Buscar

PIM II PRESSCEL TELECOMUNICAÇOES ( Corrigido )

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE PAULISTA
 PROJETO INTEGRADO MULTIDICIPLINAR
 CURSO TÉCNOLOGO GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
 PIM II PROJETO MULTIDISCIPLINAR
 PRESSCELL TELECOMUNICAÇÕES LTDA
 São Paulo
 2017
 UNIVERSIDADE PAULISTA
 PROJETO INTEGRADO MULTIDICIPLINAR
 CURSO TÉCNOLOGO GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
 PIM II PROJETO MULTIDISCIPLINAR
 PRESSCELL TELECOMUNICAÇÕES LTDA
 ADRIANA PEDROZA DE MENEZES RA: D488FD9
 BARBARA DE OLIVEIRA ROCHA RA: N880AE0
 PALOMA FERREIRA RODRIGUES RA: N153HB8
 ROZANIA MOREIRA DOS SANTOS RA: D32CGE2
 STEPHANY MARIA LOPES RA: N213HF3
 THAIS ALVES RIBEIRO RA: N2141B0
 PROFESSOR ORIENTADOR: FERNANDO FREIRE 	
 São Paulo
 2017
 
RESUMO
A Presscell nasceu a 19 anos no mercado. Com especialidade em prestar serviços voltados a telefonia móvel temporária, a empresa tem se destacado em mobilidade corporativa. 
Considerada uma empresa de pequeno porte, Presscell tem seu quadro de funcionários preenchido por 14 colaboradores, e seu faturamento de 1.743.934,67 ao ano.
 
1. INTRODUÇÃO
DESCRIÇÃO DA ORGANIZAÇÃO
1.1. Denominação e forma de constituição 
De razão social PRESSCELL TELECOMUNICAÇÕES LTDA é constituída por cotas de responsabilidade limitada, com capital próprio, inscrita no CNPJ: 04.080.345/0001-53, localizada na Rua: Manoel da Nóbrega, 354, Paraíso – São Paulo/SP. 
 1.2. Dados e fatos relevantes da origem da organização 
Em 1996 foi constituída a Presscell no Rio de Janeiro. Criada pelo diretor Rodrigo Altoé Faro, a empresa iniciou suas atividades de consultoria especializada em mobilidade corporativa exercendo também serviços de telefonia móvel temporária. 
Ao longo dos anos a Presscell foi ampliando e se especializando em soluções de demandas para comunicação móvel temporária, com isso passou a atender tanto estrangeiros quanto Brasileiros que viajavam e precisava de linhas internacionais. 
A Presscell tem o diferencial que não exige contrato de longo prazo, sua entrega de seus produtos, de atendimento e suporte são feitos de forma mais rápida, fazendo com que a empresa tenha a liderança no Brasil deste nicho específico.
1.3. Natureza, ramo e porte da empresa.
A Presscell é uma consultoria especializada em Mobilidade Corporativa, que atua no ramo de solução em comunicação móvel. Com projetos de redução de custo e gestão de telefonia, á empresa vem oferecendo locações de linhas e aparelhos com serviços de voz, de internet, controle de aplicativos temporários. É uma empresa de porte pequeno, com 14 funcionários e seu faturamento anual é de 1.743,934, 67. 
1.4. Organograma da organização 
 
