Buscar

ESTAGIO EDUCAÇÃO INFANTIL

Prévia do material em texto

INTRODUÇÃO
	O presente estágio de docência na Educação Infantil foi realizado no Centro Municipal De Educação Infantil Governador José de Medeiros Tavares e tem como objetivo, fazer uma reflexão das vivencias e diversos tipos de contextos, dentro do cotidiano da Educação Infantil, propondo assim uma reconstrução e assim contrastar os equívocos e avanços apontados dentro da práxis escolar. 
 Uma visão critica não só da prática, mas também do investimento relativo a está mesma prática é que proponhamos que seja comparado, pois é dentro de uma sala com diversos tipos de possibilidades de prática que fará com que o docente desconstrua e refaça suas vivencias relativas à mesma dentro do âmbito escolar. Partindo do pré suposto que não se faz Educação sem investimento, podemos entender as causas de tantos docentes continuarem tendo uma visão vertical da prática, reflexão, proposta dentro das escolas. 
Desde cedo é muito importante se preocupar com a nossa alimentação, criando sempre bons hábitos alimentares, pois a alimentação saudável de uma criança pode garantir um bom desenvolvimento físico e cognitivo. Os hábitos alimentares de um individuo reflete a sua imagem, no só no corpo como também na mente que se desenvolve de acordo com a sua alimentação, é de extrema importância ter uma alimentação saudável e adequada em cada fase do desenvolvimento humano, quando a criança sai do seu lar e começa a frequentar ambientes diferentes como escolas, creches e etc. ela sofre uma intensa influência de diversas formas, pois dessa forma o contato com outras pessoas tendem a levar os pequeninos a imitarem os comportamentos dos outros, tanto na questão social como na alimentar.
Promover uma alimentação é considerado um eixo prioritário para promoção da saúde, é nesse contexto que o ambiente escolar é apontado como espaço fundamental para criação de novos hábitos. A educação para a saúde deve se iniciar nas idades da pré-escola (educação infantil) e escolar (ensino fundamental) devido a sua maior receptividade e capacidade de adoção de novos hábitos e, ainda, porque as crianças se tornam excelentes mensageiras e ativistas de suas famílias e comunidades (GOUVÊIA, 1999).
	 
 
A Importância do Estágio para a Formação Profissional
	O Estágio é uma exigência da Lei de Diretrizes de Bases da Educação Nacional (LDB – Lei n.º 9394/96). O estágio é necessário à formação do profissional a fim de adequar essa formação às expectativas do mercado de trabalho. O Estágio Supervisionado visa fortalecer a relação teórica e prática baseado no princípio metodológico de que o desenvolvimento profissional implica, em utilizar conhecimentos adquiridos, quer na vida acadêmica, quer na vida profissional e pessoal. Sendo assim, o estágio constitui-se em importante instrumento conhecimento e de integração do aluno na realidade social, econômica e do trabalho em sua área profissional. 
 O Estágio em Educação Infantil é relevante, pois é através dele que o formando em Pedagogia estabelece relação entre a teoria e a prática, bem como tem a oportunidade de conhecer e analisar a atuação do profissional de Educação Infantil em sua ação pedagógica. Além de elaborar, executar, e avaliar um Projeto de Intervenção Pedagógica, que contribui significativamente para formação do estudante de Pedagogia, ao estabelecer o processo de ação-reflexão-ação (Vásquez; 1968 apud Pimenta; 1995). 
 Pimenta (1995, p.24) defende que “a atividade teórico-prática de ensinar constitui o núcleo do trabalho docente.” O pedagogo se baseia na teoria para fundamentar a sua prática. 
 O presente estágio de docência na Educação Infantil teve como objetivos, aprimorar a prática em sala de aula, propiciar a aproximação da realidade profissional por meio da participação em situações reais de trabalho, envolvendo supervisores, estudantes e campo de estágio. Estágio é onde temos a oportunidade de vivenciar tudo àquilo que aprendemos em sala de aula, de refletir sobre quais práticas vai escolher futuramente, quais as formas de agir dentro de uma sala com crianças da educação infantil. É tempo de conhecer, analisar e experimentar as práticas tão sonhadas teoricamente. 
