A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
9 pág.
Prova de Sociedade Brasileira Contemporânea  principal

Pré-visualização | Página 1 de 5

Prova de Sociedade Brasileira Contemporânea principal
Questão 1/12 - Sociedade Brasileira Contemporânea 
Considere o trecho do texto a seguir: 
"Médici, embalado nos mais altos índices de crescimento econômico [...], calçado na entrada maciça de capitais estrangeiros e no arrocho salarial, e num mercado intencional em expansão, proclama o 'milagre brasileiro'. [...] Surge o nacionalismo ufanista do 'Brasil Grande', [...] e o tratamento de todos os críticos [...] como traidores". 
Considerando essas informações e conforme os conteúdos do livro-base Sociedade brasileira contemporânea sobre o chamado "milagre econômico" da ditadura civil-militar, marque a alternativa correta: 
A- O crescimento econômico do Brasil durante o período do "milagre econômico" foi tão grande que, praticamente, não houve criticas ao referido período; os problemas relacionados a ele apareceram muitos anos depois do seu término. 
B- A ditadura nomeou de "milagre econômico" o período de crescimento econômico como forma de propaganda, ainda que esse crescimento não fosse substancial. 
C- Apesar do crescimento da economia durante o "milagre econômico", os movimentos de luta contra a ditadura cresceram e fizeram o regime militar recuar, iniciando a abertura.
C Apesar do crescimento da economia durante o "milagre econômico", os movimentos de luta contra a ditadura cresceram e fizeram o regime militar recuar, iniciando a abertura. 
D- O "milagre econômico" foi possível apesar do caráter autoritário do regime militar, que controlava manifestações contrarias, podendo desestabilizar a economia. 
E- O "milagre econômico" serviu de propaganda da ditadura civil-militar com a idéia de um "Brasil Grande", que ajudou a isolar os movimentos de luta armada da população. 
Questão 2/12 - Sociedade Brasileira Contemporânea 
Leia o seguinte fragmento de um depoimento: 
"`Eu não tinha nem dinheiro para comprar leite, se você quer saber', relata Maria Golqin Glina, [...] mãe divorciada de cinco filhos, dois dos quais, A época do confisco implementado pelo Plano Collor, ainda freqüentavam um colégio particular [...]. Maria já era aposentada e vivia da renda de uma loja de moveis usados. 'Eu fiquei desesperada, porque eu tinha dinheiro e não tinha, já que não podia usar'. Maria conta que em março de 1990 havia juntado dinheiro com os filhos para comprar um imóvel [...]. 'Era uma sexta-feira. Al a dona do imóvel que nos queríamos comprar disse assim: 'a senhora coloca o dinheiro no banco, e na segunda-feira nos fechamos o negocio'. Mas, na segunda-feira, a Zélia [ministra da Fazenda] fechou o banco e pegou o dinheiro', conta Maria". 
Considerando as informações contidas no depoimento acima e conforme os conteúdos do livro-base Sociedade brasileira contemporânea sobre a economia durante o governo Collor, analise as seguintes afirmações: 
I. O Plano Collor tinha como objetivo, ao confiscar as poupanças, equilibrar as contas, ao mesmo tempo que reduzia o papel do Estado na economia. 
II. O confisco das poupanças gerou um verdadeiro "trauma" nacional, como podemos perceber no depoimento acima, e ajudou na queda de popularidade do presidente, que acabaria sofrendo o impeachment. 
III. As medidas do Plano Collor que afetaram a população, como escrito no relato acima, fizeram crescer as ações da oposição de esquerda contra o governo, principalmente após denuncias de corrupção.
Está correto apenas o que se afirma em: 
A- I e II
B- I e III
C- I, II e III
D- II e III
E- III
Questão 3/12 - Sociedade Brasileira Contemporânea 
Considere a seguinte citação: 
"Milhões de pessoas foram as ruas [...] de camisa amarela, símbolo da campanha [das Diretas Ja]. [...] [0] povo cantava [...] 'Pelas Tabelas' de Chico Buarque, que [...] trazia aquele toque de esperança pela volta da eleição para presidente [...]: 'Ando com a minha cabeça já pelas tabelas / Claro que ninguém se toca de minha aflição. / Quando vi todo mundo na rua de blusa amarela / Eu achei que era ela puxando um cordão'". 
