Buscar

Fundamentos da Educação Inclusiva

Prévia do material em texto

RAYANE MOREIRA SADANO
R.A: 8042420
Fundamentos da Educação Inclusiva
	
	 		Trabalho apresentado a instituição Claretiano
	Centro Universitário, referente a disciplina 
De Fundamentos da Educação Inclusiva como requisito parcial para obtenção de nota ministrado pela Professora: Renata Andrea.
	
PARANACITY/PR
2018
ENTREVISTA:
1) Quantos alunos público-alvo da educação especial frequentam a escola que você coordena? 2 aluno.
2) Quais as necessidades educacionais que eles apresentam (deficiência física, auditiva, visual, intelectual, altas habilidades ou condutas típicas)? Como eles estão distribuídos nas diferentes classes e séries? Por exemplo, um aluno com surdez no 6º ano, um com deficiência intelectual no 2º ano e assim por diante. 
Deficiência auditiva e visual. Em salas com menor número de alunos, e professores especializados.
3) A escola, a partir da inserção do(s) aluno(s) público-alvo da educação especial nas classes comuns, realizou mudanças na sua forma de organização no que se refere à organização curricular, às práticas pedagógicas desenvolvidas em sala de aula, aos recursos didáticos utilizados, aos recursos e instrumentos de avaliação, à organização do espaço, entre outros aspectos? Se sim, descreva detalhadamente quais as mudanças que têm sido implementadas para atender aos alunos com necessidades educacionais especiais. 
A escola possibilitou aos professores informações metodologia que venha a atender as necessidades do aluno como: materiais concretos, jogos pedagógicos, atendimento individualizado, especificando metodologia para um bom aprendizado.
4) Você enquanto coordenador(a) da escola, realizou algum curso ou tem recebido alguma formação específica acerca da inclusão de alunos público-alvo da educação especial? Se sim, como foram esses cursos e/ou formação? Informe, adicionalmente, se eles foram propostos pela rede pública ou se procurou por iniciativa própria. 
Procurou por iniciativa própria.
Adicional da Educação Especial
Pós-graduação em Educação Especial
Psicopedagogia (Com especificidade no autismo).
5) A rede municipal ou estadual na qual você atua como coordenador(a) conta com um setor responsável pela educação especial? Se sim, esse setor tem promovido o apoio à inclusão, garantindo recursos humanos, materiais e financeiros que viabilizem o atendimento de qualidade aos alunos com necessidades educacionais especiais nas classes comuns, tal como prevê legislação? Explique e dê exemplos.
	A escola nos últimos anos tem investido muito na educação especial, até mesmo na formação continuada dos profissionais da educação especial.
6) A escola tem implementado flexibilizações e adaptações curriculares que considerem o significado prático e instrumental dos conteúdos básicos, metodologias de ensino e recursos didáticos diferenciados tendo em vista as necessidades educacionais apresentadas pelos alunos público-alvo da educação especial, tal como prevê a legislação, especialmente o Artigo 8 da Resolução CNE/CEB N2/2001 (BRASIL, 2001)? Explique e dê exemplos.
	A escola tem visado desempenhar propostas, metodológicas que levem a um trabalho pedagógico voltado para o aluno. Os recursos utilizados são de forma tecnológica e com material concreto, na expectativa de levar o aluno desenvolver atenção, concentração que são fundamental importância para o desempenho do indivíduo.
7) Como os alunos público-alvo da educação especial têm sido avaliados?
	
Através de Annamenese (Entrevista com os pais e responsáveis),
Contexto escolar,
Área de desenvolvimento,
Observação de material escolar,
Ficha do interesse pessoal,
Ficha de referência pedagógica,
Avaliação psicológica.
8) Os sistemas de ensino, nos termos da Lei 10.098/2000 e da Lei 10.172/2001, devem assegurar a acessibilidade aos alunos que apresentem necessidades educacionais especiais mediante eliminação de barreiras arquitetônicas urbanísticas, bem como barreiras nas comunicações, na edificação e nos transportes escolares, incluindo instalações, equipamentos e mobiliário provendo, assim, as escolas dos recursos humanos e materiais necessários (BRASIL, 2001). A escola, sob sua coordenação, está garantindo acessibilidade aos alunos público-alvo da educação especial? Explique e dê exemplos.
	Não tem acessibilidade.
9) Os professores das classes comuns da escola que você coordena receberam alguma formação específica para atender aos alunos público-alvo da educação especial? Se sim, que tipo de formação? Tal formação foi promovida pela rede ou foi o próprio professor que a buscou por iniciativa própria?
	Sim. O núcleo municipal de Paracatu. 
10) Visando à organização da educação inclusiva, em sua opinião, o que precisa ser
melhorado na sua escola?
Profissionais especializados
Estrutura física
Metodologia 
Acessibilidade.
Relatório:
A rede pública de ensino vem encontrando dificuldades na implantação da inclusão escolar. A educação inclusiva precisa fazer parte de um projeto político pedagógico que se inicia na secretaria de educação, valorizando todos que fazem parte do contexto escolar, inclusive o professor, que atua com os alunos inclusos sem uma formação específica. 
 Esta relação é uma condição do processo ensino/aprendizagem, ela dinamiza e dá sentido ao processo educativo. Entende-se que as dificuldades e desafios são enormes tanto para a escola (direção, coordenação pedagógica e professores) quanto para os alunos. 
As leis são feitas e põe-se em prática, mas não se leva em consideração o despreparo dos professores para enfrentarem a situação. A realidade é crítica, alunos com problemas diversos são inclusos em salas de aula com elevados números de alunos e o professor tem que dar conta muitas vezes sem a ajuda da orientação escolar. O trabalho de inclusão não poderá ser finalizado enquanto existir necessidade de aprimoramento tanto das práticas de ensino como também dos sistemas educacionais. 
A inclusão é uma realidade que não pode mais esperar melhores preparos por parte das instituições de ensino, como também dos responsáveis em promover a dignidade humana, buscando com isso os valores éticos para que todos tenham lugar e vez nos demais segmentos da sociedade. Todos são responsáveis pela inclusão, tanto a escola como a sociedade de em geral.

Continue navegando