Buscar

aula 03

Prévia do material em texto

TÉCNICAS DE SELEÇÃO
Lembramos que um processo conduzido de forma eficaz avalia o perfil do candidato frente ao perfil de competências do cargo e as competências organizacionais. Esse modelo abrange o que chamamos de seleção por competências e serve para gerar maior efetividade nos processos seletivos.
Competências do cargo: compreendem as competências técnicas e comportamentais relevantes que um determinado cargo requer para que seu futuro ocupante possa atuar dentro da dimensão proposta, contribuindo para uma atuação de destaque. Engloba os conhecimentos, habilidades e atitudes/comportamentos que devem ser descritos na requisição de pessoal pelo requisitante no início do processo seletivo.
Conhecimentos: Conhecimentos técnicos, formação, cursos, entre outros.
Habilidades: Colocar em prática o saber.
Atitudes: Comportamentos compatíveis.
Competências organizacionais: são as competências que garantem a competitividade e sustentabilidade de uma empresa, tornando-a única e diferenciada na relação com seus clientes. Apoiam no direcionamento da organização dentro de sua missão e visão, estando correlacionadas aos valores e cultura da organização.
Como exemplo, podemos citar como competência organizacional - Foco no Cliente – que, em algumas empresas, pode significar que todos os funcionários que trabalham nesta organização, em todos os níveis, devem atuar com foco no relacionamento com o cliente, percebendo e atendendo às suas necessidades, transmitindo confiabilidade e envolvimento, estando comprometidos com a excelência no atendimento. 
Essa competência deve ser comunicada amplamente nos canais de comunicação internos, favorecendo o entendimento e a orientação quanto à atitude esperada, pela organização, dos seus funcionários.

Continue navegando