Buscar

Avaliação Final (Discursiva) Individual e sem Consulta

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Avaliação Final (Discursiva) - Individual e sem Consulta 
Metodologia do Trabalho Acadêmico 
QUESTÃO:  4. O Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) é um importante facilitador do processo de Educação a Distância. Ele reúne, de maneira lógica e dinâmica, todas as potencialidades e ferramentas de ensino-aprendizagem. Levando em consideração as características da importância deste ambiente, escreva uma redação, tendo como tema: AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM (AVA), SEUS RECURSOS E SUAS POSSIBILIDADES:
RESPOSTA ESPERADA:
O acadêmico deverá abordar alguns dos seguintes itens:
- Recursos do Ambiente Virtual de Aprendizagem.
- Dinâmica da ferramenta virtual de aprendizagem.
- Partes do AVA e suas características.
- Importância do Ambiente Virtual de Aprendizagem no processo pedagógico do Ensino a Distância.
- Ferramentas de interação com acadêmicos, professores e administração.
- Integração com os conteúdos das disciplinas.
QUESTÃO: 7. A história da Educação a Distância é apresentada em três gerações, iniciando com os cursos por correspondência, seguindo com as novas mídias até a terceira geração, do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Desse modo, descreva as três fases da história da Educação a Distância.
RESPOSTA ESPERADA:
- Primeira geração: cursos por correspondência, uso de materiais impressos, melhoria dos materiais de impressão, desenvolvimento dos meios de transporte. Oportuniza para que o estudante faça a sua própria história e caminhada.
- Segunda geração: desenvolvimento de novas mídias, televisão, rádio e telefone; desenvolvimento do lema: tecnologia a serviço da educação. Tem influência da criação das primerias universidades abertas. Em 1990, Estado e iniciativa privada passaram a se interessar pela EAD.
- Terceira geração: uso do ambiente virtual de aprendizagem, ascensão da informática e da internet; avanço das telecomunicações a partir da década de 90. As geração não excluem as anteiores, e sim se somam no processo educacional.
QUESTÃO: 8. Para estudar na modalidade de Ensino a Distância, é necessário ter responsabilidade, perseverança, aproveitar e planejar bem o tempo individual. Além disso, deve-se estabelecer metas diárias de estudo, interagindo com o Professor-Tutor Interno e Externo, com seus colegas e com os materiais de estudo no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Levando em consideração este assunto, escreva uma redação com o tema: A IMPORTÂNCIA DE GERENCIAR O TEMPO DE ESTUDO NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA.
RESPOSTA ESPERADA: O acadêmico deve contemplar os aspectos a seguir:
- O estudante deve organizar seu tempo de modo que tenha espaço para os estudos, para a família, assim como para atividades religiosas e profissionais. Desta forma, privilegia a qualidade das informações e não a quantidade.
- É fundamental ao estudar diariamente não confundir longas horas de estudo com produtividade, ou seja, é possível estudar melhor diariamente economizando tempo, se o estudo tiver objetividade, organização e concentração.
- Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o estudo a distância pode tomar mais tempo do que cursos presenciais, pois, para dar conta dos materiais e conteúdo, é preciso ter um tempo diário de estudo, leituras e exercícios.
- O acadêmico deve criar hábitos de estudos diários e treinar a concentração. Deve interagir com seus colegas e seu Professor-Tutor Interno e Externo.
- O acadêmico deve constantemente interagir com os materiais disponibilizados no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e na Trilha de Aprendizagem: fórum, enquete, fique ligado, material de apoio, objeto de aprendizagem e DVD da disciplina.
QUESTÃO: 9. Todas as leituras que você puder realizar vão ajudá-lo em seu curso. Em qualquer momento da aprendizagem, a leitura é o instrumento de maior importância na aquisição de conhecimento. Ela traz informações novas, instiga a imaginação e potencializa a capacidade de comunicação, podendo ser aprimorada através do uso de técnicas. Levando em consideração este assunto, escreva uma redação com o tema: CARACTERÍSTICAS DASTÉCNICAS DE LEITURA.
RESPOSTA ESPERADA:
O acadêmico deve contemplar os aspectos a seguir:
- A leitura desenvolve a habilidade de resumir e elaborar mapas conceituais.
- É importante fazer inicialmente a leitura de contato, observando a estrutura geral do texto.
- A leitura mais detalhada pode ter o objetivo de aprofundar o conteúdo quando você já tem algum conhecimento a respeito.
- Consultar o dicionário quando encontrar palavras desconhecidas.
- Descobrir as ideias gerais do texto ajudará a compreender o conteúdo com mais segurança.
- Esquemas e resumos podem ajudar na estratégia de estudo e compreensão dos temas.
QUESTÃO: 10. Na hora de fazer o seu paper, é de suma importância uma pesquisa bibliográfica para obter informações sobre o tema de interesse e assim fundamentar o texto escrito. Sem essas fontes diversas não é possível tornar científico o seu trabalho, nem mesmo construir conhecimento e reflexão. Assim, descreva duas características de uma pesquisa bibliográfica e suas fontes diversificadas.
RESPOSTA ESPERADA:
- A consulta bibliográfica é a busca de livros e artigos científicos para a sustentação das ideias do trabalho.
- A consulta bibliográfica pode ser originada de artigos, livros, mídias eletrônicas e sites.
- Serve para aprofundar a leitura, melhorar a argumentação e reflexão sobre o tema pesquisado.
- A biblioteca e a internet são os locais que concentram as fontes de informação, onde o acadêmico pode pesquisar, selecionar e classificar os autores e conteúdos da pesquisa.
- Tanto para a biblioteca quanto para as fontes virtuais, é necessária dedicação e orientação para o melhor aproveitamento da pesquisa do acadêmico.

Outros materiais