Buscar

CONT. MET. PRAT. ENSINO CRECHES E ED. INFANTIL AVP

Prévia do material em texto

valiação Parcial: CEL0350_SM_201707093679 V.1 
	Aluno(a): MARCIA VIEIRA SANTOS OLIVEIRA
	Matrícula: 201707093679
	Acertos: 10,0 de 10,0
	Data: 05/10/2018 21:45:31 (Finalizada)
	
	
	1a Questão (Ref.:201707763557)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	De acordo com Arroyo (1994), "A infância não existe como categoria estática, como algo sempre igual. A infância é algo que está em permanente construção". Levando em consideração esta afirmativa, a infância da Idade Média apresenta características diferentes em relação à ideia de infância que temos hoje, pois na Idade Média TODAS as crianças eram:
		
	
	Consideradas os melhores amigos dos adultos.
	
	Consideradas a representação da alma.
	 
	Misturadas aos adultos ao completar sete anos.
	
	Percebidas como cidadãos, sujeito de direitos.
	
	Deixadas na ¿Roda dos expostos¿.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201707145828)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Uma criança é um ser humano no início do seu desenvolvimento. Complete a segunda coluna de acordo com a primeira.
1- Recém- nascido
2- Bebê
3- Criança
( ) entre 18 meses até 8 anos
( ) a partir do nascimento até um mês de idade
( ) entre o segundo e o décimo oitavo mês
		
	
	1 - 3 - 2
	
	1 - 2 - 3
	 
	3 - 1 - 2
	
	2 - 3 - 1
	
	3 - 2 - 1
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201707911028)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (1996) ao definir como finalidade da Educação Infantil ¿o desenvolvimento integral da criança até seis anos de idade¿, passou a considerá-la a:
		
	
	( ) Primeira etapa do Ensino Médio.
	 
	( ) Primeira etapa da Educação Básica.
	
	( ) Segunda etapa do Ensino Fundamental.
	
	( ) Segunda etapa da Educação Básica.
	
	( ) Primeira etapa do Ensino Fundamental.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201708183766)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	De acordo com o Art. 29. A educação infantil, primeira etapa da educação básica, tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança de até 5 (cinco) anos, em seus aspectos:
		
	
	intelectual e social.
	
	físico e intelectual complementando a ação da família e da comunidade.
	 
	físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade.
	
	físico, psicológico, intelectual e social, sem apoio da ação da família.
	
	emocionais e físicos.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201707194936)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Trabalhar com crianças de Creches e Pré-escolas significa ter uma concepção integrada de desenvolvimento e Educação Infantil que dê a mesma importância às ações de cuidado e educação. O educador cuida e educa uma criança quando:
		
	
	Reconhece que a criança,somente aprende pela brincadeira, portanto deve planejar apenas as brincadeiras adequadas a faixa etária da criança.
	
	Reconhece que a criança não é capaz de atuar ativamente nos seus processos de desenvolvimento e aprendizagem;
	
	Promove diariamente registros nas diferentes linguagens e avalia através de exercícios se ela pode ou não ser promovida a fase seguinte;
	
	Acredita, mas somente com muitos exercícios que ela pode aprender sobre algumas coisas importantes ao seu desenvolvimento;
	 
	Reconhece que é pela interação com os adultos, com outras crianças e com o meio que elas ampliam suas experiencias e se desenvolvem globalmente;
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
	6a Questão (Ref.:201707149572)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	O PARECER de 9/12/2009 recomenda a respeito do cuidar e educar: Ao lermos o documento é possível perceber que um dos grandes pilares da educação é, sem dúvida, a habilidade emocional. Não é possível desenvolver a habilidade cognitiva e a social sem que a emoção seja trabalhada. Trabalhar a emoção requer paciência e garantia que as crianças possam viver seus processos de Individuação, ao mesmo tempo em que se constituem a partir de contextos sociais. As afirmativas apresentadas nas opções interpretam o Parecer citado em relação às responsabilidades do professor de crianças com relação a mediar processos que:
		
	
	construam limites seguros colocando as crianças para pensar individualmente sempre que desrespeitarem uma regra imposta pelo professor.
	 
