Buscar

EXERCÍCIO DE IMUNOGENÉTICA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

EXERCÍCIO DE IMUNOGENÉTICA
1. O complexo principal de histocompatibilidade (MHC) inclui uma série de mais de 200 genes localizados no braço curto do cromossomo 6. Cada classe de MHC possui uma função específica, sendo assim, relacione cada classe a sua respectiva função.
( 1 ) MHC de classe I	( 2 ) MHC de classe II	( 3 ) MHC de classe III
( ) Muitos dos seu genes codificam proteínas do sistema complemento.
( ) Formam um complexo com os peptídeos derivados da própria célula ou com os peptídeos derivados de um microrganismo invasor, onde podem desencadear uma resposta imune através dos linfócitos T CD8. É ele que está envolvido com a rejeição de transplantes.
( ) São encontrados somente nas superfícies das APCs do sistema imune onde expõem peptídeos derivados do microrganismo para serem reconhecidos pelos linfócitos T helper.
Assinale V ou F:
( ) A hipótese correta sobre as bases genéticas da diversidade dos anticorpos é que cada anticorpo é codificado por um gene.
( ) Cada molécula de anticorpo é composta de quatro cadeias, sendo um par de cadeias leves e o outro de cadeias pesadas.
( ) A maior diversidade de anticorpos é criada pela combinação aleatória de diferentes cadeias leves e pesadas na montagem da molécula de imunoglobulinas.
Existem 80 segmentos V, 6 segmentos J e 30 segmentos D que podem codificar uma cadeia pesada de imunoglobulina de uma determinada classe. Quantas imunoglobulinas diferentes podem ser formadas apenas com base na recombinação somática?
 Com a ajuda das informações contidas na tabela abaixo, complete o esquema de reação de coagulação/aglutinação, com base na existência de antígenos e anticorpos. Depois, esboce um losango e localize, em cada vértice, um dos quatro tipos sanguíneos. Usando setas, aponte as transfusões compatíveis entre os
 O grupo sanguíneo Rh é codificado por dois alelos. Os indivíduos com o genótipo DD ou Dd têm o antígeno Rh e são chamados de Rh-positivos. Os homozigotos recessivos (dd) são considerados Rh-negativos por não possuírem o antígeno Rh. Que tipos de cruzamentos produzirão incompatibilidade materno-fetal de Rh?

Outros materiais