Logo Passei Direto

A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
4 pág.
principal prova discursiva de história do brasil II

Pré-visualização | Página 1 de 2

A respeito da chamada Guerra do Contestado, que ocorreu na Primeira Republica, de acordo com a citação e os conteúdos livro-base Hist6ria do Brasil, política e economia, responda as questões a seguir: 
a) Onde ocorreu a chamada "Guerra do Contestado"? 
b) Apresente ao menos um fator social que ajuda a explicar as motivações desse conflito. 
A) O aluno pode identificar como região, tanto a fronteira entre Paraná e Santa Catarina, quanto a região de disputa ("contestada") entre esses dois estados. "0 major de todos os conflitos messiânicos [...] parece ter sido aquele que eclodiu nos Estados de Santa Catarina e Paraná entre 1915 e 1917' (livro-base, p. 81). 
b) Podem ser apresentados: - disputas entre coronéis locais; - construção de ferrovia na região; - desapropriação de terras; - desestruturação da vida do sertanejo. "As condições para o surgimento de um movimento messianic° de massas naquela região se ligam de forma direta a desestruturação dos meios de vida da população sertaneja, provocada tanto pelas disputas de terra entre os coronéis locais quanto pelos efeitos desestabilizadores [...] levada a cabo pelas empresas multinacionais Brasil Railway Company e Southern Brasil Lumber. [...] A construção da ferrovia e a desapropriação das terras adjacentes levaram a expulsão de milhares de posseiros" (livro-base, p. 82). 
O que era o “voto de cabresto”, no contexto da República Velha? As pessoas, subordinada s à influência do Coronel, eram levadas aos locais de votação, de modo que votassem nos candidatos previamente determinados. curral eleitoral e voto de cabresto, que designavam a condução – sob coação ou suborno – em bloco dos eleitores à seção eleitoral para votarem a descoberto sob supervisão dos coronéis”.
Acima este reproduzido trecho da entrevista do cineasta Caca Diegues de 2005 sobre sua vida na juventude. Considerando conteúdos estudados no livro-base Hist6ria do Brasil, política e economia, responda: 
a) O que foi o projeto nacional-desenvolvimentista? Cite ao menos duas de suas características. 
o projeto nacional-desenvolvimentista como uma ação do Estado brasileiro, com amplo investimento 
na criação de empresas, na busca pela industrializac5o do pais. Podem ser citadas como características: - intervenção estatal; - órgãos públicos de gestão e fiscalização; - políticas de controle do setor produtivo; - legislação de proteção a empresas nacionais; - legislação de proteção a riquezas naturais; - regulação das relações de trabalho; - criação de empresas estatais. As características deste projeto [Nacional-desenvolvimentista] sac. hoje bem conhecidas [...]. Seu principal aspecto é a forte intervenção do Poder Publico nas atividades econ6micas, manifestada na criação de empresas estatais, de instituições públicas voltadas a regulação e a normatizac5o do setor produtivo, na legislação 
de proteção a indústria e as riquezas naturais nacionais, na regulação das relações de trabalho, etc. 
A relação da Lei Eusébio de Queirós com o processo de industrialização do Brasil durante o Segundo Reinado
A Lei Eusébio de Queirós proibia definitivamente o trafico de escravos. 
Há relação esta no problema do suplemento da mão de obra para o trabalho agrícola. Sendo há imigração uma condição de saída viável para o problema. Assim na industrialização do Brasil também existiu a ruptura da dependência exclusiva da civilização humana para sua subsistência em relação a economia agropecuária.
Com isso a maior parte da mão de obra disponível era de escravos quase que totalmente empenhados na produção de gêneros agrícolas exportáveis na lógica do modelo econômico de perfil primário. 
A estrutura do Coronelismo e as fraudes eleitorais (citar pelo menos duas delas); 
As fraude eleitorais era um mecanismo fundamental de preservação e perpetuação do poder oligárquico no inicio da republica. Tais fraudes era um elemento revelador da manipulação eleitoral do período. 
Uma delas era o alistamento dos eleitores locais fazer constar pessoas já falecidas analfabetas com documentação comprobatória de idade falsa. 
O decisivo era garantir o alistamento como eleitores do maior contingente possível de simpatizantes ou dependentes seus ao mesmo tempo em que criavam todas as dificuldades possíveis e imagináveis para obstaculizar ou impedir o alistamento de eleitores adversários. O processo de votação onde ocorria a fraude por meio da intimidação a fim de impor ao eleitorado a vontade dos coronéis que na mesa eleitorais podiam coagir o eleitor a votar no candidato do coronel local quanto falsificar o resultado da eleição. O pior foi o chamado eleição bico de pena pois os mesários simplesmente dispensar a presença dos eleitores e eles mesmos preencherem os votos, os livros de registro e as atas eleitorais . Essa condução se designavam ainda curral eleitoral ou voto de cabestro.
A violência também era eram outro meio de fraude eleitorais quando não eram através da política de favores e apelo as fraudes eleitorais. Mas a violência era o meio que se mantinham usando os efetivos policiais mediante contratações de capangas, cangaceiros e jagunços. 
 
