A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
9 pág.
Prova de Sociedade Brasileira Contemporânea  principal

Pré-visualização | Página 3 de 5

Questão 12/12 - Sociedade Brasileira Contemporânea
Considere o trecho do texto a seguir: 
"O livro, 'Mem6rias do povo: João Pedro Teixeira e as Ligas Camponesas na Paraíba', apresenta um conjunto de dados que nos ajudam a compreender o contexto de opressão em que surgem as ligas [camponesas]. Não somente a terra era cativa do latif6ndio, mas também as relações de trabalho continuavam sub-humanas. Ate o direito a sindicalização era negado ao camponês".
Considerando estas informações e os conteúdos do livro-base Sociedade brasileira contemporânea sobre o governo de João Goulart e as ligas camponesas, marque a alternativa correta: 
A- As ligas camponesas foram as que mais apoiaram o presidente Jango sem impor nenhum tipo de pressão em relação as reformas agrárias, pois entendiam os limites da ação do governo. 
B- As ligas camponesas, surgidas em 1955, tiveram participação importante no apoio e na pressão pela reforma agrária presente no projeto de reformas de base de Jango. 
C- Com o inicio do levante militar que originou o golpe que encerrou o governo do presidente democraticamente eleito João Goulart, as ligas camponesas foram consideradas como o mais duradouro foco de resistência armada a implantação da ditadura. 
D- As ligas camponesas, devido a sua radicalização política, viam o governo João Goulart como traidor e passaram a se posicionar, publicamente, contrarias ao presidente. 
E- As ligas camponesas foram criadas pelo governo de João Goulart como forma de impulsionar a reforma agrária, uma das diretrizes das reformas de base.
12- Você acertou! B 
A alternativa correta é a letra b), pois a “radicalização das políticas presidenciais, em 1963, foi potencializada por novas forças sociais, que ascenderam no pais a partir da década de 1960. Um dos exemplos citados por Fausto [...] [diz respeito as] ligas camponesas, que passaram a cobrar do governo ações de inclusão social dos trabalhadores rurais. 0 autor afirma que as ligas começaram a surgir em fins de 1955, propondo-se, entre outros pontos, defender os camponeses contra a expulsão da terra, a elevação do prego dos arrendamentos e a pratica do 'cambão', pela qual o colono deveria trabalhar um dia por semana de graça para o dono da terra' (Fausto [...]). Resultados diretos da modernização brasileira, os movimentos rurais se alinharam as entidades sindicais, que também cresciam, como um sintoma da significativa mobilização no pals. As paralisações e greves ocupavam os setores públicos e privados. E o mais importante: elas passaram a ocorrer fora de regi6es como Rio de Janeiro e SÃO Paulo, n6cleos grevistas hist6ricos do Brasil" (livro-base, p. 107,108). "Depois de 48 horas do inicio do levante em Minas Gerais, o presidente foi deposto, no dia 1° de abril de 1964. As massas, que tanto deram apoio aos lideres populistas, dos quais Jango era representante, calaram-se. Para Fausto [...], o silencio do eleitorado era resultado de anos calejados por conta da inflação. Com poucos aliados, Goulart havia sido isolado e seu contragolpe falhara. Depois de quase 20 anos de democracia, o Brasil voltava para um regime ditatorial controlado por militares" (livro-base, p. 111).
11- Você acertou! E 
A seqüência correta é: V — V — F. A I e a II são verdadeiras, pois, tanto Vargas quanto Kubitschek eram representantes do chamado populismo brasileiro por terem as características identificadas no elemento-base. Conforme os conteúdos do livro-base: "Os lideres do populismo costumam se apropriar de meios de comunicação para se apresentarem como pr6ximos da população, chegando a ser motivo de adoração em certas ocasiões. 0 populismo também pode ser associado a um modelo de desenvolvimento político-econômico em que se usa da aliança entre classes sociais e organizações trabalhistas. Para Guita Grin Debert [...], esse regime político esta associado a um contexto de urbanização no qual ha um aparelhamento estatal em que o governo atende ao interesse de diferentes classes sociais de modo intervencionista. A autora afirma que os lideres populistas precisariam manter um equilíbrio, geralmente instável, das massas para personificar o poder nesses personagens. Ap6s a abertura democrática de 1945, houve uma crescente mudança no cenário urbano do Brasil, o qual se voltou para uma industrialização baseada no intervencionismo estatal. 0 governo se apresentava de forma mais direta para a populac5o, que se compreendia como parte do Estado. No caso de Getulio Vargas, o caráter populista existia mesmo durante seu governo ditatorial" (livro-base, p. 66,67). 