Com o estágio, é possível também, que nós, alunos, aprimoremos nossas escolhas de sermos professores, a partir do contato com as realidades de nossa profissão.
Caracterização do Campo de Estágio
	O Centro Municipal de Educação Infantil Governador José de Medeiros Tavares foi fundado no mês de dezembro de 2011, situado na rua Avenida Cícero Aureliano de Souza Neto, conjunto residêncial Frei Damião de Bozzano , Quadra C SN, no bairro Benedito de Lira . O Projeto Político Pedagígico da creche foi elaborado no ano de 2013 por uma equipe de professores, gestor recreadores e representante do Conselho Educacional. Seu horário de funcionamento é das 07:00hs às 16:00hs.
	O Centro Municipal de Educação Infantil Governador José de Medeiros Tavares atende crianças de 0 a 5 anos de idade, nas modalidades de berçário, creche e pré-escola I e II, atraves da sistemática de avaliação do município. Sua estrutura física oferece seis salas de aulas para berçario com quatro banheiros, cinco salas de aula para o jardim e quatro salas de aula de pré-escola com trê banheiros, uma cozinha, um refeitório e uma sala de video. 
	Grande parte dos alunos são de origem humilde, por isso dependem do material ddático e da merenda escolar. A instituição prioriza a presença da familia na escola, assim, surge a necessidade da escola de criar táticas que analisem as desigualdades das familias para que todas tenham sua participação asseguradas, na vida escolar dos filhos. 
	Para fins administrativos o centro educacional tem uma secretaria e uma sala de professores. Seu corpo docente é composto por uma diretora e um secretário.
Turnos: integral
Cursos ofertados: Educação Infantil e pré-escola I e II
Carga horária – Dias letivos: 200 dias
DIÁRIOS DE OBSERVAÇÃO 
	Durante o periodo de obrservação estágio foi possivel perceber a rotina da instituição. No inicio da aula os alunos juntamente com a professora e sua auxiliar fazem a oração de acolhida, em seguida fazem uma fila para ir ao café da manhã, que é realizado na creche, logo ao retonar é feito um momento de animação com o canto de músicas e cantigas de roda. A professora conduz a aula com organização, promovendo atividades que favorecem o aprendizado, buscando formas diferenciadas de ensinar os educandos, promovendo o lúdico e tornando prazeroso o ingresso diário à escola.
	A sala são ornamentadas com as paredes constituidas as produções de desenhos realizados pelos alunos, painel de aniversariantes e de presença com figuras de meninos e meninas – feitos em e.v.a., com os nomes de cada aluno – é feita uma contagem, por os alunos junto com a professora, dos alunos de quantos estão presentes e quantos faltaram. Também existe um alfabeto colorido, figuras geométricas, os numeros de 0 a 9, normas de como devem se comportar na sala e na escola. Ainda no horário da manhã, por volta das 10:00h, se preparam para o banho e às 11:00h formam filas para descerem para o almoço, ao termino deste os alunos retornam a sala para dormir. 
	A recreadora da continuedade com a aula contando histórias, neste momento foi constatadi a curiosidade e o interesse em que os alunos demonstraram por ouvir e ver diversas maneiras de se contar histórias com livros muitos ilustrados, sendo da a oportunidade de os alunos participarem caracterizados das histórias e personagens – os dvd`s, fantoches e cd’s são ferramentas utilizadas para realizar esses momentos – favorecendo momentos de prazerosos entre todos. Em seguida, os alunos se preparam para o banho e logo apos para o jantar. Quando retornam as salas aguardam a chegada de seus pais e responsaveis para voltar para suas casa. 
PROJETO DE INTERVENÇÃO 
Em se tratando de educar para higiene corporale ambiental, há de se buscar uma prática participativa de modo que as orientações para os alunos sejam coerentes com a linguagem do próprio corpo e ambiente. A presença do educador com uma nova visão se torna imprescindível e fundamental, pois é, preciso que "saber" seja extensivo a todos, é preciso facilitar para que o aluno se aproprie do conhecimento científico a respeito do próprio corpo e do ambiente em que vive sobre as condições de vida da população e sobre sua importância de colocar em prática certos hábitos que contribuirão decisivamente no cuidado com o corpo e o meio. 
