Buscar

ENTOMOLOGIA FORENSE

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

ENTOMOLOGIA FORENSE
CRISTIANE CORREA 
EDUARDA
RICARDO CORREA
ENTOMOLOGIA FORENSE
Introdução 
É a aplicação do estudo da biologia de artrópodes em processos criminais e disputas judiciais.
Documentos históricos trazem relatos desta aplicação desde o século Xlll. SONG CI, chinês, advogado e investigador de morte, foi o primeiro a registrar o uso da entomologia forense.
FRANCESCO REDI, biólogo italiano, usou a entomologia forense de forma mais avançada, usando o ciclo de vida dos insetos. Sec. XVll.
ENTOMOLOGIA FORENSE
Introdução 
BERGERET D´ARBOIS, clínico francês, relatos de usos nas investigações de ciclo de vida e hábitos de acasalamento dos insetos (1855).
JEAN PIERRE MÉGNIN, veterinário do exercito francês. Revolucionou a teoria de etapas previsíveis ou sucessões de insetos em cadáveres. 
Fez grandes descobertas.
ENTOMOLOGIA FORENSE
Introdução 
No Brasil os estudos sobre entomologia forense iniciaram em 1908 com os trabalhos pioneiros de ROQUETTE PINTO e OSCAR FREIRE.
Nos últimos anos, os estudos na aplicação da entomologia forense no Brasil vem ganhando grandes descobertas, mas ainda precisa de muitos estudos, uma vez que a diversidade da fauna brasileira é muito grande, o que requer muitos estudos.
ENTOMOLOGIA FORENSE
ENTOMOLOGIA FORENSE
A entomologia forense precisa de conhecimento taxonômico dos dípteros e coleópteros necrófagos. Pois as ordens Dípteras e Coleópteras são as mais importantes, por representarem estágios diferentes da decomposição.
Na realização da entomologia, são estudados o desenvolvimento pós embrionário das famílias de Calliphoridae, Muscidae, Sarcophagidae e Stratiomyidae entre as moscas; e, Dermestidae, Cleridae, Histeridae e Scarabaeidae, entre os besouros. 
ENTOMOLOGIA FORENSE
A entomologia forense foi classificada em três subáreas:
Urbana: relativa às ações cíveis envolvendo a presença de insetos em bens culturais, imóveis ou estruturas. Um caso típico seria o do comprador de um imóvel que, pouco tempo depois da compra, descobre que ele se encontra infestado por cupins e responsabiliza o vendedor pelo seu prejuízo. A questão a ser respondida pela Entomologia Forense é o tempo de infestação e se ocorreu, antes ou depois da compra.
ENTOMOLOGIA FORENSE
Produtos armazenados: diz respeito à contaminação, em pequena ou grande extensão, de produtos comerciais estocados. O comprador do lote de alimento infestado por insetos pragas pode exigir do vendedor uma compensação pelo prejuízo. O desafio para a Entomologia Forense seria determinar quando ocorreu a infestação.
Médico-legal: refere-se a casos de morte violenta (crime contra a pessoa, acidentes de massa, genocídios, etc.). A principal contribuição da Entomologia Forense, nesses casos, é a estimativa do intervalo post-mortem.
ENTOMOLOGIA FORENSE
Necrófagos: alimentam-se do corpo – Diptera – Calliphoridae, Sarcophagidae Coleoptera- Silphidae, Dermestidae. 
Predadores e parasitas: alimentam-se dos necrófagos – Díptera e Coleoptera.
 
