Buscar

TESTE DE SALTO VERTICAL E HORIZONTAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

TESTE DE SALTO VERTICAL
Sargent Jump Test (modificado, 1921): mede indiretamente a força muscular dos membros inferiores (Laboratory Manual, 1994).
Equipamento: pode ser usada uma tábua de 1.50 m de comprimento e 30 cm de largura, marcada em cm, e fixada numa parede, devendo ficar afastada da mesma pelo menos 15.2 cm para que o aluno não se arranhe ao executar o salto:
Protocolo: a posição inicial é com o pé junto a uma linha (no chão), a 30 cm da tábua de marcação. Deve ser passado pó de giz nas polpas dos dedos indicadores da mão dominante e, com a outra, junto ao corpo, procura-se alcançar o mais alto possível, considerando-se os calcanhares em contato com o solo. Faz-se uma marca na tábua com os dedos (sujos com giz) desta posição, agacha-se e salta, fazendo nova marca com os dedos na tábua (mão dominante) no ponto mais alto que conseguir alcançar. Não é permitido andar ou tomar distância entre a primeira marca e a segunda, registrada em cm; são permitidas três tentativas.
Precauções:
1) Invalidar o salto que for precedido de marcha, corrida ou outro salto ou ainda a movimentação dos braços quando esta não for permitida.
2) Verificar se o avaliado mantém o membro superior efetivamente elevado, sem flexões de quadril, joelho ou tornozelo, no momento da determinação do ponto de referência.
3) Atenção quanto às determinações dos pontos de referência, visto que, entre as posições com os dois braços elevados e com um braço elevado, raramente ocorrem diferenças superiores a dois centímetros.
TESTE DE IMPULSÃO HORIZONTAL
Objetivo - Medir indiretamente a força muscular de membros inferiores através do desempenho em se impulsionar horizontalmente.
Equipamento - Fita métrica de metal ou tecido fixada ao solo, 1 esquadro
de madeira e material para anotação.
Protocolo - O avaliado se coloca com os pés paralelos no ponto de partida (linha zero da fita métrica fixada ao solo). Através da voz de comando "Atenção!!! Já!!!" o avaliado deve saltar no sentido horizontal, com impulsão simultânea das pernas, objetivando atingir o ponto mais distante da fita métrica. É permitida a movimentação livre de braços e tronco. Serão realizadas três tentativas, registrando-se as marcas atingidas pela parte anterior do pé (ponta do pé) que mais se aproximar do ponto de partida; prevalecendo a que indicar a maior distância percorrida no plano horizontal.
Precauções:
Invalidar o salto que for precedido de marcha, corrida, outro salto ou deslize após a queda.

Outros materiais