Quando o aluno percebe que estes hábitos o ajudam a viver melhor, sem dúvida alguma ele estará motivado a colocá-los em prática com regularidade. Isso faz com que o educador seja o mediador entre aluno/família, renovando e incentivando o interesse em se praticar corretamente os hábitos de higiene. Muitas vezes, nós, educadores, percebemos certo desconforto em nossos alunos, provocando até mesmo um baixo índice de rendimento escolar. É neste momento que devemos esclarecer e estimular os alunos, propondo uma tomada de consciência no que diz respeito à saúde, à limpeza corporal, à postura,etc.Ser saudável é também estabelecer bons hábitos e compreender que o nosso corpo merece um carinho especial, e que esse tratamento nos traz benefícios.
Dados Gerais do Projeto
Identificação da instituição: Centro de Educação Infantil Deusdeth Barbosa da Silva
Carga horária: 24 horas
Quem se torna responsável em aplicar o Projeto: Rosangela Bezerra Sampaio
Temático – conteúdo Alimentação Saudável 
O presente projeto foi direcionado aos alunos, apresenta uma proposta enriquecedora, planejada e interdisciplinar que deverá ser trabalhada, buscando a integração da Escola e Família, no sentido da conscientização dos hábitos alimentares, onde será organizado de acordo com o número de alunos de cada turma.
Objetivo geral: 
O objetivo principal do Projeto "Alimentação Saudável" é conscientizar os alunos para o direito à saúde, sensibilizá-los para a busca permanente da compreensão de seus determinantes e capacitá-los para a utilização de medidas prática de promoção, proteção e recuperação da saúde.
Objetivos específicos:
Levar o aluno a perceber a necessidade de adquirir bons hábitos d Alimentares;
Identificar doenças causadas por Alimentos estragados, enlatados embutidos;
Discutir as formas de uma boa alimentação, etc.;
Estimular para a prática correta de tomar lavar ás mãos ao sentar a mesa para comer ou até mesmo comer frituras na rua, cortar as unha para não contaminar á comida com bactérias;
Adotar hábitos de autocuidado, respeitando as possibilidades e limites do próprio corpo.
Orientação da necessidade de se ir aos postos de saúde pública para os exames preventivos;
Palestra sobre os hábitos alimentares; como são transmitidas as doenças através de alimentação não saudável; 
Acompanhamento da necessidade de manter em dia a caderneta de vacinação das crianças;
Orientação da não poluição de rios e ruas com lixos domésticos;
Conscientização das responsabilidades dos pais em manter os filhos menores com bons hábitos alimentares;
Orientação Religiosa da moral Cristã enfocando a alimentação.
Aplicação de Flúor Dentário nas crianças de 04 a 14 anos de idade, através de profissionais da área odontológica;
A importância de se lavar os alimentos crus;
Metodologia: 
Eis aqui algumas informações que facilitarão o trabalho realizado com os alunos. São informações variadas, enfocando sempre a prática da higiene corporal para uma boa alimentação. Vale lembrar que, nós, educadores, somos o exemplo vivo para os alunos, portanto, assim como orientá-los, devemos praticar corretamente as normas de higiene, sendo feito através de estudos, reuniões com a participação efetiva de todos os participantes e voluntários.
O coordenador da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da criança do Ministério da Saúde, Eduardo Chakora, aprova a atitude e reforça que a doção de medidas simples pode fazer diferença no dia a dia da população. "É importante que as pessoas evitem comidas em grande quantidade, pratiquem exercícios físicos regularmente, tenham uma dieta rica em gordura insaturada, ou seja, que não utilize muita fritura; que possam fazer os exames de rotina pelo menos uma vez por ano, que usem pouco sal na comida também. A ideia é que possa desenvolver uma série de proteções aos fatores de risco", explica. 
