Buscar

Glossário para estudar Português

Prévia do material em texto

Glossário para estudar Português
Para os iniciantes no estudo da Língua Portuguesa com foco nos concursos públicos, é comum haver dificuldade em lembrar alguns termos necessário ao entendimento dos conteúdos. Pensando nisso, segue uma pequena lista de palavras necessárias para o estudo bem-realizado da Língua Portuguesa. Por favor, meu aluno, carregue este glossário consigo sempre. Desse modo conseguirá ter clareza enquanto estuda o conteúdo.
Comece pela boa e velha divisão de análise: FONÉTICA, MORFOLOGIA, SINTAXE e SEMÂNTICA. Construa a boa base da MORFOLOGIA, sem ela, é impossível entender os demais conteúdo. Dentro desse segmento, destaco uma atenção especial para o reconhecimento e o emprego das classes de palavras, principalmente o emprego de PRONOMES, PREPOSIÇÕES, CONJUNÇÕES, VERBOS E ADVÉRBIOS. Quem faz prova da banca CESPE já sabe do que eu estou falando. Sempre, SEMPRE há alguma questão sugerindo a troca de um “que” por um “cujo”, ou a preposição “a” pela preposição “de” etc. O aluno que “manja” de MORFOLOGIA sempre se sai bem em provas de concurso.
         Não se pode esquecer, posteriormente da maravilhosa SINTAXE. Reconhecer a função dos termos dentro da sentença é imprescindível para bem compreender a estruturação do texto bem como os sentidos por ele trazidos. Em poucas palavras, saiba identificar as categorias de SUJEITO, PREDICADO, APOSTO e ADJUNTOS ADVERBIAIS. Desse modo, é possível resolver, além das questões de análise sintática, também as de pontuação, uma vez que existem regras específicas para a colocação dos termos citados anteriormente na sentença.
 LÍNGUA PORTUGUESA: é nossa maravilhosa língua. No sentido lato, quando se fala “estamos estudando Língua Portuguesa” quer dizer que estamos investigando algum aspecto dentro do sistema linguístico em questão. 
 GRAMÁTICA: é o conjunto de regras que utilizamos para estudar o uso que se faz de determinada língua.
 FONÉTICA e FONOLOGIA: é o segmento da GRAMÁTICA que estuda a produção e articulação dos sons da língua. Nessa área você ouvirá termos como “consoante surda”, “consoante sonora”, “fricativa” etc. Exige muito do estudante, mas é um segmento apaixonante de se estudar.
 MORFOLOGIA: é o segmento da GRAMÁTICA que investiga o aspecto formal, ou seja, como uma palavra é formada: sua estruturação e classificação. Aqui você tem contato com os processos de formação (prefixação, sufixação etc.) além das 10 classes de palavras. Apenas para relembrar, elas são:
 Artigo;
 Adjetivo;
 Advérbio;
 Conjunção;
 Interjeição;
 Numeral;
 Preposição;
 Pronome;
 Substantivo;
 Verbo.
 SINTAXE: é o segmento da GRAMÁTICA que investiga a relação entre as palavras em um período, ou seja, a preocupação aqui é com a FUNÇÃO que os termos exercem entre si. Nesse segmento é comum ouvir termos como SUJEITO, PREDICADO, AJUNTO ADVERBIAL, OBJETO DIRETO, OBJETO INDIRETO
 SEMÂNTICA: é o segmento da GRAMÁTICA que investiga as relações de sentido que as palavras exercem em determinados contextos. Termos como CONOTAÇÃO, DENOTAÇÃO, SINÔNIMOS, ANTÔNIMOS e PARÔNIMOS.

Continue navegando