Buscar

AVALIAÇÃO FINAL DISCURSIVA LEITURA DE IMAGEM

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIASSELVI
	
	Disciplina:
	Leitura de Imagem (ART24)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Discursiva) - Individual Semipresencial 
	
	
	
	
Parte superior do formulário
	1.
	Uma imagem ao ser analisada pode apresentar significados e interpretações diversas. Para auxiliar nesse processo de compreensão, a Teoria da Gestalt apresenta leis para embasar e possibilitar leituras visuais mais completas. Observe a imagem a seguir e disserte sobre a lei da pregnância da forma e como ela se apresenta na imagem.
FONTE DA IMAGEM: Disponível em: <https://www.pinterest.pt/pin/854346991784568555/>. Acesso em: 25 maio 2018.
	
	Resposta Esperada:
Todas as imagens apresentam a lei da pregnância da forma, pois essa lei tem relação com a maneira como vemos e compreendemos uma imagem. É considerada uma lei básica da Gestalt, e quanto maior a clareza e a rapidez em compreendermos uma mensagem, pode-se dizer que ela presenta alta pregnância. Quanto maior for o tempo em reconhecer uma imagem, e menor clareza visual, pode-se dizer que ela tem baixa pregnância da forma. 
No caso da imagem pode-se dizer que ela apresenta alta pregnância, pois apresenta uma clareza visual, e rapidamente é possível compreender que existe uma figura feminina sentada, observando ou lendo uma espécie de jornal, em uma paisagem natural, com sua mochila.
	2.
	As placas de sinalização ajudam a organizar o trânsito nas cidades. As placas de trânsito configuram-se como ícones, pois são signos de leitura imediata e remetem diretamente a uma ideia. Na tirinha a seguir, no primeiro quadro, vemos o personagem Cebolinha fugindo. No segundo, vemos que ele foge do Sansão, que "voa" em sua direção. Ao encontrar a placa com a seta para cima, Cebolinha fica feliz pois a seta indica a direção a ser seguida e Sansão a segue. Pierce organizou os signos em espécies, diferenciando-os em símbolos, ícones e índices. Com base no exposto, disserte sobre o conceito de ícone, ressaltando a importância da sinalização de trânsito para a organização do tráfego a partir de exemplos (no mínimo dois).
FONTE DA IMAGEM: Disponível em: <http://turmadamonica.uol.com.br/tirinhas/>. Acesso em: 3 ago. 2016.
	
	Resposta Esperada:
No campo da semiologia e semiótica um ícone é um signo visual que representa outro objeto por ser semelhante a ele. Graças a essa relação de semelhança, o ícone pode substituir a coisa que representa. Sua principal característica é possuir uma leitura imediata. Os ícones são utilizados no trânsito para auxiliar o tráfego nas cidades, impedindo que acidentes aconteçam. Como exemplo, podemos pensar nas placas de "PARE", que dão a preferência de passagem para uma das vias perpendiculares entre si, evitando batidas entre veículos e permitindo que o trânsito flua de maneira mais segura do que se não tivesse a placa. Outro exemplo são as placas de sentido da via, avisando motoristas e pedestres da direção a ser tomada pelos veículos, diminuindo os riscos de atropelamento, pois os pedestres sabem para qual lado olhar ao tentar atravessar a via.
Parte inferior do formulário

Continue navegando

Outros materiais