Buscar

lisbela e o prisoneiro

Prévia do material em texto

A lisbela e o prisoneiro 
 
 A história, em sua maioria, se passa em uma prisão no interior de Pernambuco, na qual Leléu está preso por desonrar uma jovem moça. Ele é um conquistador muito esperto e consegue escapar da prisão mais uma vez. Tenente Guedes fica atordoado com a rebeldia de Leléu e mais ainda porque em poucos dias sua querida filha Lisbela se casará com Dr. Noêmio. Após Leléu ser recapturado, Lisbela vai até a cadeia falar com seu pai, que está conversando com alguns prisioneiros, inclusive Leléu. A partir de uma troca de olhares entre ambos, foi amor a primeira vista.
 O casamento de Dr. Noêmio e a filha do Tenente Guedes está prestes a acontecer, mas Lisbela alimenta um forte sentimento pelo prisioneiro. Ela pede ao pai que deixe o livre, no entanto, ele nega. Leléu, completamente apaixonado por ela, como nunca esteve por alguém antes, começa a elaborar um novo plano de fuga para poder estar com Lisbela.
 Um dia, quando menos se espera, Frederico Evandro, irmão de Inaura, uma das moças nas quais Leléu desonrou ao ter relações, aparece na prisão ameaçando o prisioneiro de morte. Sabendo disso, Lisbela pede para seu pai garantir a segurança de seu amado mudando o de cadeia, porém o Tenente rejeita. Com a ameça de morte, Leléu intensifica seu plano de fuga e, assim, tem a ideia de pedir uma corda para Lisbela. A pedido de Leléu, Lisbela vai até o pai e diz que Leléu precisa da corda para praticar acrobacias para quando voltar para o circo no qual trabalhava, estar preparado. Então sem suspeitar da filha, ele entrega a corda na cela.
 O cabo destacamento, Heliodoro, vai criando uma certa amizade com Leléu ao passar dos dias. Assim o cabo revela um segredo: é casado, mas trai a esposa e faria de tudo para casar com a amante, só que a mãe dela só aceita o casamento se for realizado por um frade. Então, Leléu promete arranjar um frade para casar Heliodoro com a amante, por três mil cruzeiros e a visita de Lisbela em horários que o Tenente e os soldados não estejam lá. O cabo aceita, então Leléu pede para que Lapiau, seu amigo do circo, se vista de frade para realizar o casamento de Heliodoro.
 No dia do casamento entre Dr.Noêmio e Lisbela, ela se veste de homem e desaparece da festa para se encontrar com Leléu. Desesperado, Noêmio sai a procura de sua recém-esposa e se depara com o Tenente Guedes atrás dos presos Paraíba, Testa-Seca e Leléu. Algum tempo depois, Lisbela aparece implorando ao pai que deixe a fugir com o prisioneiro, porque é feliz com ele. Em seguida dois dos fugitivos são capturados, mas nada de Leléu. Porém, para surpresa de todos, Leléu se entrega pois diz que não pode viver sem seu grande amor. Só que mais uma surpresa aparece, dessa vez é Frederico, o matador, que chega ao local para cumprir a promessa de matar Leléu.
 De repente, Lisbela sai correndo pela prisão, sem falar nada. Frederico, o matador, aponta a arma para Leléue todos ouvem o barulho do tiro. Na verdade, é Frederico quem morreu, Lisbela pegou uma arma na qual tinha uma bala de festim quando saiu correndo, e quando atirou em Frederico ele morreu de susto. O Tenente Guedes fica perplexo e com medo de Lisbela ser presa por ter causado a morte de Frederico Evandro, acaba deixando sua filha fugir com Leléu e viverem "felizes para sempre.

Continue navegando