	construam sentidos pessoais e significados coletivos à medida que vão se constituindo como sujeitos e se apropriando de um modo singular de formas culturais de agir, sentir e pensar.
	
	limitem a ampliação dos movimentos em prol da segurança e da saúde das crianças, mesmo que atrapalhe o desenvolvimento social e motor.
	
	estimulem a expressão de qualquer sentimento como forma de expressão, mesmo quando possa causar desconforto a uma outra criança do grupo ou ao próprio educador.
	
	respeitem e incentivem às características egocêntricas das crianças como comportamentos legítimos, pois correspondem a um período do desenvolvimento que depois passará.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
	7a Questão (Ref.:201707276854)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	A identidade profissional de quem trabalha com educação infantil no Brasil ainda está em definição. É um lugar de construção de maneiras de ser e de estar na profissão. A maioria desses profissionais atribuem esse papel a características inatas. Na busca de desvendar identidades de professoras de creches, Monteiro (2011) organizou alguns depoimentos de trabalhadoras dessa área. Abaixo encontram-se alguns deles. MARQUE COM UM X A OPÇÃO QUE NÃO REPRESENTA A IDEIA INATISTA.
		
	
	Primeiramente, você tem que amar muito as crianças, não adianta você ir trabalhar só pelo dinheiro. O mais importante é você saber que o seu trabalho esta indo à frente. As crianças quando aprendem, falam com licença.
	
	Tem que ter dom para trabalhar com a criança. Ela tem que ser paciente, tem que ter disposição para este trabalho.
	 
	Posso chegar a ensinar a escrever, a ler, para que no dia de amanhã ela [a criança] me veja e fale: 'Foi essa quem me ensinou. Essa foi a minha professora.' Porque eu ainda não estou satisfeita. Eu queria ficar é na série com a criança. Porque quando você esta com uma turma só, o seu serviço, o seu trabalho aparece.
	
	Tem que, primeiro ser verdadeira consigo mesma. Tem que ter certeza do que esta fazendo. Tem que ter iniciativa e criatividade. Então quer dizer, tem que gostar mesmo. É uma coisa de dentro.
	
	Você tem que fazer um trabalho gostando do que vai fazer. Todo trabalho, se você não está gostando do serviço, não sai bom não.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
	8a Questão (Ref.:201707191682)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Um dos recursos pedagógicos de grande utilidade na creche são os jogos recreativos. Cabe ao professor selecionar e experimentar o material que prepara para trabalhar com a criança, de dois a três anos para produzir os desejos de jogar, recreando-se. Para tanto, o professor precisa de:
		
	
	estar atento para que o material oferecido não se perca e nem se deteriore, e ainda, que a criança não se disperse e nem se suje;
	 
	planejar cada atividade, definir seus objetivos, o material e ainda refletir sobre o comportamento esperado da criança;
	
	premiar a criança que apresenta melhor desempenho nas atividades propostas;
	
	separar a criança que não quiser participar das atividade com as outras crianças.
	
	ser passivo, não participando da atividade das crianças, fornecendo somente o material para o jogo, dando-lhes as regras;
	
	
	
	9a Questão (Ref.:201708104491)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Fernanda é diretora de uma escola de educação infantil e numa reunião de professores coloca que: Brincadeira é uma linguagem infantil, é uma imitação transformada, no plano das emoções e idéias, de uma realidade anteriormente vivenciada. Ao mencionar essa afirmativa está dizendo que o auxiliar e o professor devem:permitir a brincadeira, mas não como uma atividade espontânea e imaginativa.
	
	dirigir a brincadeira, sempre visando a aquisição, pela criança, de um novo conceito.
	
	apenas observar a brincadeira, sem criar as condições para que ela se realize.
	 
	oferecer material adequado e espaço estruturado, organizando situações para que as brincadeiras ocorram de maneira diversificada.
	
	não estabelecer o tempo para brincar e nem o espaço de brincar.
	
	
	
	10a Questão (Ref.:201707145874)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	O brincar é crucial para o desenvolvimento cognitivo, pois na brincadeira a criança pode dar novos sentidos ao objeto e não com o significado do objeto em si. Com relação a esse comportamento está CORRETO afirmar que:
		
	 
	o jogo de regras possui regras explicitas e o imaginário implícito.
	
	deve ser planejado o dia do brinquedo e apenas nesse dia as crianças devem ter momentos de brincadeira.
	
	a imaginação não deve ser incentivada para a criança fugir do padrão de comportamento.
	
