Buscar

REMUNERAÇÃO ESTRATEGICA EXERC AULA 3

Prévia do material em texto

1a Questão
	
	
	
	Qual a grande mudança que temos quando passamos da remuneração funcional para a remuneração por habilidades?
		
	
	Os processos executados passam a ser o foco
	
	O nível de responsabilidade do cargo passa a ser o foco
	 
	O foco passa a ser o ocupante do cargo
	
	O foco é o nível de subordinação
	
	O foco passa a se o cargo
	
Explicação:
A remuneração por habilidades muda o foco do cargo para o individuo. São enfatizadas as habilidades certificáveis do individuo e não mais apenas as necessidades do cargo.
	
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	Nos sistemas de remuneração tradicionais os salários são vinculados aos cargos e são avaliados dentro de um conjunto de fatores, exceto:
		
	
	Responsabilidade.
	 
	Habilidades.
	
	Experiência.
	
	Escolaridade.
	
	Autoridade.
	
Explicação:
Nos sistemas de remuneração tradicionais os seguintes fatores são considerados para estabelecer a remuneração do cargo:
1) responsabilidades
2) Formação ou Escolaridade necessária
3) Experiência necessária
4) O nível hierárquico ou autoridade doc argo.
Perceba-se que todos estes fatores são atributos do cargo. A única alternativa que não diz respeito a uma tributo do cargo é a responsabilidade, que é um atributo do indivíduo.
	
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	Devido às pressões externas e internas que sofrem pelo aumento da complexidade no ambiente de negócios, tem crescido o número de organizações que implantam a Remuneração por Habilidades. De forma sintética, o que seria habilidade?
		
	
	É o saber demonstrado pelo profissional.
	
	É a atitude demonstrada pelo profissional na execução dos trabalhos.
	 
	É o saber fazer, saber aplicar, coordenado pelas aptidões pessoais demonstradas pelo profissional.
	
	É o conhecimento demonstrado pelo profissional.
	
	É o comportamento demonstrado pelo profissional.
	
Explicação:
De forma sintética, uma habilidade pode ser definida como a capacidade de realizar uma tarefa ou um conjunto de tarefas, em conformidade com determinados padrões exigidos pela organização.
 
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	Dentre as opções apresentadas, qual é a principal característica do sistema de Remuneração por Habilidades?
		
	
	A plena flexibilidade na estrutura organizacional.
	
	O fortalecimento apenas das linhas de produção.
	
	A valorização da hierarquização.
	
	A maior possibilidade de trabalho em equipe.
	 
	A mudança de foco do cargo para o ocupante.
	
Explicação:
Na remuneração por habilidades, o cargo passa a ser secundário na análise. A célula básica de remuneração passa a ser a habilidade ou o bloco de habilidades, demonstradas pelo individuo ocupante do cargo.
	
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	É a trajetória profissional percorrida por uma pessoa ao longo da sua vida. Pode ser realizada em uma empresa, em várias empresas ou mesmo alterando empresas e projetos pessoais?
		
	 
	Carreira
	
	Evolução salarial
	
	Progressão pessoal
	
	Evolução hierárquica
	
	Desenvolvimento pessoal
	
Explicação:
A carreira é  a trajetória profissional percorrida por uma pessoa ao longo da sua vida. Pode ser realizada em uma empresa, em várias empresas ou mesmo alterando empresas e projetos pessoais.
	
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	Ao criar um programa de remuneração por habilidades e competências a ação prioritária de gestão de recursos humanos deve ser:
		
	
	Mudar as técnicas de seleção.
	 
	Criar o planejamento de carreira.
	
	Alterar as descrições de cargo.
	
	Reduzir o quadro de pessoal.
	
	Ampliar o sistema de benefícios.
	
Explicação:
O sistema de remuneração por habilidades tem implicações principais no desenvolvimento da carreira do indivíduo, pois a aquisição de mais habilidades habilita a progresso na carreira.
	
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	Especificamente para a área de RH, há uma grande vantagem na adoção de um sistema de Remuneração por Habilidades, que vantagem é esta?
		
	
	Aumento de recursos em programas sem impacto no desempenho individual e organizacional.
	
	O foco na função é substituído pelo foco na pessoa, mas não traz ganhos para a organização.
	
	Equipes Multifuncionais bem-treinadas apresentam resistência à alteração de processos.
	 
	Integração dos programas de captação às necessidades da organização.
	
	Decréscimo de adaptabilidade da empresa.
	
Explicação:
As vantagens do sistema de remuneração por habilidades são:
1)O foco na função é substituído pelo foco na pessoa. Essa mudança traz ganhos em termos de desenvolvimento individual e da organização.
2) Mudança de enfoque da função do RH. A gestão de um sistema por habilidades leva a função de RH a ser mais estratégica, já que integra os programas de captação às necessidades da organização.
3) Ganha-se foco e sinergia. Evita-se o desperdício de recursos em programas sem impacto no desempenho individual e organizacional.
4) Uma vez implantado, representa um acréscimo de flexibilidade e de adaptabilidade da empresa.
5) Equipes multifuncionais bem-treinadas adaptam-se muito mais facilmente a alterações de processos, produtos e modelos de gestão do que grupos organizacionais na forma tradicional.
	
	
 8a Questão
	
	
	
	
	Um plano ou programa de REMUNERAÇÃO POR HABILIDADE exige a adoção de um conjunto sistemático e complexo de ações internas. Alguns aspectos críticos devem ser compreendidos pelos profissionais de Recursos Humanos quando da proposição de tal plano ou programa, na medida em que pode surgir frustração nos empregados. Qual das opções a seguir melhor se enquadra no referido contexto? Em outras palavras, qual delas melhor registra uma frustração potencial associada ao uso da remuneração por habilidade?
		
	
	Ao final de um treinamento técnico sobre redes de alta tensão, Rodrigo de Souza, Eletricista, foi considerado o melhor aluno da turma, o que permitiu que o referido empregado atuasse como tutor de um grupo de novos empregados. Souza, como é chamado, demonstrou grande habilidade em seu trabalho, merecendo destaque de sua gerência;
	
	Eletricista do departamento de manutenção, Rodrigo de Souza foi treinado e certificado recentemente no processo de manutenção de redes alta tensão. Na última reunião com a gerência, foi destacada a habilidade de Souza nas operações de manutenção, o que poderá permitir ¿ no futuro ¿ uma promoção ao cargo de Eletricista Sr;
	
	Dentro da reestruturação do plano de cargos e salários, novas habilidades estão sendo exigidas dos empregados. Na área de manutenção elétrica, por exemplo, um item sobre redes de alta tensão foi inserido, o que irá exigir maior rigor nas contratações ou nas promoções. A referida habilidade fará parte das descrições de cargo;
	
	Por ter obtido o grau máximo no treinamento de manutenção de redes de alta tensão, Rodrigo Souza, Eletricista, receberá um prêmio das mãos do diretor da área de Recursos Humanos. O prêmio é normalmente concedido aos empregados que se destacam nos treinamentos internos;
	 
	Rodrigo de Souza, Eletricista do departamento de manutenção, sabe que precisa ser treinado e certificado em manutenção de redes de alta tensão, uma vez que tal habilidade é necessária à sua progressão na tabela salarial. Nos últimos 6 anos, no entanto, a organização não abriu qualquer treinamento sobre o tema, uma vez que não há vagas para eletricistas com tal habilidade;
	
Explicação:
Um programa de remuneração por habilidades precisa estar calcado em oportunidades de treinamento interno e em reconhecimento das habilidades adquiridas.

Continue navegando