A afirmativa III e falsa, pois, no populismo, não ha uma mera manipulação das classes trabalhadoras, e sim uma relação de troca, ainda que desigual, onde esses trabalhadores também sac. agentes ativos. Conforme os conteúdos do livro-base: "O período de 1945 a 1964, no Brasil, ficou historicamente marcado pelo conceito de populismo. As democracias populistas foram um fen6meno comum na America Latina, em que lideres com forte carisma chegaram ao poder com amplo apoio popular. A aprovação dessas figuras se deveu muito a ascensão das classes mais baixas, que deixaram de ser dominadas pelas elites econ6micas e passaram a eleger personagens que dedicaram muitos de seus programas ao povo" (livro-base, p. 65). 
10- Você acertou! A 
A alternativa correta é a letra a), pois, para "o governo Kubitschek, o projeto de tornar o Brasil mais industrial passava pelo seu Plano de Metas [...]. 0 historiador descreve os resultados do programa como 'impressionantes', especialmente no campo da industria, cujo valor de produção subiu 80% entre 1955 e 1961. As altas porcentagens seguiram no campo das comunicações, do material de transporte e da energia" (livro-base, p. 93). "Benevides [...], o juscelinismo foi uma política que 'procurou a conciliação entre o velho e o novo, entre as elites e as massas'. Ao assumir a cadeira de lider da nação brasileira, sendo herdeiro de Getúlio Vargas, JK prop6s um projeto de continuidade do estilo nacionalista do estadista gaucho, mas de olho nas mudanças" (livro-base, p. 92). "De acordo com Luiz Orenstein e Ant6nio Claudio Sochaczewski [...], no período de 1955 a 1960, o país viu crescer a entrada de capital aut6nomo, o que permitiu o aumento da circulação monetária em território nacional. Isso possibilitou ao Estado trabalhar melhor com a balança comercial, sem perder o interesse estrangeiro no mercado brasileiro" (livro-base, p. 92,93). "A intervenção do governo de Kubitschek na economia do país não seria possível sem a presença de um terceiro agente, criado durante o governo Vargas — o BNDE cuja ação ainda era incipiente para o piano de industrialização antes de 1955. O exemplo funciona como uma alegoria para mostrar o equilíbrio entre as medidas de capital interno e externo que funcionaram durante a passagem de JK pelo poder, visto que o modelo nacional-desenvolvimentista da época se baseava na internacionalização da economia com a chegada de diversas empresas estrangeiras" (livro-base, p. 97).
9- Você acertou! C 
A alternativa correta e a letra c), pois "Dutra [...] beneficiou-se de um apoio de Ultima hora de Getulio Vargas e levou a faixa presidencial. 0 ex-presidente gaucho, por sua vez, aproveitou as eleições para se manter na vida publica e se tornou deputado e senador em vários estados (como previsto pela legislação eleitoral vigente na época). `Getúlio foi um dos grandes vencedores das eleições de 1945 [...]' (Fausto, [...D. A bancada legislativa que organizou a Constituinte era dominada por membros do PSD [Partido Social Democrático] e do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), francos getulistas" (livro-base, p. 62). 
8- Você acertou! E 
A alternativa correta é a letra e). "Ha uma corrente da historiografia brasileira que acredita que o golpe nao foi apenas militar, por ter sido gerido e apoiado por diversos membros da sociedade civil. 0 ato seria, portanto, de natureza civil-militar. Um dos trabalhos pioneiros nessa tese foi o do historiador Rene Armand Dreifuss, no livro 1964: a conquista

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.