Omnívoros: consomem tanto o corpo como os artrópodes associados -Himenóptera- Formicidae, Vespidae, Coleoptera.
Acidentais: utilizam o corpo como extensão do seu habitat normal – Araneae, Acarina, Collembola.
Sucessão ecológica da fauna sarcosaprófaga:
ENTOMOLOGIA FORENSE
Durante o processo de decomposição, o corpo servirá de alimento e/ou abrigo para uma sucessão de diferentes espécies de insetos. As moscas-varejeiras, por exemplo, predominam no início da decomposição do cadáver, mas quando esta já está adiantada os besouros são encontrados em maior número.
ENTOMOLOGIA FORENSE
Ciclo biológico das moscas 
•Ocorre a postura de ovos na borda do ferimento, liberando substâncias que mantêm os ovos aderidos uns os outros e também no local.
 •Algumas horas depois da postura, os ovos embrionam e eclodem dando origem as larva 1.
 •Entre 48 á 72 horas essa L1 faz ecdise e se torna L2.
 •L2 depois de horas se torna L3 amadurecendo e se alimentando.
 •Após L3 ocorre à formação de uma pré-pupa e abandona o hospedeiro.
 •Cai no solo e se transforma em uma pupa, que em 10 á 14 dias dará origem a uma mosca adulta.
ENTOMOLOGIA FORENSE
Sabe-se que diferentes estágios da decomposição atraem diferentes tipos de artrópodes, dessa forma a ordem de decomposição apresenta-se nos seguintes estágios:
• Fase 1: Fase Fresca: esta fase começa no momento da morte, e os primeiros insetos que chegam ao corpo são as varejeiras (Calliphoridae). 
ENTOMOLOGIA FORENSE
• Fase 2: Fase inchada: neste período o corpo começa a inchar e expelir gases devido a atividade de bactérias anaeróbicas, aumentam o número de varejeiras e alguns besouros da família Staphylinidae podem ser atraídos por causa dos ovos e larvas de insetos presentes na carcaça.
• Fase 3: Fase de decomposição ativa: nesta fase a pele do cadáver começa a separar, desta forma os gases começam a escapar e o corpo desinfla ocorrendo uma putrefação contínua passando a um estado de putrefação avançado. 
ENTOMOLOGIA FORENSE
• Fase 4: Fase de pós-decomposição: tudo o que resta no corpo é pele, cartilagem e ossos com alguma sobra de carne, inclusive intestinos. O maior indicador desta fase é um aumento na presença de besouros (Coleoptera) e uma redução das moscas (Diptera).
• Fase 5: Fase de esqueletização: constitui-se da última fase restando apenas cabelos e ossos. Alguns Coleópteros podem ser encontrados nesta fase. Os besouros mais encontrados nos corpos em decomposição é o conhecido besouro rola bosta (escaravelho). 
ENTOMOLOGIA FORENSE
DÍPTERAS
Família calliphoridae; oviposição em carcaças e vísceras em decomposição. Uma das primeiras a colonizar cadáveres.
 importantes indicadores biológicos do tempo transcorrido, desde a morte até o momento em que o cadáver foi encontrado.
Esse grupo tem preferência por estágios iniciais de decomposição.
Apresentam distribuição mundial. Existem mais de 1000 espécies e cerca de 150 gêneros reconhecidos.
ENTOMOLOGIA FORENSE
 Os adultos são caracterizados por um par de asas (o segundo par reduzido, chamado haltere), grandes olhos compostos, e armaduras bucais variando de acordo com o substrato sobre o qual se alimentam . É considerado um ótimo indicador forense, principalmente em áreas urbanas.
ENTOMOLOGIA FORENSE
Família muscidae: possuem a mesma importância que a Calliphoridae para a entomologia forense. Depositam seus ovos enquanto a carne ainda está fresca. Suas larvas vivem e se alimentam do corpo até chegarem na fase de pré-pupa. Abandonam a fonte de alimento e vão procurar abrigo para se tornarem adultos.
ENTOMOLOGIA FORENSE
Família sarcophagidae: fêmeas depositam larvas na fase de primeiro estadio. As larvas se alimentam de matérias orgânicas em decomposição e de carne em estado de putrefação. Atingem o terceiro estadio e fase pupa em media com oito dias desde que foram depositadas, daí caem no solo até virarem adultas. Vivem em torno de trinta dias. Geralmente colonizam carcaças nas épocas mais frias do ano( outono e inverno).
ENTOMOLOGIA FORENSE
Família stratiomyidae: se alimenta de carcaça quando na fase inchada e de decomposição ativa e também se alimentam de larvas de outras moscas. Para passar do estadio larval para pupa não abandona sua fonte alimentar, elas liberam pelas glândulas salivares uma enzima que solidifica o meio ao seu redor formando uma película protetora onde irão se desenvolver para fase adulta.
