pontualidade de entrega, condições de pagamento, atendimento pré e pós-venda, flexibilidade, etc.
Assim, um sistema de indicadores de qualidade não deve considerar apenas a mensuração da qualidade percebida. Ainda, o premio nacional da qualidade baseia-se em quesitos da qualidade da gestão, mas considerando o desempenho global da organização. A gestão da qualidade não tem a ver com políticas de retenção de colaboradores.
Questão 5/5 - Modelos Contemporâneos de Gestão
Governança Corporativa é o sistema pelo qual as organizações são dirigidas, monitoradas e incentivadas, envolvendo os relacionamentos entre proprietários, conselho de administração, diretoria e órgãos de controle. As boas práticas de governança corporativa possuem a finalidade básica de:
Nota: 20.0
	
	A
	preservar e otimizar o valor da organização, facilitando seu acesso ao capital e contribuindo para a sua longevidade.
Você acertou!
Para a organização a Governança Corporativa presença e otimiza o valor da mesma, facilita com isso o acesso ao capital e contribui principalmente com sua longevidade.
	
	B
	emitir um parecer sem ressalvas no tocante às práticas financeiras e contábeis da organização.
	
	C
	mapear os controles internos inerentes aos processos contábeis, identificando os riscos existentes.
	
	D
	revisar os procedimentos executados pela alta administração das empresas com emissão de parecer para os órgãos reguladores.
	
	E
	preparar a estrutura da organização para a implantação de um sistema de controles internos.

Continue navegando