Buscar

AVALIAÇÃO DISCURSIVA 2

Prévia do material em texto

AVALIAÇÃO DISCURSIVA 2 
 
1. A Inclusão e as Questões de Gênero e Sexualidade 
- Após ter lido a reportagem Educação sexual: precisamos falar sobre 
Romeo.
 
Disponibilizada no Mosaico Interativo 
https ://novaes cola.o rg. br/co nt e udo/80/educacao -sexual -precisamos -
falar-sobre -romeo 
- Ter Assistido ao Debate: Educação e Diversidade Sexual na Escola
ht t ps ://www.yo ut ube .com/wa t ch? v=w -2mW pKAI Jk 
-Construa um parágrafo argumentativo defendendo o papel da Escola 
contra a prática da homofobia . Seu texto deverá ter entre 12 e 15 linhas.
RESPOSTA:
Creio que a sexualidade e gênero devem ser trabalhados em sala de aula a partir do 5° A no ou entre 10 a 12 anos; pois as crianças estão cada vez mais rápidas e com a sexualidade mais aflorada; trabalhando assim, todos os temas envolvendo o corpo e a mente , não deixando espaço para a homofobia, pois nenhuma pessoa nasce com o conceito pronto de homofobia, este conceito é criado e modificado entre a passagem de criança para adolescência, intensificando-se na vida adulta . A escola deve estar em sintonia com a comunidade em qual ela está inserida, pois primeiramente deve –se conhecer seus alunos para identificar qual a melhor abordagem para trabalhar este assunto dentro da escola. O professor deve ter domínio do assunto abordado para não ser pego de surpresa em relação a algumas questões que podem ser levantadas em debate pelos alunos. Em caso de agressão verbal (a vítima homossexual ou até mesmo uma pessoa heterossexual, pois em alguns casos, a vítima da perseguição não é homo afetivo , mas sim relacionada a alguém que seja) , o professor deve intervir no ato, para que não evolua para uma agressão física. Em alguns casos, é recomendado não chamar apenas à atenção do agressor, mas sim ouvir os dois lados e levantar um debate para a turma, para que todos estejam integrado no assunto.
 
De fato, a homofobia nas escolas coloca em perigo a estabilidade de estudantes homossexuais já que homossexuais, já que, na maioria das vezes, o assédio sofrido por eles deixa de ser verbal e evolui para a agressão. Em alguns casos, a vítima da perseguição não é homo afetiva, mas sim relacionada a alguém seja, como em 2015, quando um jovem de 14 anos faleceu depois de ser espancado por ter pais do mesmo sexo. 
Relacionado à segurança de alunos homossexuais está o efeito que os ataques a eles direcionados têm sobre a saúde dessas crianças e adolescentes. O assédio físico pode ter inúmeras consequências permanentes sobre a vítima e, em casos extremos pode causa à morte. 
A agressão verbal é igualmente perigosa, visto que, muitas vezes, devido às palavras ofensivas que são dirigidas a eles, alguns jovens em estado de depressão e outros chegam a cometer suicídio. 
Dessa forma, para combater a modernidade líquida citada inicialmente, a fim de conter a discriminação por orientação sexual, é necessário que o MEC invista em palestras que eduquem com relação ao homossexualismo, pois de acordo com Immanuel Kant " O ser humano é aquilo que a educação faz dele ", por isso o ensino deve ser a base do combate à homofobia nas escolas. 
Aristóteles dizia que a justiça é a base da sociedade, à em vista disso é preciso que o Ministério das Cidades desenvolva projetos de leis que protejam as vítimas de homofobia nas escolas e no país como um todo.

Continue navegando