Considerando as informações acima e de acordo com os conteúdos do livro-base Sociedade brasileiras contemporânea sobre a campanha das Diretas Já, analise as seguintes afirmações: 
I. A campanha das Diretas Já foi a Ultima grande mobilização da sociedade civil na ditadura, conquistando uma vitoria decisiva contra o regime militar que acabaria em 1985. 
II. A emenda Dante de Oliveira pelas Diretas Já foi uma luta parlamentar, que não gerou grande mobilização da sociedade civil, acabando por ser derrotada. 
III. A campanha das Diretas Já, mesmo derrotada, consolidou algumas lideranças políticas, como e o caso de Lula, dirigente do Partido dos Trabalhadores (PT), que foi atuante nas mobilizações. 
Está correto apenas o que se afirma em:
A- I e II
B- I e III
C- I, II e III
D- II e III
E- III
Questão 4/12 - Sociedade Brasileira Contemporânea
 Considere o seguinte trecho de texto:
"Isolada, a SUNAB não conseguia evitar os abusos e o desrespeito ao congelamento de pregos, como explicou o repórter Caco Barcelos. Diante das dificuldades, no primeiro dia do Plano [Cruzado] foi convocada uma 'cruzada cívica de consumidores em defesa do programa de governo'. Nos dias seguintes, milhares de pessoas, de fato, passaram a vigiar os pregos no comércio e denunciar as remarcações. Eram os 'fiscais do Sarney"'. 
Considerando as informações acima e de acordo com os conteúdos do livro-base Sociedade brasileira contemporânea sobre a economia brasileira durante o governo José Sarney (1985-1990), analise as seguintes afirmativas e marque V para as asserções verdadeiras e F para as falsas. 
I. ( ) 0 Plano Cruzado foi a tentativa de o governo Sarney enfrentar a inflação de 200%, mas o piano mostrou-se insuficiente devido ao pouco apoio da população. 
II. ( ) A sugestão do presidente Sarney de que o povo fiscalizasse o congelamento de pregos foi prontamente atendida pela população cansada da alta inflação. 
III. ( ) 0 Plano Cruzado e o congelamento de pregos não foram suficientes para estabilizar a economia apesar do grande apoio popular que teve o piano do presidente Sarney. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a seqüencia correta:
A- V—V—F 
B- V—F—V
C- F—V—V 
D- F—F—V 
E- V—V—V 
Questão 5/12 - Sociedade Brasileira Contemporânea
Considere a seguinte citação:
"Na Ultima segunda-feira [13/06/2013], o Rio de Janeiro, [...] colocou nas ruas 100 mil pessoas que cobraram a reduce° da tarifa de 6nibus. O numero [...] remete ao ano de 1968. No mesmo mas, [...] o movimento estudantil [...] partia para a luta, ap6s a morte do estudante Edson Lima Souto [...]. Um dos lideres do movimento estudantil [...] viu milhares de outros companheiros [serem presos] [...] com a promulgação do Al-5 [Ato Institucional n. 5]". 
Considerando as informações acima e de acordo com os conteúdos do livro-base Sociedade brasileira contemporânea sobre a passeata dos 100 mil e o endurecimento do regime militar, analise as seguintes afirmativas e marque V para as asserções verdadeiras e F para as falsas. 
I. ( ) A passeata dos 100 mil foi um dos pontos culminantes do aumento dos protestos contra a ditadura civil-militar, que resultou no recuo da repressão e major abertura política.
 II. ( ) A grande passeata organizada pela União Nacional dos Estudantes (UNE), conhecida como passeata dos 100 mil, foi responsável por colocar essa entidade na ilegalidade e aumentar a repressão. 
III. () A passeata dos 100 mil demonstrou o aumento da radicalização contra a ditadura, mas que resultou no endurecimento do regime militar. 
IV. () 0 major numero de movimentos contrários a ditadura em 1968 deu-se por seu major prolongamento, maior do que o esperado, por alguns que, antes, apoiavam o golpe militar. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a seqüencia correta:
A V—V—F—V • 
B V—F—V—V 
C F—V—V—F 
D F—F—V—V 
E F—F—V—F 
Questão 6/12 - Sociedade Brasileira Contemporânea 
Leia o seguinte fragmento de uma noticia sobre os campos de concentração no Brasil:

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.