Buscar

LEGISLAÇÃO TRABALHISTA E PREVIDENCIÁRIA004

Prévia do material em texto

LEGISLAÇÃO TRABALHISTA E PREVIDENCIÁRIA 
	201701190011
	 
	
	 1a Questão
	
	
	
	
	Quais as duas principais obrigações do empregado e empregador previsto no contrato de trabalho?
		
	 
	para o empregado é o trabalhar para o empregador é pagar o salário do empregado;
	
	para o empregado comunicar a greve branca que pretende realizar com o prazo de 48 horas e o empregador não conceder o pedido da greve branca.
	
	para o empregado é pedir o aumento do salário no mês compatível ao reajuste salarial e do empregador dividir o reajuste devido a crise econômica.
	
	para o empregado é avisar quando vai ausentar do serviço e do empregador é o não pagamento do salário pelo dia de ausência.
	
	para o empregado quando possível utilizar o computador para uso próprio e o empregador dá advertência verbal.
	
Explicação:
Os direitos do trabalhador se relacionam com a contraprestação dos serviços prestados, sendo cada contrato de trabalho ajustado de uma maneira previamente acordada entre o empregado e o empregador, tendo por base as leis trabalhistas o acordo coletivo e trabalho e a convenção coletiva de trabalho de cada categoria, logo não é salutar explicar de uma forma detalhada todos os direitos do empregado .
Obrigações do empregador - A obrigação de pagar salário.
 
 
	
	 
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	Quanto à relação de emprego e às relações de trabalho, é INCORRETO afirmar:
		
	
	Trabalho eventual é aquele prestado ocasionalmente, para realização de determinado evento, em que o trabalhador, em regra, desenvolve atividades não coincidentes com os fins normais da empresa contratante, não se fixando a uma fonte de trabalho.
	
	Trabalho autônomo é aquele em que o trabalhador exerce as suas atividades por conta e risco próprios, sem subordinação com o seu contratante.
	
	Trabalho temporário é aquele prestado por pessoa física a uma empresa, por prazo curto, para atender à necessidade transitória de substituição de seu pessoal regular e permanente ou o acréscimo extraordinário de serviços, com intermediação de empresa de trabalho temporário.
	 
	Relação de emprego é aquela em que pessoa jurídica presta serviços de natureza eventual e de forma pessoal a empregador, sob a dependência e subordinação deste, mediante salário.
	
	O trabalhador avulso é aquele que presta serviços a inúmeras empresas, agrupado a entidade de classe, por intermédio desta e sem vínculo empregatício.
	
Explicação:
Gabarito;E
Explicação: A relação de emprego, ou o vínculo empregatício, é um fato jurídico que se configura quando alguém (empregado ou empregada) presta serviço a uma outra pessoa, física ou jurídica (empregador ou empregadora), de forma subordinada, pessoal, não-eventual e onerosa.
O conceito de relação de trabalho é tão amplo, abrangendo todo contrato de atividade, que o fundamento da sua conceituação é a pessoa do trabalhador, qualquer que seja a modalidade do serviço prestado. ... O trabalhador autônomo, ao contrário do empregado, assume o risco da atividade profissional que exerce.
	
	 
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	Na forma da CLT, considera-se EMPREGADO:
		
	
	O trabalhador que presta serviços onerosos e eventuais a uma mesma pessoa física ou jurídica.
	
	A pessoa física que, atuando com liberdade e autonomia, assume a execução de serviços ligados à segurança noturna de determinadas empresas.
	
	O pequeno empreiteiro, assim considerado o operário ou artífice, que conta com o auxílio de poucos trabalhadores para a execução do contrato.
	 
	Toda pessoa física que se obriga, com habitualidade e onerosidade, a cumprir pessoalmente as ordens que lhe forem repassadas pelo contratante.
	
	A pessoa jurídica que se obriga a fornecer mão-de-obra especializada ao tomador dos serviços.
	
Explicação:
Gabarito: Item C.
Explicação:  Conceito de empregado - é toda pessoa física que prestar serviços de natureza não eventual a empregador, sob dependência deste e mediante salário.
	
	 
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	O que o empregador não poderá aplicar como pena?
		
	
	Advertência
	
	Demissão
	
	Suspensão
	 
	Repreensão
	 
	Pecúnia
	
Explicação:
Gabarito: Item A.
Explicação: Ter uma obrigação pecuniária, significa ter uma obrigação de entregar dinheiro.
	
	 
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	O poder disciplinar do empregador se traduz:
		
	
	na possibilidade do empregador aplicar sanções por descumprimento de obrigações previstas apenas no contrato de trabalho, bem como por descumprimento de obrigações legais, estas quando houver permissão expressa em convenção ou acordo coletivo.
	
	na prerrogativa que o empregador tem de fiscalizar a prestação do trabalho pelo empregado.
	
	na prerrogativa que o empregador tem de fixar regras gerais, atinentes a prestação dos serviços pelo empregado.
	
	na possibilidade do empregador aplicar sanções por descumprimento de obrigações previstas apenas no contrato de trabalho, pois as sanções decorrentes de obrigações legais só podem ser aplicadas pelo Poder Judiciário.
	 
	na possibilidade do empregador aplicar sanções por descumprimento de obrigações legais e contratuais, atinentes a prestação de serviços pelo empregado.
	
Explicação:
Gabarito: Item C.
Explicação: O poder de direção do empregador é a autonomia que o empregador tem de controlar as atividades realizadas pelo empregado.
	
	 
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	Nos termos do artigo 1º, da Lei nº 9.608/1998, é a atividade não remunerada, prestada por pessoa física à entidade pública de qualquer natureza, ou à instituição privada de fins não lucrativos, que tenha objetivos cívicos, culturais, educacionais, científicos, recreativos ou de assistência social, inclusive mutualidade. Qual o requisito faltante. Assinale a alternativa correta
		
	
	Pessoalidade
	 
	Onerosidade
	
	Subordinação jurídica
	 
	Nenhuma das alternativas anteriores
	
	Habitualidade
	
	 
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	O trabalhador que assume, ele mesmo, o risco do exercício de uma atividade econômica é:
		
	
	Empregado.
	
	Doméstico.
	
	Eventual.
	
	Avulso.
	 
	Autônomo.
	
Explicação:
Gabarito: Item A.
Explicação: Conceito de Trabalhador Autônomo - O Vocabulário Jurídico de Plácido e Silva designa autônomo: ¿palavra que serve de qualificativo a tudo o que possui autonomia ou independência, isto é, de tudo quanto possa funcionar ou manter-se independentemente de outro fato ou ato¿.
Desta forma, AUTÔNOMO é todo aquele que exerce sua atividade profissional sem vínculo empregatício, por conta própria e com assunção de seus próprios riscos. A prestação de serviços é de forma eventual e não habitual.
Exemplo: um contabilista, que mantém escritório próprio, e atende a diversos clientes.
	
	 
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	São características do empregado, exceto:
		
	 
	gratuidade
	
	pessoalidade
	
	onerosidade
	 
	não eventualidade
	
	subordinação

Continue navegando