FIGURA 1
Fonte: Grupo do PIM
2. GERENCIAMENTO DE PESSOAS 
O departamento de Gestão De Pessoas tem função de administrar os comportamentos internos e potencializar o capital humano nas organizações. É conhecido também como departamento pessoal, pois todos os processos pessoais dos colaboradores passam por está área, tem conhecimento sobre a cultura organizacional e todos os processos internos e os mecanismo de funcionamento dos elementos que compõem a empresa. 
2.1 Motivação 
 “Para compreender o comportamento humano é fundamental o conhecimento da motivação humana. Motivo é tudo aquilo que impulsiona a pessoa a agir de determinada forma, isto é, tudo aquilo que dá origem a alguma propensão a um comportamento específico” (CHIAVENATO 1982).
Segundo (Klava 2010) “Motivação é ter um motivo para fazer determinada tarefa, agir com algum propósito ou razão. Ser feliz ou estar feliz no período de execução da tarefa, auxiliado por fatores externos, mas principalmente pelos internos”. A empresa tem um programa de compartilhamento de lucros, ou seja, quando as metas propostas são alcançadas todos os colaboradores da empresa recebem uma premiação, o que se compara perfeitamente a frase de Klava, pois os colaboradores agem com um propósito, felizes de estarem ajudando a empresa e sendo reconhecidos por isso.
A Presscell tem programas de motivação para incentivar os colaboradores, que são: 
Premiação para todos os setores caso a meta de vendas seja batida com direito a champanhe e happy hour.
Incentivo a atividade física.
Programa de ginástica elaborial com profissionais que ajuda a corrigir a postura no trabalho ergonomia.
Sorteio de artigos esportivos para o funcionário que mais pratica atividades.
Incentivo ao estudo com bolsa de ate 50% para cursos de idiomas.
Tudo isso motiva os funcionários a trabalharem melhor, e desempenham suas funções com satisfação fazendo com que a empresa tenha bons resultados.
 “Motivação é o processo de estimular um indivíduo para que tome ações que irão preencher uma necessidade ou realizar uma meta desejada”.
 (MONTANA 1999)
 3. CONTABILIDADE
 Contabilidade trata-se do estudo e controle do patrimônio das empresas, isto é feito por meio de registro contábil dos resultados produzidos. A contabilidade envolve um conjunto de técnicas, normas, procedimentos próprios, interpretando e informando os fatos contábeis.
 3.1. Balanço Patrimonial e Patrimônio Líquido 
 Os componentes patrimoniais são apresentados em um demonstrativo contábil, denominado Balanço Patrimonial que pode ser representado das seguintes formas:
Tabela 1 – Balanço Patrimonial
Bens + Direitos | Obrigações
Ou Ativo | Passivo
O Patrimônio Líquido da empresa é feito com base na diferença dos bens e direitos que a empresa possui e as obrigações que têm ou simplesmente a subtração do Ativo pelo Passivo podendo este resultado ser positivo ou negativo quando o conjunto de bens e direitos é maior que as obrigações. Quando o valor monetário do conjunto das obrigações e bens é maior que o conjunto de bens e direitos, entretanto é muito difícil de acontecer na prática, já que o resultado nulo é quando o valor dos bens e direitos equipara-se ao valor das obrigações, ou seja, há um valor do ativo exatamente igual ao do passivo.
 3.2. Demonstrativo do Balanço Patrimonial
De acordo com o Balanço Patrimonial, a Empresa Presscell Telecomunicação LTDA apresenta a capacidade de efetuar o pagamento do total das obrigações através do índice de liquidez geral.
TABELA: 1
	BALANÇO PATRIMONIAL
	EMPRESA PRESSCELL TELECOMUNICAÇÃO LTDA
REFERENTE AO PERÍODO 01/01/2016 À 31/12/2016
	
ATIVO CIRCULANTE
	
PASSIVO CIRCULANTE
	CAIXA: 2.201,304,13 D
	FORNECEDORES 18.079,49 C
	CONTAS A RECEBER: 122.274,32 D
	SALÁRIOS E PROVENTOS: 14.327,96 C
	