ENTOMOLOGIA FORENSE
Ambas as subfamílias se alimentam de matéria orgânica em decomposição, como animais mortos. O besouro Oxelytrum discicollis se alimenta também das larvas de mosca que se desenvolvem na carniça.
Silphidae: É uma família de besouros que são conhecidos como besouros da carniça. Existem duas subfamílias: Nicrophorinae e Silphinae.
COLEÓPTERAS
ENTOMOLOGIA FORENSE
Dermestidae; Os gêneros da família dermestidae, em geral são predadores, que se alimentam de animais ou material orgânico seco, como por exemplo: células mortas de pele, pólen, pelos,
penas, insetos mortos e fibras naturais.
Estes besouros são muito importantes para a Entomologia forense.
Algumas espécies são conhecidos por estarem associados com carcaças humanas, que contribuem com investigações criminais.
COLEÓPTERAS
ENTOMOLOGIA FORENSE
Outros artrópodes - formigas, vespas e alguns aracnídeos (ácaros e aranhas) também podem ser encontrados predando ovos, larvas e pupas de moscas-varejeiras, mas normalmente são, assim como lagartas de mariposas, considerados visitantes acidentais dos cadáveres. Em alguns casos, porém, podem fornecer informações importantes sobre o estado de decomposição do corpo.
ENTOMOLOGIA FORENSE
A oviposição é estimulada principalmente pela presença de compostos ricos em amónia, umidade, feromonas e estímulos tácteis . Os ovos geralmente eclodem em 1-3 dias, dependendo da espécie e condições ambientais. As larvas das moscas crescem. Estes estádios são previsíveis, sendo altamente influenciados pela temperatura e, em menor grau, pela umidade relativa do ar. As larvas crescem juntas, em grandes massas e movimentam-se em torno do corpo promovendo, assim, a disseminação de bactérias e a secreção de enzimas, o que torna possível o consumo dos tecidos moles do cadáver de que se alimentam. O desenvolvimento das larvas leva vários dias dependendo tanto das espécies e das condições ambientais, como do número de indivíduos presentes.
ENTOMOLOGIA FORENSE
A divulgação e o emprego de métodos da Entomologia Médico-Legal no âmbito policial nacional são quase inexistentes. Em razão disso, dados importantes são ignorados e, consequentemente, informações valiosas são perdidas. Pode-se dizer que, atualmente, a perícia médico-legal se baseia, quase exclusivamente, na observação atenta das alterações macroscópicas que se sucedem na decomposição dos corpos, sujeitas a inúmeras causas de variação, umas acelerando sua sucessão e outras retardando-a.
ENTOMOLOGIA FORENSE
Conclusão
 Os insetos são na maioria das vezes as primeiras testemunhas de um crime. Conseguimos extrair depoimento desses insetos com ajuda da entomologia forense, um assunto fascinante e de grande utilidade.
Conclui-se que a entomologia forense contribui para as investigações de crimes em áreas urbanas, produtos armazenados ou médico legal.
ENTOMOLOGIA FORENSE
Urbana: Um exemplo seria o do comprador de um imóvel que, pouco tempo depois da compra, descobre que ele se encontra infestado por cupins e responsabiliza o vendedor pelo seu prejuízo. A questão a ser respondida pela Entomologia Forense é o tempo de infestação e se ocorreu antes ou depois da compra.
Produtos armazenados: diz respeito à contaminação, em pequena ou grande extensão, de produtos comerciais estocados. O comprador do lote de alimento infestado por insetos pragas pode exigir do vendedor uma compensação pelo prejuízo. O desafio para a Entomologia Forense seria determinar quando ocorreu a infestação.
Médico-legal: refere-se a casos de morte violenta (crime contra a pessoa, acidentes de massa, genocídios, etc.). A principal contribuição da Entomologia Forense, nesses casos, é a estimativa do intervalo post-mortem.
ENTOMOLOGIA FORENSE
Obrigado!!
ENTOMOLOGIA FORENSE
Bibliografia 
http://www.conhecer.org.br/enciclop/2012a/biologicas/variaveis.pdf
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S07000300014
http://sites.unisanta.br/revistaceciliana/edicao_08/5.pdf
http://fio.edu.br/cic/anais/2010_ix_cic/pdf/03BIO/40BIO.pdf

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais