Buscar

Partidos Políticos e Legislações

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Partidos Políticos e Sistemas Partidários
O exame desse relacionamento pode ser separado em três vertentes. A primeira analisa as legislações partidárias e o processo de constitucionalização dos partidos políticos ao longo do século XX. A segunda examina o impacto dos subsídios públicos sobre os partidos. Por fim, a última trava o debate se os partidos são dependentes do Estado ou se, na verdade, é o contrário que ocorre. Fonte: Rota de Aprendizagem da Aula 3, Tema “Constitucionalização”.
Tendo como base a contextualização acima, e os conteúdos da disciplina, assinale a alternativa que descreve corretamente um marco histórico de referência para constitucionalização dos partidos políticos atuais.
A Revolução Francesa no século XI
A Revolução Industrial no século XII
As guerras napoleónicas no século XIII
O conflito entre Índia e Paquistão no século XIV
A Segunda Guerra Mundial no século XX
Questão 2/5 - Sistemas Eleitorais Comparados
A representação proporcional, pelo seu próprio nome, pode ser compreendida como aquela que tem por finalidade assegurar uma proporção na representação política, ou seja, proporção na distribuição dos cargos entre os eleitos de acordo com a diversidade social, demonstrada a partir dos votos conquistados pelos partidos e candidatos. Fonte: Rota de Aprendizagem da Aula 3, Tema “Representação Proporcional”.
Tendo como base a contextualização acima, e os conteúdos da disciplina, examine  os enunciados sobre o voto proporcional e marque V (para verdadeiro) ou F (para falso). Depois assinale a alternativa correta.
(    ) No sistema proporcional é necessária a existência de mais de uma cadeira em disputa.
(   ) No sistema proporcional metade dos candidatos são eleitos através das listas e outra metade através de distritos com uma cadeira em disputa.
(   ) No sistema proporcional pode haver apenas uma cadeira em disputa. Por isso ele também é chamado de plurality. 
(   )  Com uma cadeira só não é possível haver distribuição proporcional entre os cargos disputados e os votos recebidos.
V, V, V, V
V, V, F, V
F, V, V, F
V, V, F, F
V, F, F, V
Questão 3/5 - Sistemas Eleitorais Comparados
A representação proporcional por lista mantém o mesmo princípio do voto único transferível, que é permitir maior pluralidade de opiniões na representação política. Porém, a diferença está que a eleição dos representantes é feita a partir de lista de candidatos apresentada pelos partidos aos eleitores. A distribuição das cadeiras se dá de acordo com os votos recebidos por cada lista partidária. Fonte: Rota de Aprendizagem da Aula 3, Tema “Representação Proporcional de Lista”
Tendo como base a contextualização acima, e os conteúdos da disciplina, examine os enunciados sobre as coligações no voto proporcional. Depois marque V (para verdadeiro) ou F (para falso)
 
(    ) Coligações são a união entre partidos para disputar as eleições.
(    ) As Coligações fortalecem os maiores partidos e evitam o personalismo.
(   ) Quando optam pelas coligações os partidos perdem sua autonomia organizacional. A condução do partido fica sob a responsabilidade da coligação.
(   )  Os partidos pequenos têm mais chance de conquistar um cadeira, se disputassem sozinhos, sem formar coligações.
V, V, V, V
V, V, F, V
F, V, V, F
V, V, F, F
V, F, F, F 
A sequência correta é “V, F, F, F”. Coligações são a união entre os partidos em blocos para disputarem eleições. Os partidos ainda mantêm sua autonomia organizativa para montar as listas, porém a contagem dos votos é feita de modo agregado na coligação. O efeito positivo é que dentro das coligações partidos pequenos aumentam suas chances de obter cadeiras, comparativamente se disputarem isoladamente, pois é mais difícil obter o número mínimo de votos sozinho. Fonte: Rota de Aprendizagem da Aula 3,  Tema “Representação Proporcional de Lista”
Questão 4/5 - Partidos Políticos e Sistemas Partidários
As classificações das legislações partidárias podem ser realizadas de dois modos. No primeiro caso, as legislações são classificadas de acordo com a extensão, ou seja, se são mais restritas, isto é, se têm maiores mecanismos de controle sobre os partidos políticos ou se são mais abertas, ou seja, se fornecem maior liberdade para os partidos organizarem-se (Zovatto, 2006). 3 No segundo caso, a permissividade pode ser de quatro tipos. Fonte: Rota de Aprendizagem da Aula 3,  Tema “Classificação das Legislações Partidárias”.
Tendo como base a contextualização acima, e os conteúdos da disciplina, examine as assertivas sobre o grau de permissividade das legislações partidárias e marque V (para verdadeiro) e F (para falso)
(  ) Legislação Permissiva: partidos políticos não têm grandes vantagens em relação a outras organizações.
(   ) Legislação Seletiva: partidos políticos têm o monopólio na arena eleitoral.
(   ) Legislação Promocional: as agremiações partidárias são reconhecidas legalmente e possuem mais poder que outras no processo eleitoral.
(   ) Legislação Proibitiva: o processo eleitoral é definido por um órgão externo aos partidos.
V, V, V, V
V, V, F, V
F, V, V, F
F, V, V, F
V, F, F, F
Todas são verdadeiras. Legislação Permissiva: partidos políticos não têm grandes vantagens em relação a outras organizações. Legislação Seletiva: partidos políticos têm o monopólio na arena eleitoral. Legislação Promocional: as agremiações partidárias são reconhecidas legalmente e possuem mais poder que outras no processo eleitoral. Legislação Proibitiva: o processo eleitoral é definido por um órgão externo aos partidos. Fonte: Rota de Aprendizagem da Aula 3, Tema “Classificação das Legislações Partidárias”, adaptado.
Questão 5/5 - Partidos Políticos e Sistemas Partidários
O financiamento público foi adotado de modo a diminuir a dependência dos partidos em relação aos doadores privados. Scarrow (2006) elenca: o financiamento público surge por causa de dois fatores. Fonte: Rota de Aprendizagem da Aula 3, Tema “Financiamento Público”, adaptado
Tendo como base a contextualização acima, e os conteúdos da disciplina, examine as assertivas sobre os dois fatores que fizeram surgir o financiamento público de campanha. Depois escolha a alternativa que faz a análise correta.
I - Suporte aos partidos, pois são considerados como centrais para as democracias.
II - Modo de aumentar a competição entre as legendas e corrigir os problemas do sistema.
A primeira assertiva está correta e a segunda está incorreta
A primeira assertiva está incorreta e a segunda está correta
As duas assertivas estão incorretas
As duas assertivas estão corretas, porém elas abordam assuntos que são completamente distintos, e não existe nenhuma relação entre elas
As duas assertivas estão corretas

Continue navegando