	OBRIGAÇÕES A PAGAR: 14.114,73 C
	TOTAL DO CIRCULANTE: 2.323.578,45 
	OBRIGAÇOES TRIBUTÁRIAS: 17.814,36 C
	
	IMPOSTO A RECOLHER: 1.432,02 C
	ATIVO NÃO CIRCULANTE
	
	
	TOTAL DO CIRCULANTE: 65.768,56 C
	IMOBILIZADO: 64.658,23 D
	
	
	CAPITAL SOCIAL: 40.000,00 C
	
	RESERVA DE LUCROS: 539,531,76 C
	
	PATRIMONIO LIQUÍDO: 2.322,468,12 C
	
	
	TOTAL DO ATIVO: 2.388,236,68 D
	TOTAL DO PASSIVO: 2.388,236 68 C 
Fonte: Grupo do PIM
3.3 Demonstrativos do resultado do exercício
De acordo com Demonstrativo do Resultado do Exercício referente ao período acima, a empresa apresentou o saldo positivo obtendo lucro.
TABELA: 2
	DEMONSTRATIVO DO RESULTADO DO EXERCÍCIO
	EMPRESA PRESSELL TELECOMUNICAÇÃO LTDA
	REFERENTE AO PERÍODO DE 01/01/2016 A 31/12/2016
	ReceitaBruto de Serviços 
	3.134,340, 82 C
	= (-) Dedução da Receita Bruta 
	229.446.88 D
	Receita de Vendas e Serviços 
	2.904,893, 94 C
	Total da Receita: 
	2.904,893,94 C
Fonte: Grupo do PIM
3.4 A importância da contabilidade dentro da empresa 
Para que uma organização desenvolva e cresça saudavelmente obtendo bons lucros, é de extrema importância que ela esteja estruturada em uma boa contabilidade de confiança, pois é através do registro contábil que o administrador poderá conferir quais são os benefícios, direitos, obrigações e o resultado que a empresa ira adquirir na receita, ou seja, a quantidade que ela estará gerando de lucro ou despesas podendo assim saber onde e como pode investir em desenvolvimento no RH e nas demais áreas.  A contabilidade é a ferramenta primordial para uma gestão financeira segura, sem a mesma, seria uma forma impossível dos gestores elaborarem estratégias, planejar futuro e tomar decisões que levarão a empresa ao sucesso almejado.
Tendo por base que a contabilidade é a ciência que obtém como objetivo o estudo das variações quantitativas e qualitativas ocorridas no patrimônio das empresas, conclui-se que a mesma é um instrumento fundamental para a vida econômica e financeira da empresa.
4. ESTASTÍTICA APLICADA
Estatística Aplicada provém do latim, statisticum collegium (Conselho de estado), e tem como objetivo estudar métodos científicos para a coleta de organização, resumo, analise e interpretação de dados. O resultado de um algaritmo permite a conclusão de dados estudados. Na pratica a estatística engloba, planejamento, sumarização e interpretação de observação dados que resultam na produção da informação a partir de dados disponíveis. A estatística é considerada, distinta da matemática.
FIGURA 2
Fonte: Grupo do PIM
Por meio deste gráfico pode-se analisar o lucro faturado da empresa sob as vendas de fevereiro até agosto, nota-se que a maior procura por linha telefônica móvel temporária pós-paga é no mês de julho sendo assim aumentando parcialmente o faturado da Presscell.
FIGURA 3
Fonte: Grupo do PIM
De acordo com o gráfico, temos informações da qualificação dos funcionários da Presscell, em relação ao ensino superior. Nota-se que 71% dos colaboradores já são bacharelados e os outros 29% ainda estão cursando o ensino superior.
FIGURA 4
Fonte: Grupo do PIM
No gráfico acima podemos identificar a variação da faixa etária entre os funcionários. Observando os dados é possível ver que a maioria dos colaboradores tem entre 21 e 28 anos, apenas 2 funcionários estão fora da media.
5. DESENVOLVIMENTO DE RH
Tem por objetivo assessorar a implementação da política organizacional. O desenvolvimento humano é um conjunto de praticas que visam a potencialização das habilidades e potencias pessoais, com a valorização das pessoas e seres que desenvolvem uma perspectiva de crescimento individual e coletivo.
Hoje em dia as empresas tem adotado como estratégia organizacional o setor de desenvolvimento humano é importante ressaltar que a inclusão da estratégia acima não tira a validade de gestão de pessoas; pois este processo é inerente e está alem do setor de recursos humanos. 
5.1. Níveis Hierárquicos dos Colaboradores
O quadro de funcionários na Presscell é composto primeiramente pelo presidente Rodrigo Faro tendo como subordinado, o gerente Fernando Henrique geral responsável por viabilizar os projetos da empresa e os demais departamentos.
A área comercial é comandada pelo gerente Rodolfo Pelione, que supervisiona o departamento responsável pelas vendas, parcerias, e projetos. No departamento de logística é liderado por Helen Colete responsável pelo transporte, estoque e também solicita os pedidos dos clientes. 
No departamento de pessoal, financeiro e administrativo tem como responsável Márcia Reis, que delega as seguintes atividades como: folha de ponto, folha de pagamento, admissão e demissão; pagamentos de fornecedores, cobrança de clientes, contas a pagar e receber; contato com fornecedores, cotação material e funcionamento interno.
O suporte é liderado por Ronaldo Almeida, com as seguintes funções entrega e retirada de equipamentos e suporte técnico das operações. 
6. DINÂMICA DAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS
 A dinâmica das relações interpessoais demonstra a importância da interação entre o colaborador e a organização. O papel do líder nessas relações; é de analisar o processo grupal, administração de conflitos na tomada de decisões, na negociação interna ou externa, identificando a complexidade do universo individual e da organização como um todo. 
6.1. Dinâmica de relações no trabalho 
Para a maioria das pessoas, o trabalho é um importante componente da vida, não apenas no sentido material (salário, benefícios), como também com relação ao desempenho das atividades e para o contato social. Hoje se sabe que o cotidiano do trabalho influi na vida e nas emoções das pessoas. Por exemplo, a realização de um projeto de trabalho importante resulta em sentimentos positivos, assim como uma discussão com o chefe pode acarretar sentimentos de preocupação. Por isso, as organizações precisam de alguma forma, proporcionar um ambiente de trabalho agradável, pois percebeu a influência do bom ambiente para a produtividade, e, por consequência, o andamento do trabalho. Assim, alguns fatores tornaram-se fundamentais para a realização do trabalho: o ambiente, o relacionamento, saber como as pessoas se sentem com relação às suas tarefas, enfim, uma visão mais global do trabalhador.
Sabendo da importância da qualidade de vida, a Presscell tem se preocupado cada vez mais com o tratamento em relação aos seus colaboradores, pois seu maior objetivo é fazer com que os mesmo se sintam bem em trabalhar na empresa e fazer do ambiente de trabalho um lugar agradável e produtivo, sem contar que com a qualidade de vida e relação interpessoal entre a empresa e funcionários trazem grandes resultados satisfatório para o administrador e colaborador. 
“O ser humano é o elemento primordial no processo de crescimento organizacional” (FERNANDES, 2012, p. 43). 
6.2. Gestão de conflito na organização 
Em ambientes onde há concentração de pessoas, é natural que diferenças e divergências de opiniões gerem conflitos. Nas micro e pequenas empresas, onde a convivência de todos é mais próxima, essas situações podem ocorrer com mais frequência. Uma gestão empresarial eficiente está preocupada não apenas em evitar conflitos, mas também em resolvê-los da melhor maneira. Não importa quais membros da equipe esteja envolvido nos desentendimentos, o importante é minimizar o impacto do problema. Por isso, é essencial que o planejamento estratégico de qualquer negócio contenha iniciativas de conciliação e mediação.
Os conflitos na organização são administrados de forma hierárquica, onde o chefe de cada setor administra os conflitos internos e os conflitos inter- setoriais são administrados pelo responsável imediatamente superior a ambos. Para ser justo, o chefe responsável ouve os pontos de vista conflitantes entre as pessoas envolvidas antes de tomar qualquer decisão, procurando fazer com que as partes apresentem seus argumentos de maneira serena e de preferência embasados em dados mensuráveis, de forma que as informações dos dois lados possam ser aproveitadas em uma proposta intermediária.
 7. SUPRIMENTOS DE MÃO DE OBRA
Suprimento de mão de Obra refere-se a Recrutamento e Seleção e Treinamento de candidatos.
O processo e seleção devem ser amplamente abastecidos com candidatos em potencial pelo processo de recrutamento. Este processo é um comparativo, de um lado as definições do perfil de cargo e de outro as características dos candidatos, a fim de averiguar qual deles atende as exigências do cargo (CHIAVENATO, 2006).
7.1. Recrutamento
Recrutamento é o processo de atrair candidatos para uma vaga, anunciando e tornando atrativo para candidatosdisponíveis no mercado. “Buscando candidatos dentro e fora da organização”. (CHIAVENATO, 1983)
Analisando os conceitos acima e comparando com a Presscell podemos constatar que a empresa tem em seu processo de recrutamento e seleção de modo sazonal, ou seja, em determinada época do ano ou meses favoráveis, como por exemplo, quando a o aumento de eventos, demanda de viagens, aumento no setor de hotelarias. 
Para que seja realizada a captação de profissionais, é fundamental que seja feito uma analise de cargo e por meio dela podemos conhecer as funções que cada candidato deverá exercer e assim traçar um melhor desenvolvimento e fluxo de trabalho e melhoria da produtividade.
Dessa forma, a empresa faz a análise de cargo que dita o conjunto de tarefas, atribuições e funções a serem desenvolvida pelo colaborador. 
Na Presscell a seleção para captação de profissionais, é realizada através de dois meios de recrutamento, interno e externo.
7. 2. Seleção
Já a seleção, segundo Chiavenato , busca entre os candidatos recrutados aqueles que mais se adéquam aos cargos oferecidos pela empresa, com vistas à permanência e qualidade do desempenho deste candidato.
Recrutar colaboradores é buscar o diferencial no candidato, agregando valores inovação, dinamismo, intelectual a empresa.