Eduardo Chakora lembrou ainda que realizar consultas médicas com frequência são essenciais para prevenir o surgimento de doenças cardiovasculares, complicações respiratórias e até mesmo câncer. "Com isso é possível desenvolver determinadas medidas, que são, sobretudo, o diagnóstico precoce e buscar evitar, através dos fatores de risco, ter hábitos saudáveis para evitar que mais tarde haja um enfarto do miocárdio, um acidente vascular cerebral, ou mesmo câncer de próstata, pulmão, brônquios ou de pele, que ainda são mais comuns nos homens", afirma.
Recursos:
Folhas de papel;
Giz de cera e lápis de cor; 
Frutas;
Fantoches;
Livros de histórias infantis;
Músicas;
Vídeos;
Tesoura;
Cola;
Papeis diversos.
Avaliação: 
Percebendo que a alimentação saudável é de suma importância, portanto, através desse projeto, queremos que nossos alunos sejam beneficiados, orientados e alertados da necessidade do cuidado com alimentação e do meio como um todo. É um assunto abrangente, e faz-se necessário um trabalho contínuo, sempre voltado para o fator limpeza. Na oportunidade, queremos também que todos os alunos se informem das várias formas de higiene em casa, na escola, no local de estudo e trabalho. A proposta é mostrar ao aluno que seu corpo "é fonte de vida" e o seu “ambiente é parte dessa vida” que merece carinho e cuidados especiais. Todos os resultados e avaliações serão feitos através de observações.
Referencial Teórico 
Segundo o “Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil” – Volume 02 “Formação Pessoal e Social” A construção da identidade e da autonomia diz respeito ao conhecimento, desenvolvimento e uso dos recursos pessoais para fazer frente às diferentes situações da vida. Bem como a construção da identidade é gradativa e se da por meio de interações sociais estabelecidas pela criança, nas quais ela, alternadamente, imita o outro. As crianças vão, gradualmente, percebendo-se e percebendo os outros como diferentes, permitindo que possam acionar seus próprios recursos, o que representa uma condição essencial para o desenvolvimento da autonomia. A autonomia definida como a capacidade de se conduzir e tomar decisões por si próprio, levando em conta regras, valores, sua perspectiva pessoal, bem como a perspectiva do outro, é nessa faixa etária, mais do que um objetivo a ser alcançado com as crianças, um principio das ações educativas. Assim é preciso planejar oportunidades em que as crianças dirijam suas próprias ações, tendo em vista seus recursos individuais e os limites inerentes ao ambiente. A partir da concepção citada acima, embasado no conteúdo de autoria de “Joanita Souza no livro Brincando com Ciências Editora do Brasil”, entendendo a Educação Infantil como o período da aquisição de autonomia nos cuidados com o próprio corpo, construção da identidade e aprendizado de regras e normas, trabalharemos o tema “Alimentação Saudável” – Vida Saudável”Oportunizando as crianças a conscientização sobre os benefícios da boa higienização, as doenças causadas pela falta de higiene, bem como a aquisição e pratica de hábitos de higiene”.
Planos de Aula da Intervenção 
Plano de Aula 1
Turma: Jardim II 
Duração: 4 horas
Idade: 5 anos
Professora Responsável: Rosiene Rosados Santos
Docente - Acadêmica: Estagiária : Rosangela Rosa dos Santos
Tema: Alimentação Saudável
Conteúdos: Oralidade, coordenação motora fina, movimento música, linguagem visual, higiene corporal e boa alimentação.
Objetivos:Reconhecer a importância de uma boa alimentação e ambiental para o nosso bem estar;
Adotar atitudes de higiene;
Desenvolver a linguagem oral através da música;
Desenvolver a coordenação motora fina.
Procedimentos Metodológicos: 
 Numa roda de conversa expor um cartaz ilustrativo alimentos saudável, realizado no pátio da escola com as crianças.
 Fazer perguntas orais que abordam o tema e chamar várias crianças para identificação no cartaz cada rótulo e sua utilidade.