	é indicado oferecer brincadeiras no parque apenas quando as crianças estiverem realizado as atividades planejadas pelo educador.
	
	as atividades lúdicas devem ser sempre dirigidas.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
1a Questão (Ref.:201707145849)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Hoje nossa sociedade depende e sabe que depende do sucesso de seu sistema educacional. Ela possui um sistema de educação que também é voltado para a infância e muitas ciências ocupam-se de assuntos específicos da infância. Porém, na sociedade medieval não havia nenhum sistema educacional que representasse uma educação voltada para a infância, pois a criança:
		
	 
	assim que era desmamada, tornava-se a companheira natural do adulto.
	
	ao nascer não recebia nenhum tipo de cuidados e deveria se virar da melhor forma que conseguisse.
	
	demonstrava que precisava ir para a escola porque tinha conhecimentos e estrutura de personalidade no mesmo nível de maturidade que os adultos.
	
	quando nascia era entregue a própria sorte e colocada na roda dos expostos.
	
	após os sete anos de idade ia para reformatórios receber uma educação marcada por muitos castigos físicos.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201708174117)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Predominava, até o século XVII, a ideia de que as crianças eram:
		
	
	Nenhuma das alternativas acima.
	
	Seres Maléficos.
	
	Seres perfeitos
	
	Seres intocáveis e protegidos por Lei.
	 
	Seres Incompletos.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201707680936)
	Acerto: 0,0  / 1,0
	Marque a alternativa correta. Consta no artigo nº 03 do Estatuto da Criança e do Adolescente que a criança e o adolescente gozam de todos os direitos fundamentais inerentes à pessoa humana, sem prejuízo da proteção integral de que trata esta Lei, assegurando-se-lhes, por lei ou por outros meios, todas as oportunidades e facilidades, a fim de lhes facultar o desenvolvimento:
		
	
	profissional, ético e civil, em condições de igualdade.
	
	emocional, afetivo, técnico e social, em condições de fraternidade e de dignidade.
	 
	físico, mental, moral, espiritual e social, em condições de liberdade e de dignidade.
	
	físico, profissional, estético, ético e cultural, em condições de liberdade, solidariedade e de igualdade.
	 
	profissional, intelectual, moral, cultural e social, em condições de igualdade, com muita qualidade e liberdade.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201708307342)
	Acerto: 0,0  / 1,0
	A Educação Infantil, primeira etapa da Educação Básica, constitui direito da criança de:
		
	 
	e) zero a seis anos.
	 
	a) zero a cinco anos e onze meses.
	
	d)zero a seis anos e onze meses.
	
	c) zero a três anos e onze meses.
	
	b) zero a quatro anos e onze meses.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201707964798)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Quando falamos sobre o cuidar e o educar na educação infantil, voltada para crianças de 0-5 anos, podemos afirmar que:
I- É fundamental os cuidados com o corpo, envolvendo a higiene, o sono e a alimentação como parte fundamental do processo educativo das crianças.
II- Valorização da educação das emoções e do afeto como parte tão importante quanto a construção de conhecimentos.
III- Necessário a construção com a criança de uma relação de confiança, fazendo com que a criança sinta-se segura oferecendo acolhimento e suavidade.
IV- Reconhecer a importância de um planejamento bem diversificado onde as crianças possam se sentir totalmente livres e sem limites para que seu desenvolvimento seja pleno.
 
Está correta a questão:
		
	
	I-II-IV
	
	I-II
	
	II-III-IV
	 
	I-II-III
	
	I-III
	
	
	
	6a Questão (Ref.:201707964549)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	João ingressou na creche com 9 meses de idade. Num determinado momento da permanência de João na creche será inevitável o seu remanejamento, ou seja, a sua mudança de uma turma para outra, devido a sua idade e também por causa da demanda por vagas. Este remanejamento, segundo os Referenciais Curriculares Nacionais, precisa ser gradativo, pois as crianças pequenas:
		
	 
	constroem vínculo afetivo com o adulto de referência, a base sobre a qual vão se sentir seguras para explorar o ambiente e se relacionar com novas pessoas.
	
	não precisam de tempo para se acostumarem com situações, locais e pessoas novas, porque têm pouca capacidade de percepção e entendimento.
	
	nenhuma tem dificuldade para se locomover, uma vez que crianças da creche andam com agilidade, engatinham, e não precisam de auxílio, ou mesmo de colo.
	
	não gostam de novidades e só se sentem bem em ambientes já conhecidos e em atividades repetitivas, não importando o adulto que as acompanhem.
	
	não se assustam com maior facilidade com a mudança de ambiente, professora e cuidadores.
	