Desta forma no recrutamento ou na seleção, isto irá depender com o foi traçado o planejamento da empresa para o preenchimento da vaga.
A empresa utiliza-se de uma forma simples e pratica para captar seus colaboradores, sendo através de curriculum que muitas vezes já estão no banco de dados e entrevistas com gestores do setor da vaga disponível, teste de matemática e português e dependendo do cargo no decorrer da entrevista, serão observando os seguintes critérios: Postura corporal, Verdades dos fatos apresentados pelos candidatos, Dinamismo, Trabalho em equipe e Resultado dos testes aplicados.
7.3. Projeto Processo de integração 
No contexto organizacional na área de Recursos Humanos da empresa, analisamos que o setor de integração existe lacunas e falhas. Pois se realiza os seguintes processos, uma brévia apresentação dos setores e colaboradores existentes, normas, direitos e deveres a serem seguidos. Com objetivo de familiarizar o novo colaborador.
Com base nas informações apuradas observamos a necessidade de serem implantadas soluções que resultariam na melhoria do processo de integração:
 Realizar uma breve reunião boas-vindas como um café da manhã para os novos e antigos funcionários.
 Apresentação das Políticas de Recursos Humanos, na qual a organização disponibiliza aos novos colaboradores as diretrizes (Visão, Missão e Valores).
 Apresentar a historia, fundação da organização.
 Informar a situação atual.
 As informações e conteúdos a serem passados aos novos colaboradores podem ser realizados de modo objetivo usando palestras, Datashow, panfletos informativos.
Qual a expectativa da empresa sobre o colaborador. 
 Para melhorias do aspecto de treinamento propomos uma reciclagem dos antigos funcionários
Todas essas medidas certamente influenciarão positivamente o desempenho dos funcionários e seu processo de adaptação podemos ver os resultados baseado na visão de Chiavenato
Segundo Chiavenato:
Reduzir a ansiedade dos novos colaboradores; · Diminuir a rotatividade, conhecido como turnover;
Aperfeiçoar tempo, evitando que se tenha que parar o trabalho futuramente para tirar dúvidas que poderiam ter sido explicadas;
Desenvolver expectativas mais próximas da realidade, o que evita grandes surpresas ou frustrações.
Como podemos observar a integração é de extrema importância para os novos colaboradores, consiste em buscar a melhor relação entre o empregado e a empresa com o intuito de facilitar a sua adaptação, de forma que o novo funcionário saiba: os valores, visão, missão da empresa, a forma que eles atuam como realizam o seu trabalho, a qualidade dos seus produtos e serviços, cultura da empresa, tradições, fundação. 
CONCLUSÃO 
Através da pesquisa desenvolvida sobre a empresa Presscell, identificamos ao quanto é importante à estruturação organizacional. 
Com base nas informações fornecidas, a Presscell é responsável em atender as expectativas sociais com total transparência em seus serviços prestados ao cliente, mantendo sempre a coerência entre o discurso e pratica que são aplicadas em resultados de valores princípios dentro da empresa e decisões do cotidiano.
Em liderança de seu proprietário Rodrigo Faro o mesmo gerência com responsabilidade social a sua empresa, estabelecendo um diálogo entre seus funcionários respeitando os direitos trabalhistas, aumentando a motivação e incentivando seus colaboradores no desenvolvimento profissional em gestão participativa. A empresa oferece aos seus clientes e fornecedores maior qualidade em seu trabalho e satisfação ao produto
REFERÊNCIAS 
O CONCEITO DE MOTIVAÇÃO. Encontrado em <http://pepsic.bvsalud.org> Acesso em 27.Out.201
https://conceito.de/estatistica acesso em 14/09/2017 ás 19:55h https://pt.wikipedia.org/wiki/estatistica acesso em 14/09/2017 ás 20:25h
BOM SUCESSO, Edina de Paula. Relações Interpessoais e Qualidade de Vida no Trabalho. São Paulo: Qualitymark, 2002.
FERNANDES, A; L. Gerenciamento de Pessoas. Editora Sol, São Paulo, 2012
ARTEN, Tatiana Felipe Candido. Livro Texto UNIP – Dinâmica das relações interpessoais. São Paulo: Editora Sol, 2012.
Importância da integração dos novos colaboradores - Pesquisa Googlewww.google.com.br. Acesso: 14:46 27 de out de 2017
A importância da integração na empresa para novos funcionários – Conveniablog.convenia.com.br. Acesso: 14:45 27 de out de 2017
Recursos Humanos: a importância da integração de novos funcionáriosblog.vhsys.com.br. Acesso: 14:44 27 de out de 2017
Qual a Importância do Treinamento e Capacitação de Funcionário em uma Empresa? | Contabilidade Brasília DFwww.contabilidadedf.com.br. Acesso: 15:25 27 de out de 2017
Descrição e Análise de Cargos - Artigos - Negócios - Administradores.comwww.administradores.com.br. Acesso: 14:20 30 de out de 2017
Planejamento, Recrutamento E Seleção De Pessoal | 8ª Ed. - Manole - Manolewww.manole.com.br. Acesso: 13 outubro 13:30.
SELEÇÃO DE PESSOAL - RECRUTAMENTO E SELEÇÃO DE PESSOAL www.portaldeauditoria.com.br. Acesso: 12h00min 20 outubro.

Continue navegando