Cantar a música: Cabeça, ombro, joelho e pé (Xuxa) para a identificação das partes do corpo. Solicitar que as crianças cubram os dentes do pente com fios de lã na atividade impressa.
Materiais (recursos): Cartaz da higiene; Lã; Cola; Material impresso.
Avaliação: Observar o interesse e a participação da turma durante a realização das atividades propostas. Expor os trabalhos no mural da sala.
Plano de Aula 2
Turma: Jardim II
Duração: 4 horas 
Idade: 5 anos
Professora Responsável: Rosiene Rosados Santos
Docente: Acadêmica: Estagiária : Rosangela Rosa dos Santos
Tema: Alimentação Saudável.
Conteúdo: Escuta de leitura, higiene corporal movimento, fazer artístico.
Objetivos: 
Possibilitar o desenvolvimento das capacidades de falar e de escutar;
Oferecer oportunidade de interação e expressão dos desejos, necessidades e sentimentos;
Estimular o esquema corporal da criança;
Desenvolver a criatividade.
Procedimentos Metodológicos: 
1° Momento: Numa roda de conversa ler para as crianças a história: Fugindo do banho: DONA MARICOTA Abras, apresentando as ilustrações.
2° Momento: Questionar com as crianças sobre a leitura fazendo perguntas orais.
3° Momento: Realizar a brincadeira: macaco disse; Fazer o contorno do corpo do coleguinha no chão com giz em pares.
4° Momento: Distribuir folhas de papel sulfite, lápis grafite e de cor para desenhar a história: Fugindo do banho. Em seguida expor no mural da sala.
Materiais (recursos): Painel da higiene; Lápis de cor; Papel sulfite; Lápis grafite; Livro infantil.
Avaliação: Será feita através do envolvimento e interação dos colegas e com a professora.
Plano de Aula 3
Turma: Jardim II
Duração: 4 horas 
Idade: 5 anos
Professora Responsável: Rosiene Rosados Santos
Docente: Acadêmica: Estagiária : Rosangela Rosa dos Santos
Tema: Alimentação Saudável
Conteúdo: Os 5 sentidos, características corporais, movimento, oralidade, noções de escrita numérica.
Objetivos: 
Associar o crescimento com matemática;
Preparar o aluno para a leitura e a escrita;
Cooperar com os colegas;
Identificar e compreender o seu próprio corpo.
Procedimento Metodológico: 
1° Momento: Em roda de conversa falar sobre a importância dos órgãos do Paladar.
2° Momento: Cantar a música Cabeça, ombro, joelho e pé (Xuxa), juntamente com as crianças.
3° Momento: Utilizar vários materiais como: gelo sal, açúcar, perfume, brinquedos de pelúcia, etc. vendar os olhos da cada criança e pedir que ela descubra o cheiro, sabor, espessura dos materiais, etc.
4° Momento: Confeccionar o mural de medidas com o desenho da girafa, marcar no pescoço da girafa as medidas dos cm até 1,5m. Utilizar a fita métrica e medir cada aluno, para ser registrada a altura na girafa, pregando uma ficha com o nome de cada criança. Fazer a observação de quem é o mais alto e o mais baixo da turma.
Materiais (recursos): Mural de medidas; Fita métrica; Materiais concretos e cheiros; Fichas com os nomes dos alunos.
Avaliação: Será contínua através de observações, registros e acompanhamentos das atividades realizadas.
Plano de Aula 4
Turma: Jardim II 
Duração: 4 horas
Idade: 5 anos
Professora Responsável: Rosiene Rosados Santos
Docente: Acadêmica: Estagiária: Rosangela Rosa dos Santos
Tema: Alimentação Saudável
Conteúdos: Cuidado com os dentes, leitura, música, movimento.
Objetivos: 
Reconhecer a importância de cuidar de sua saúde e higiene;
Desenvolver a atenção e o raciocínio;
Estimular o gosto por poemas;
Proporcionar momentos de prazer e de aprendizagem.
Procedimentos Metodológicos: 
1° Momento: Em forma de círculo sentados no chão do pátio da escola apresentar um cartaz ilustrado com o seguinte poema: Os dentinhos. 
