Buscar

estudo V

Prévia do material em texto

Eletrofisiologia cardíaca
1- Descreva nódulo sinoatrial e os passos de estímulo elétrico no coração. 
R: Onodo sinoatrial (sinusal) é uma faixa pequena, achatada e elipsoide, de músculo cardíaco especializado. Está situado na parede posterolateral superior do átrio direito, abaixo epouco lateral a veia cava superior. Suas fibras não possuem muitos filamentos contráteis, mas elas se conectam diretamente as fibras musculares atriais, de modo que qualquer potencial de ação que se inicie no nodo sinoatrial se difunde de imediato para a parede do músculo atrial. Os passos para estimulação elétrica no coração são: (1). No nodo sinoatrial são gerados impulsos rítmicos normais; (2). As vias internodais conduzem os impulsos do nodo sinoatrial ao nodo atrioventricular. (3) O próprio nodo A-V conduz os impulsos dos átrios para os ventrículos. (4) E os ramos direito e esquerdo do feixe de fibras de Purkinje conduzem o impulso cardíaco para todas as partes dos ventrículos.
2- Na atividade elétrica do coração: 
a) Defina ritmicidade automática: a capacidade de algumas fibras cardíacas de auto excitação, processo que pode causar descarga automática rítmica e, consequentemente, contrações rítmicas. 
b) Explique as fases do potencial de ação do nodo sinusal e do músculo cardíaco. 
R: O miocárdio apresenta três tipos de canais iônicos para a deflagração do potencial de ação. (1) Canais rápidos de sódio. (2) Canais de sódio-cálcio lentos. (3) Canais de potássio. Os canais de sódio rápidos são responsáveis pelos potenciais em ponta, observado no musculo ventricular, já os canais de sódio-cálcio lentos respondem pelo potencial em platô e por fim os canais de potássio são os encarregados de trazer o potencial de membrana de volta ao seu nível de repouso. No entanto no nodo sinoatrial o valor de repouso é de -55 milivolts e na fibra muscular ventricular é de -90 milivolts. Como consequência o potencial de ação nodoatrial ocorre de forma mais lenta que o potencial de ação músculo ventricular.
3 - Quais os efeitos do controle simpático e parassimpático no coração?
R: A estimulação simpática causa essencialmente os seguintes efeitos: (1) Aumenta a frequência de descarga do nodo sinoatrial. (2) Aumenta a velocidade de condução assim como a excitabilidade em todas as porções do coração. (3) Aumenta muito a força de contração de toda a musculatura cardíaca, tanto atrial como ventricular. Lembrando que a estimulação simpática leva a liberação de noraepinefrina pelas terminações nervosas e possui receptores adrenérgicos do tipo beta-1. A estimulação parassimpática, por sua vez, libera a acetilcolina e esse hormônio tem basicamente dois efeitos sobre o coração: diminui o ritmo do nodo sinoatrial e reduz a excitabilidade das fibras juncionais A-VE entre a musculatura atrial e o nodo A-V ventricular, lentificando assim a transmissão do impulso cardíaco para os ventrículos.
4 – O que é eletrocardiograma?
R: É o registro do impulso cardíaco que passa através do coração e com isso gera uma corrente elétrica que se propaga do coração para os tecidos adjacentes que o circundam. Pequena parte da corrente se propaga até a superfície do corpo e assim, colocando eletrodos sobre a pele, em lados opostos do coração é possível registrar os potenciais elétricos, gerados por essa corrente.

Continue navegando