O Movimento Tenentista ( características, objetivos 
As origens e as motivações dessas chamadas revoltas se ligam tanto as condições da vida e trabalho nos cartéis quanto a insatisfação com o modelo político vigente, calcado tanto na república oligárquica quanto no coronelismo.
O tenentismo protestou de forma consistente contra o clientelismo, as fraudes eleitorais e o caráter puramente formal da democracia brasileira. Defendia um sistema eleitoral que garantisse a isenção do processo de escolha dos governantes e da liberdade de voto dos eleitores, insistindo entre outras coisas na imposição do voto secreto. Também a baixos salários, as péssimas condições de vida nos cartéis e a lentidão nas promoções ajudavam a carrear mais adeptos para o movimento tenentista
De acordo com os conteúdos livro-base Historia do Brasil, política e economia sobre o impacto das duas guerras mundiais no processo de industrialização brasileiro, leia as afirmativas abaixo: 
C- I, II
Sobre esta revolta, levando em consideração os conteúdos livro-base Hist6ria do Brasil, política e economia, a correto afirmar que: 
C- Foi uma revolta de contestação ao sistema colonial, organizada especialmente por membros da elite. 
De acordo com a citação e os conteúdos abordados no livro-base Hist6ria do Brasil, política e economia, politicamente, o governo de Fernando Collor foi marcado: 
A- pelo processo de impeachment do presidente. 
sobre a política financeira denominada "encilhamento", leia as afirmativas abaixo e assinale V para as verdadeiras e F para as falsas. 
B -V— V— V— F 
De acordo com o trecho acima e os conteúdos livro-base Hist6ria do Brasil, política e economia a respeito das mudanças sociais promovidas pela Revolução Industrial, 6 correto afirmar que: 
A- A expansão da Revolução Industrial foi acompanhada, também, por uma expansão da mão de obra livre. 
De acordo com os conteúdos livro-base Hist6ria do Brasil, política e economia, foi conseqüência do Plano de Metas: 
A- Crescimento econ6mico do país, apesar de ter havido aumento da inflação. 
Tendo em vista o fragmento acima e os conteúdos livro-base Hist6ria do Brasil, política e economia, o aumento da importância política do Exército na segunda metade do século XIX deve-se 
C- A Guerra do Paraguai, devido tanto a quantidade de recursos destinados ao Exercito quanto ao aumento do efetivo, necessário a manutenção da guerra. 
De acordo com os temas abordados em aula e no livro-base Hist6ria do Brasil, política e economia, uma das conseqüências da promulgação dessa lei para o Brasil foi: 
B- Reforço da imigração, para substituir a mão, de obra na agricultura, apos o fim do trafico de escravos.
 
Sobre o impacto dessa lei na abolição da escravatura no Brasil, é correto afirmar que: 
D- Houve poucos efeitos práticos, pois eram alforriados escravos sem produtividade, alem de
Página12