Buscar

Complexo de Histocompatibilidade Principal MHC ou CHP

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Complexo de histocompatibilidade principal MHC ou CHP
MHC classe 1: todas as células nucleadas expressam MHC classe 1;
MHC classe 2: formada por duas cadeias polipeptídicas polimórficas pesadas, uma alfa e uma beta, ambas transmembrana. Formam uma fenda onde se ligam fragmentos peptídicos com mais de 13 aas. Expressam MHC classe 2 as APCs (células dendríticas, macrófagos e linfócito B); 
Obs.: Células produzem poucas moléculas diferentes de MHC; Uma única molécula de MHC pode ligar-se a uma grande variedade de peptídeos diferentes; A associação de peptídeos e moléculas de MHC é uma interação de baixa afinidade; Células T reconhecem somente 1 complexo peptídeo-MHC (especificidade, ou seja, se torna restrito a esse complexo).
Restrição das moléculas de MHC aos linfócitos T:
	Linfócitos T citotóxitos (CD8+) só reconhecem MHC classe 1 pois é rico em CD8 e, CD8 possui afinidade com a região alfa-3 da cadeia pesada da molécula de classe I;
	Linfócitos T auxiliares (CD4+) so reconhece MHC classe II, pois CD4 tem afinidade com região beta-2 da cadeia beta do domínio beta do MHC classe II.
Processamento e apresentação de antígeno endógeno: 
	Está associado a MHC classe II, restrito a apresentação de linfócito T CD8+. Proteólise de proteínas intactas no citosol celular provoca a liberação de fragmentos peptídicos, esses fragmentos entram no RE por um transportador de fragmento peptídico (TAP) que se liga ao MHC classe I, então, essa vesícula contendo o fragmento peptídico com a molécula de MHC classe I, chega ao complexo de Golgi e então é liberada da célula; O linfócito de T CD8+ conhece a porção alfa-3 de MHC classe I pois é rico em CD8 que tem afinidade a essa porção levando a apoptose (morte programada); Obs.: essas proteínas celulares, quanto a célula esta infecta por vírus, passam a ser dependentes do vírus e não mais da célula.
	Tal mecanismo também ocorre na destruição de células cancerígenas e também na rejeição de enxertos, e essa rejeição pode ser aguda ou crônica. Isso ocorre, pois, as moléculas de MHC ligadas a peptídeos de um organismo, são diferentes entre organismos, portanto, em um transplante, essas moléculas de MHC com fragmentos peptídicos de proteínas do citosol provocam a ativação de linfócitos T CD8 que atacarão as células do órgão transplantado.
Obs.: antígenos endógenos (vírus, microbactérias) e proteínas do citosol;
Processamento e apresentação de um antígeno exógeno:
	Com a formação do fagossomo ou endossomo, o lisossomo funde-se com o fagossomo formando o fagolisossomo, essas enzimas do lisossomo agem sobre o antígeno exógeno quebrando-o e formando fragmentos peptídicos, ao mesmo tempo que isso ocorre, no RE ocorre a formação de moléculas de MHC classe II, que se fundem com os fagolisosomos e então se fundem com a membrana celular, expondo a molécula de MHC classe II, o linfócito T CD4+ reconhece a região beta-3 do domínio beta e então libera citocinas que irão estimular a atividade de outros linfócitos T CD4 e de células APCs (células dendríticas, macrófagos e linfócitos B);
Obs.: antígenos exógenos – qualquer substancia estranha que esteja presente fora das células;
Obs 2.: A vacina da hepatite B é a primeira com fragmento peptídico sintético do antígeno vacinal da hepatite B, porém, em uma parcela de indivíduos, não ocorre a ligação do peptídeo com a fenda da molécula de MHC classe II, por falta de afinidade, e então, não haverá ativação de linfócitos T CD4+, e portanto, não será gerada resposta imunológica.
Obs 3.: os fragmentos peptídicos dentro do fagossomo, são epítopos, e o que se ligará á molécula de MHC será o que possui maior afinidade.
Ativação de linfócitos B:
Antígenos T-dependentes: resposta primária e secundária, produção de anticorpos IgM e IgG; 
Antígenos T-independentes: anticorpos IgM de baixa afinidade, ativação direta do linfócito B, porém não há produção de memória.
Células B virgens (que não tiveram contato com antígeno ainda) ao se ligarem aos antígenos, provocam a ativação dos linfócitos B, que irão aumentar em número e depois, devido a secreção de citocinas ocorre a indução da diferenciarão de células B em plasmócitos (citoplasma mais abundante) que secretarão primeiro IgM (indução pela citocina Interleucina I que estimula tanto a ploriferação de células B quanto a secreção de IgM) e depois IgG.
De modo geral, entre o primeiro contato e o ápice geracional de anticorpos, existe um período de cerca de 7 a 15 dias para o estabelecimento de uma resposta imunológica efetora. Após atingir o ápice geracional, ocorre um declínio normal da atividade de plasmócitos com menor afinidade (estes sofrerão apoptose) e sobra de plasmócitos com maior afinidade aos antígenos, ocorrendo também a diferenciação destes em células de memória (plasmócitos latentes). Essa célula de memória garante a especificidade, e essa especificidade garante a resposta imunológica de maior intensidade e que ocorre em menor espaço de tempo, ou seja, mais rápidas e mais intensas. Com o passar do tempo também, ocorre um declínio da atividade dos plasmócitos.
Obs. 1.: o tempo de espera entre a aplicação de uma dose de vacina e a dose subsequente deve ser respeitado, para que não se provoque uma hiperativação do sistema imunológico;
Obs. 2: com o passar do tempo, ocorre também a apoptose de células de defesa, para certos tipos de antígenos, então, é necessária uma nova dose da vacina, que ira provocar uma nova ativação dos linfócitos;
Consequências funcionais da sinalização pelo complexo receptor do linfócito B: Estimulação da mitose; aumento do tamanho celular; aumento das organelas citoplasmáticas; aumento da expressão de receptores para citocinas (B7-1 e B7-2); aumento de sobrevida devido à expressão de proteínas anti-apoptóticas;
Eventos tardios da ativação de linfócito B: maturação da afinidade e formação de células de memória – os clones que se originam no primeiro contato com o antígeno, na verdade, não são idênticos, portanto, possuem afinidades diferentes aos antígenos, e, o clone que apresentar maior especificidade (afinidade) de ligação ao antígeno, possuem maior atividade e maior proliferação. Já aqueles que possuem menor especificidade, portanto, menor afinidade com o antígeno, apresentam maior anergia, o que tente a diminuir sua atividade, gerando tendência a apoptose.

Outros materiais