Buscar

avaliando 3 nutrição esportiva

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.:201708335890)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	O organismo humano é capaz de se adaptar de diferentes formas frente ao estresse induzido pelo exercício físico. Dentre essas adaptações podemos destacar as vias metabólicas geradoras de ATP. Para atendermos a demanda de síntese de ATP durante o esforço, que é dependente das características do exercício, utilizaremos preferencialmente a vias aeróbias em detrimento das anaeróbias ou vice e versa. Com relação ao metabolismo anaeróbio, marque a opção correta:
		
	
	O sistema creatina-creatina fosfato não faz parte das vias metabólicas anaeróbias
	
	Ocorre preferencialmente em exercícios de intensidade leve
	 
	Há uma maior síntese de lactato a partir do metabolismo anaeróbio
	
	Ocorre somente na mitocôndria
	
	Ocorre exclusivamente a partir do metabolismo de proteínas
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201707408590)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	O técnico de dois atletas de modalidade esportivas diferentes observou que o seu atleta "A" melhorou a performance após o uso de creatina, entretanto, o seu atleta "B" não conseguiu melhorar o rendimento após a utilização deste composto. O técnico estava confuso, não entendo porque a creatina poderia funcionar com um atleta e não com o outro. Este técnico treinava um maratonista e um velocista (corredor de 100 metros). Qual argumentação do ponto de vista bioenergético você como nutricionista da equipe poderia argumentar com esse técnico para elucidar os possíveis mecanismos por trás desse efeito "inesperado" após a suplementação com a creatina?
		
	
	O atleta "A" era o maratonista pois a creatina é uma fonte de energia direta e majoritária para a performance em maratonas.
	 
	Todas as afirmativas anteriores estão erradas.
	
	Com os dados apresentados é impossível identificar qual tipo de atleta melhorou a sua performance seja o maratonista ou o velocista.
	
	O atleta "A" era o maratonista pois a creatina auxilia na geração de energia a partir das gorduras o que contribui para a performance do maratonista.
	 
	O atleta "A" era o velocista pois a creatina contribui para a síntese de energia rápida oriunda das proteínas sendo fundamental para a performance do velocista.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201707421613)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	O músculo esquelético utiliza diferentes fontes energéticas de acordo com a intensidade e duração da atividade. Em atividades de grande intensidade que duram entre 5 a 10 segundos qual(is) o(s) principal(is) substrato(s) energético(s) utilizado(s)?
		
	
	ATP
	
	Metabolismo oxidativo
	
	ATP + Glicogênio
	
	Fosfocreatina
	 
	ATP + Fosfocreatina 
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201707418286)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Cada vez mais as crianças estão envolvidas com atividade física. Quando comparamos o seu metabolismo com o metabolismo do adulto durante o exercício percebemos algumas diferenças. De fato, nas atividades intensas e de curta duração, as crianças utilizam proporcinalmente mais:
		
	
	O metabolismo energético aeróbio (que tem carboidrato como principal fonte de energia) do que anaeróbio (no qual o glicogênio é a fonte de energia predominante).
	 
	O metabolismo energético aeróbio (que tem gordura como principal fonte de energia) do que anaeróbio (no qual o glicogênio é a fonte de energia predominante).
	
	O metabolismo energético anaeróbio (no qual a gordura é a fonte de energia predominante) do que aeróbio (que tem carboidrato como principal fonte de energia).
	
	O metabolismo energético anaeróbio (no qual o glicogênio é a fonte de energia predominante) do que aeróbio (que tem gordura como principal fonte de energia).
	
	O metabolismo energético anaeróbio (no qual o glicogênio é a fonte de energia predominante) do que aeróbio (que tem carboidrato como principal fonte de energia).
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201707884654)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Em relação a necessidade energética do atleta, assinale a alternativa incorreta.
		
	
	O atleta apresenta uma demanda energética elevada devido aos treinos e competições.
	
	A prioridade  nutricional em relação a atletas é atender suas necessidades energéticas.
	 
	Se o atleta não consegue atingir suas demandas através da alimentação, seja por falta de tempo ou excesso de calorias exigidas, ele nunca deve usar nenhum tipo tipo de suplemento pois uma dieta com energia insuficiente não terá conseqüências como a fadiga crônica, fraqueza, maior risco de lesão, e prejudicar o desempenho.
	
	A manutenção de um balanço energético é fundamental para a manutenção da massa magra, das funções imune e reprodutiva e um ótimo desempenho atlético.
	
	Quando a ingestão energética não é suficiente para atender a demanda energética do atleta pode ocorrer perda de massa magra resultando em uma diminuição da força e ¿ endurance¿ , além de ser potencial risco para desenvolvimento de alguma deficiência de micronutrientes

Outros materiais