Buscar

Marketing do Varejo e Canais de Distribuição

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTÁCIO DO CEARÁ
GRADUAÇÃO TECNOLOGICA EM MARKETING
DISCIPLINA: MARKETING DO VAREJO E CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO
PROFESSORA: CIBELY ABREU
Antonia Erivânia Araújo da Silva Valente 
FORTALEZA - CE
2018.2
1 INTRODUÇÃO
Em 1904, François Coty fundou uma empresa de fragrâncias em Paris que levaria seu nome. Ele estava determinado a revolucionar a indústria de fragrâncias, que passou por poucas mudanças durante o século 19. E com a Coty, ele começou a reinventar o mundo das fragrâncias.
Apenas cinco anos depois, nasceu a Perfume City (Cidade do Perfume) - uma vila residencial fora de Paris que foi transformada em um grande complexo industrial. Ao longo do tempo, a Cidade do Perfume cresceu e em 1920 a Coty possuía e controlava todos os aspectos de sua produção de fragrâncias, incluindo campos de flores, fábricas de embalagens, gráficas e veículos de entrega.
François Coty entendeu que para ter sucesso em grande escala era preciso alcançar uma maior audiência. Sua estratégia era simples: oferecer um produto de ótima aparência e acessível. Ele contratou artistas e fabricantes, como René Lalique e Glassworks de Baccarat para projetar produtos de beleza com qualidade e luxo, nunca antes disponíveis para consumo de massa. A estratégia funcionou e o perfume rapidamente se tornou um produto de luxo do mercado de internacional quase que instantaneamente.
Em 1912, François Coty abriu filiais em Nova York e Londres, um passo importante para a companhia.
No final da Primeira Guerra Mundial, os soldados retornara para suas residências com perfumes franceses para presentear seus entes queridos, aumentando a procura pelos perfumes da Coty no mercado americano.
Durante a década de 1920, a Coty continuou a diversificar seus produtos, assegurando uma participação substancial nos mercados da Suíça, Alemanha, Espanha, Itália e da América do Sul. E em 1925, mais 36 milhões de mulheres na Europa e nas Américas já usavam os produtos da marca.
François Coty liderou seu império até 1934, ano em que faleceu aos 60 anos de idade. "Uma coisa sempre me instigou...", confessou François no mesmo ano, "eu nunca conseguiu capturar o cheiro de madressilva".
2 COTY NO MUNDO
Hoje, ela é uma das maiores empresas de beleza do mundo, com aproximadamente 9 bilhões de dólares em receita e cuja missão é celebrar a diversidade da beleza com nossos funcionários e todos aqueles que nos relacionamos.
A forte herança empreendedora gerou um portfólio icônico de marcas líderes neste segmento. A Coty é líder global em fragrâncias, um forte segundo lugar na linha profissional de produtos para cabelos e coloração, além de terceiro lugar quando o assunto é cosméticos em geral. A Coty opera com três divisões – Consumer Beauty, focada em produtos para varejo nas áreas de corporal, capilar e maquiagem; Luxury, que é voltada a fragrâncias de primeira linha e no cuidado com a pele; e Professional Beauty, focada em uma linha profissional para cabelos e unhas.
A Coty tem aproximadamente 20 mil colaboradores em todo o mundo e seus produtos são vendidos em mais de 130 países.
3. COTY NO BRASIL
No Brasil, o grupo COTY INC. detém as empresas Coty Brasil Comércio Ltda., Savoy Indústria de Cosméticos S.A. e HFC Brasil Comércio de Cosméticos Ltda. (Wella/Professional Beauty), atuando nas divisões de Professional Beauty e Consumer Beauty. Atualmente, somos aproximadamente 3.200 funcionários em diferentes unidades nos estados de São Paulo, Goiás e Rio de Janeiro. Além de equipes de vendas, merchandising e educadores espalhadas pelo Brasil. Escritórios, centros de distribuição, academia de formação profissional, centro de Pesquisa e Desenvolvimento de produtos e uma fábrica - onde são manufaturados milhões de produtos de beleza anualmente e também suas embalagens - compõem a estrutura da empresa. São mais de 20 marcas nacionais consagradas no universo da beleza.
4. MARCAS E CATEGORIAS DESTAQUE
5. ANÁLISE SWOT
6. MATRIZ BCG
7. PLANO DE AÇÃO

Continue navegando