Buscar

Formação Geral Unidade 3

Prévia do material em texto

Pergunta 1
	
	
	
	Lá pela metade do século 21, já não haverá superpopulação humana, como hoje. Os governos de todo o mundo - presumivelmente, todos democráticos - poderão incentivar as pessoas à reprodução. E será melhor que o façam com as melhores pessoas. A eugenia humana - isto é, a escolha dos melhores exemplares para a reprodução, de modo a aprimorar a média da espécie, como já se fez com cavalos - encontrará o período ideal para sair da prancheta dos cientistas para a vida real. Pessoas selecionadas por suas características genéticas serão empregadas do estado. O funcionalismo público terá uma nova categoria: a dos reprodutores. Este exercício de futurologia foi apresentado seriamente pelo professor do Instituto de Biociências da USP Osvaldo Frota Pessoa, em palestra no colóquio Brasil - Alemanha - Ética e Genética, quarta-feira à noite. [...] Nas conferências de segunda e terça, a eugenia foi citada como um perigo das novas tecnologias, uma ideia que não é cientificamente - e muito menos eticamente - defensável. (TEIXEIRA, Jerônimo. Brasileiro apresenta a visão do horror. Zero Hora, 6.10.95, p. 5, 2º Caderno)
Considere as seguintes afirmações sobre a posição do autor com relação ao assunto de que trata o texto.
I. O autor do texto é favorável à eugenia como solução para a futura queda no crescimento demográfico, como indica o primeiro parágrafo.
II. O autor trata as ideias do professor Osvaldo Frota-Pessoa com certa ironia, como demonstra o uso da palavra seriamente na linha 07.
III. Ao relatar posições contraditórias por parte dos cientistas com relação à eugenia humana, o autor revela que esta é uma concepção controversa.
Quais estão corretas?
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	Apenas II e III.
	
	
	
Pergunta 2
	
	
	
	“...não se atém apenas em construção de creches ou postos de saúde, ou qualquer outro projeto para a comunidade do entorno da empresa. Além de se preocupar com essas áreas, há também a obrigação de se policiar, no sentido de não poluir, não estar em situação irregular, e outras questões, como por exemplo, não utilizar mão de obra infantil, não usar matéria prima de maneira inconsciente ou seja, requer mais do que um discurso, requer uma atitude responsável, o que difere da lógica do lucro imediato e a qualquer preço”.
O texto acima está se referindo a qual temática?
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	Responsabilidade Social.
	
	
	
	
	
Pergunta 3
	
	
	
	No livro “Política para não ser idiota”, o autor Mario Sergio Cortella, faz a seguinte colocação: A impaciência do brasileiro em relação à ineficiência estatal gerou o que se costuma denominar “jeitinho brasileiro”, que nada mais é que burlar as leis em benefício próprio. É quando prospera a propina, o suborno e o peculato.
Partindo do texto, responda: Qual a temática que o autor está se referindo?
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	Corrupção.
	
	
	
Pergunta 4
	
	
	
	Um dos graves problemas de disposição final dos resíduos sólidos são os lixões. Esse é um dos mais graves problemas de ordem ambiental e de saúde pública. A contaminação do solo e das águas pelo líquido escuro (chorume) que contem alta carga poluidora se dá em função da falta de norma de controle e por ser jogado diretamente no solo a céu aberto. Esse é um problema que enfrentamos nas grandes cidades e que necessitam de uma solução urgente tanto por parte do Estado quanto dos cidadãos (texto adaptado)
Se considerarmos que, na maioria dos municípios brasileiros os resíduos sólidos da população são depositados em lixões, podemos afirmar que, esse procedimento é um agravante dos problemas de saúde pública porque essa forma de depósito de lixo:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	Os locais em que se situam esses lixões além de contaminarem o solo e as águas, são locais que funcionam como vetores de doenças
	
	
	
Pergunta 5
	
	
	
	Embora a construção de rodovias pavimentadas em zonas rurais possa ser um fator de desenvolvimento econômico e social para regiões afastadas dos grandes centros e, além disso possibilitar maior integração entre as comunidades desse espaço geográfico, há o lado negativo, o qual está atrelado a questões ambientais. A abertura de novas estradas compromete de forma impactante a natureza do lugar, pois prejudica o fluxo natural dos rios, extinção de espécies nativas e ingresso de espécies estranhas ao habitat que compromete o ecossistema. BARBOSA, N. P. U.; FERNANDES, G. W. A destruição do jardim. Scientific American Brasil. Ano 7, número 80, dez. 2008 (adaptado).
Nesse sentido, percebe-se que há contradição entre a necessidade de progresso, políticas públicas e conservação ambiental. Assim, qual seria a melhor forma de se atender às três esferas envolvidas?
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	Realizar estudos preliminares que comprovem que a pavimentação é absolutamente necessária para o desenvolvimento da região, e que apesar do impacto ambiental que uma interferência desse porte venha a causar, hája a possibilidade de compensação ou mesmo de contornar o impacto

Continue navegando