Ler com a participação das crianças e conscientizar sobre a importância do cuidado com os dentes.
 2° Momento: Cantar uma música: Ai, ai, ai meu dentinho. Em seguida distribuir as escovas de dente e com creme dental comentar com as crianças o uso adequado da escova na escovação.
3° Momento: Distribuir fio dental para cada criança e explicar o uso correto e sua importância para a nossa a saúde bucal.
4° Momento: Dividir a turma em equipes e distribuir o jogo da memória (higiene pessoal).
Materiais (recursos): Cartaz ilustrado; Escova dental; Fio dental; Creme dental; Jogos.
Avaliação: Observar e valorizar o progresso da criança segundo a proposta curricular. Identificando o desenvolvimento de competências e habilidades diariamente de cada criança.
Plano de Aula 5
Turma: Jardim II 
Duração: 4 horas
Idade: 5 anos
Professora Responsável: Rosiene Rosados Santos
Docente: Acadêmica: Estagiária: Rosangela Rosa dos Santos
Tema:Alimentação Saudável
Conteúdo: Conceito de cárie,os riscos com a falta de higiene bucal.
Objetivos: Estimular a crianças a escovar os dentes de maneira correta.praticar diariamente hábitos de higiene bucal para conseguir uma boa mastigação sem problemas.
Procedimentos Metodológicos: 
1º Momento: Desenvolvimento do tema ou da aula, para começar a aula as crianças vão dar as mãos uma para a outras em círculo sentarão no chão, a professora com auxilio de um fantoche falará sobre os seguintes temas - Higiene bucal, cárie como se forma e sua prevenção. A importância da escovação dos dentes a participação dos pais na escovação dos e quantas vezes é necessário escovar os dentes. 
2º Momento: Ler histórias sobre o tema alimentação saudável através de um livro ilustrativo.
3º Momento: Será apresentado através de vídeo a maneira correta de alimenta-se, e o que acontece com crianças que não se alimenta corretamente, após será demonstrada na prática uma salada de frutas e distribuída para as crianças.
4ºMomento: Atividade com colagem será distribuído uma folha de papel sulfite com a figura de alimentos e as crianças vão colar algodão na figura.
 Materiais (recursos): Vídeo, cola, algodão, tesoura, papel sulfite, figura de frutas.
Avaliação: Verifique o quanto as crianças estão mais independentes e conscientes da importância da alimentação.
Plano de Aula 6
Duração: 4 horas
Turma: Jardim II 
Idade: 5 anos
Professora Responsável: Rosiene Rosados Santos
Docente: Acadêmica: Estagiária: Rosangela Rosa dos Santos
Tema: Alimentação Saudável
 
Conteúdo: Desenho livre, pintura, incentivar e desenvolver o hábito de desenho, estimulando assim a fantasia da criança.
Objetivos:
Explorar a criatividade usando frutas para fazer arte;
Desenvolver a habilidade de discriminar Cor, forma, dimensão, espaço e harmonia.
Procedimentos Metodológicos:
1º Momento: Conversamos com os alunos sobre as cores, e a arte de transformá-las, além de fazê-las. Na sala de aula colocamos as frutas sobre a mesa e pedimos para que eles destacassem as cores, reunimos as crianças de modo que pudessem usar as cores uns dos outros e entregamos uma folha de papel A4 e pedimos para que fizessem um desenho usando os dedos e a tinta feita com a pasta de dente.
2º Momento: Observamos as diferenças de texturas, em seguida perguntamos o porquê desse desenho. Eles participaram, respondendo que era porque tinha muito mais tinta em um desenho do que no outro, e também porque misturaram as cores. 
3º Momento: As crianças receberão mascaras com formato de frutas e vão interagir através de uma música com o tema alimentação saudável,no momento que a música estiver tocando vai entrar. 
4º Momento: Distribuir frutas para cada criança e explicar o uso correto e sua importância para a nossa a saúde.
Materiais (recursos): Frutas diversas, creme dental, escova de dente, papel sulfite, fio dental.
