Buscar

Lista 3 Metabolismo de lipídeos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Universidade Federal do Ceará
Centro de Ciências Agrárias
Departamento de Engenharia de Alimentos
Bioquímica de Alimentos
Profº. Luciana de Siqueira
MARYANA MELO FROTA - 385089
Lista de Exercícios 
METABOLISMO DOS LIPÍDEOS
O malonil-CoA é o precursor para a síntese dos ácidos graxos. Descreva como ocorre sua síntese.
 		A formação de malonil-CoA a partir de acetil-CoA é um processo irreversível, catalisado pela acetil-CoA-carboxilase. A enzima contém um grupo prostético, a biotina, que tem uma função importante na síntese. Primeiramente, um grupo carboxil derivado do bicarbonato (HCO-3) é transferido para a biotina em uma reação dependente de ATP. O grupo biotinila age como transportador temporário de CO2, transferindo-o para a acetil-CoA na segunda etapa, gerando malonil-CoA.
A biossíntese dos ácidos graxos em um homogenato de fígado de rato é severamente inibida quando a avidina, uma proteína da clara do ovo que se liga a biotina, é adicionada. Explique por que ocorre essa inibição?
 		A avidina se liga a biotina e impede a síntese de ácidos graxos, pois a biotina é importante na síntese, já que é um grupo prostético da enzima acetil-Coa carboxilase e tem a função de transferir o carbono do bicarbonato para o Acetil-CoA formando o Malonil-CoA, uma molécula necessária para o metabolismo de ácidos graxos.
Quais são os elementos necessários para que ocorra a biossíntese dos ácidos graxos? Descreva os passos envolvidos na biossíntese dos ácidos graxos.
 	Acetil-CoA, ATP, NADPH. O malonil-CoA é ativado por um tio éster que os une à ácido graxo-sintase. A partir dessa ativação é iniciado um ciclo de quatro etapas. A primeira é a condensação onde os grupos acetila e malonila ativados formam acetoacetil-ACP, simultaneamente uma molécula de CO2 é produzida, pois o carbono do HCO-3 introduzido no malonil-CoA é liberado; a segunda reação é de redução do grupo carbonila, ou seja, o acetoacetil-ACP sofre redução do grupo carbonil em C-3, formando B-hidroxibutiril-ACP, ode o NADPH é o doador de elétrons e a reação é catalisada pela B-cetoacil-ACP-redutase; a terceira etapa é uma desidratação. Os elementos da água são removidos dos carbonos C-2 e C-3 da B-hidroxibutiril-ACP, formando uma instauração, trans-Δ2-butenoil-ACP; e, por fim, a quarta etapa é novamente uma redução da ligação dupla, onde é formado o butiril-ACP pela ação da enzima enoil-ACP- redutase e o NADPH é o doador de elétrons.
Qual a necessidade do Acetil-CoA para a síntese dos ácidos graxos? Explique como ocorre a sua mobilização para o processo de síntese.
 	Quando os níveis de ATP da célula estão elevados, o Acetil-CoA intramitocondrial é utilizado para a síntese de ácidos graxos. Ele é utilizado para a formação de Malonil-CoA, um intermediário importante para a formação de ácidos graxos. Primeiramente, o Acetil-Coa reage com o oxaloacetato formando citrato, o citrato atravessa a membrana interna pelo transportador de citrato. No citosol, a clivagem do citrato pela citrato-liase regenera Acetil-CoA e oxaloacetato em uma reação dependente de ATP.
Os triacilgliceróis são lipídeos constituídos pela esterificação do glicerol aos ácidos graxos. Explique como o glicerol pode ser obtido. 
 		A maior parte do glicerol-3-fosfato é proveniente do intermediário da via glicolítica, o di-hidroxiacetona-fosfato (DHAP) por uma reação catalisada pela glicerol-3-fosfato desidrogenase ligada ao NAD. No fígado e nos rins, pela ação da glicerol-cinase, uma pequena parte de glicerol-3-fosfato é produzida a partir de glicerol. A obtenção de glicerol-3-fosfato pela glicólise é ás custas de NADH e pela glicerol-cinase é às custas de ATP.

Continue navegando