	
	
	7a Questão (Ref.:201708173874)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	De acordo com Piaget o desenvolvimento cognitivo compreende estágios ou períodos, que se desenvolvem a partir das estruturas cognitivas construídas em estágios anteriores. Aponte a alternativa correta:
		
	
	zona de desenvolvimento proximal, e Zona de Desenvolvimento Real.
	
	fala social, fala egocêntrica, fala interior.
	
	interações sociais, esquema de ação, pré-operatório, operatório abstrato.
	
	sensório-motor, assimilação e acomodação.
	 
	sensório-motor, pré-operatório, operações concretas, operatório-formal.
	
	
	
	8a Questão (Ref.:201707276839)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Geralmente, ao ouvir "NÃOs" as crianças manifestam irritabilidades ou choros, saber lidar bem com essas situações é muito importante. Facilita bastante o fato de um adulto saber lidar de forma equilibrada com seus próprios sentimentos. Pensando no perfil de um bom educador de creches podemos AFIRMAR sobre esse aspecto que:
		
	 
	a busca pelo equilíbrio emocional facilitará o oferecimento de uma sólida base de afeto.
	
	deixar a criança pensar isoladamente é uma atitude de reflexão, resultado da busca por melhores estratégias de construção de limites.
	
	nesses momentos o educador deve fazer o que achar melhor, pois não há muitos estudos a esse respeito.
	
	atividades variadas e materiais diversificados, bem como a quantidade de crianças por adulto, são aspectos que não interferem no equilíbrio emocional do professor.
	
	o educador jamais deverá perder seu lugar de figura de autoridade e para isso deve evitar brincar e valorizar as interações entre as crianças para que não seja desrespeitado.
	
	
	
	9a Questão (Ref.:201708011405)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Adaptada FUNDEP) Para que a criança seja capaz de brincar, de acordo com o Referencial Curricular Nacional de Educação Infantil - RCNEI, é de fundamental importância quehaja diversidade nas experiências oferecidas a ela por meio das instituições, sejam elas voltadas às brincadeiras, sejam às aprendizagens que ocorrem por meio de uma intervenção direta. Leia as informações sobre o brincar:
I. Ao brincar, as crianças recriam os acontecimentos que lhes deram origem, sabendo que estão brincando.
II. no ato de brincar, os sinais, os gestos, os objetos e os espaços têm diferentes significados daquilo que aparentam ser.
III. brincar contribui para a interiorização de valores sociais.
IV. brincar consiste em atribuir novos significados a elementos da realidade.
V. a brincadeira é uma ação que ocorre no plano da imaginação; logo, pode-se afirmar que aquele que brinca tem o domínio da linguagem simbólica.
Estão corretas:
		
	
	Apenas três das afirmações.
	 
	Todas as afirmações.
	
	Apenas quatro das afirmações
	
	Apenas uma das afirmações.
	
	Apenas duas das afirmações.
	
	
	
	10a Questão (Ref.:201707145874)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	O brincar é crucial para o desenvolvimento cognitivo, pois na brincadeira a criança pode dar novos sentidos ao objeto e não com o significado do objeto em si. Com relação a esse comportamento está CORRETO afirmar que:
		
	
	a imaginação não deve ser incentivada para a criança fugir do padrão de comportamento.
	
	as atividades lúdicas devem ser sempre dirigidas.
	
	é indicado oferecer brincadeiras no parque apenas quando as crianças estiverem realizado as atividades planejadas pelo educador.
	
	deve ser planejado o dia do brinquedo e apenas nesse dia as crianças devem ter momentos de brincadeira.
	 
	o jogo de regras possui regras explicitas e o imaginário implícito.

Continue navegando