Avaliação: O processo avaliativo acontece no decorrer da execução dos trabalhos através da observação diária dos hábitos adquiridos, observação na prática de lavar as mãos e escovar corretamente os dentes após cada refeição, como também no utilizando-se atividades com colagens, pinturas, jogo da memória e ligue.
AMOSTRA DE ESTÁGIO
	Tivemos com este trabalho a oportunidade de colocar em prática conhecimentos adquiridos nas diversas escolas, mesmo que já atuávamos como professoras na educação infantil. Foram trabalhados e abordados diversos temas como: Alimentação, animais, brincadeiras, leitura, ludicidade, meio ambiente entre outros, as experiências citadas foram das mais diversas onde cada aluno pode trazer de seus estágios aprendizados que vai servir para suas vidas por todo o tempo. Buscamos nos teóricos, incrementar as aulas e o trabalho como um todo, procurando desenvolver um trabalho dinâmico e significativo, estimulando o envolvimento das crianças no processo de forma que se sentissem capazes de buscar e construir algo novo, diferente. Com estas estratégias educativas buscamos oportunizar aos alunos situações desafiadoras que os levaram a compreender melhor as atividades propostas.
	Através da avaliação processual, considerando a realidade, interesses e participação das crianças em sala de aula. Como também o desenvolvimento dos educandos; o relacionamento com os colegas e professores; cumprimentos das tarefas escolares; capacidades de cooperação; aproveitamento de tempo, porém respeitando o ritmo de aprendizagem de cada um e trabalhos produzidos espontaneamente, concluímos que esta foi uma experiência única e que nos fez crescer, como educadores, pois acreditamos que contribuímos de alguma maneira na formação de cidadãos críticos e reflexivos. Sendo que a partir das experiências vivenciadas, as trocas de saberes, e a aproximação com as famílias, passaram a acreditar ainda mais, que é possível desenvolver um trabalho de parcerias, que nos leve a uma educação mais significativa e contextualizada.
Conclusão
 
A experiência adquirida no decorrer do estágio pode afirmar que irão contribuir e muito para a minha formação profissional, tive a oportunidade de vivenciar o dia a dia na sala de aula. Para mim foi um desafio, pois o desafio me ensinou a crescer como profissional e como pessoa e foram realizadas uma diversidade de troca de ideias com os colegas. Além disso, aconteceram momentos prazerosos, contudo, tenho plena certeza de que as experiências vivenciadas irão servir de suporte durante toda minha carreira como educadora.
Sabemos que o estágio pode ser considerado um período de experiências pessoais e profissionais dentro de um processo que integra conhecimentos teóricos e práticos, além de habilidades e atitudes, integrando o aluno na realidade social.
"Mestre não é aquele que ensina, mas aquele que, de repente, aprende" (Guimarães Rosa).
REFERÊNCIAS
BRASIL, MEC/SEF. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil: introdução. v.1, Brasília, 1998.
ALVES, Maria Leila. O papel equalizador do regime de colaboração estado-município na política de alfabetização. 1990. 283 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Campinas, Campinas, 1990. Disponível em: <http://www.inep.gov.br/cibec/bbe-online/>. Acesso em: 28 set. 2013.
PIMENTA, Selma Garrido. Saberes pedagógicos e atividade docente. Editora Cortez. 7ª. ed - São Paulo 1994.
O estágio na formação de professores: Unidade Teoria e Prática. 4 ed. Editora Cortez 2003.
Sistema de Ensino Presencial Conectado
PEDAGOGIA
Rosangela bEZERRA sAMPAIO
ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I
EDUCAÇÃO INFANTIL
RELATORIO FINAL
Arapiraca
2015
Rosangela bEZERRA sAMPAIO
ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I 
EDUCAÇÃO INFANTIL
Trabalho apresentado ao curso Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Estágio Curricular Obrigatório I – Educação Infantil - 6º semestre.
Orientador: Profº MS. LILIAN AMARAL DA SILVA SOUZA
Tutor eletrônico: DIRCE DARODDA
Tutor de sala: MARIA ANISIA FERREIRA RIBAS
Arapiraca
2015

Continue navegando