Buscar

Regras para Debates Eleitorais

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Aluna: Grazielle Chagas dos Santos Tavares
Resumo do caso
No dia 02/10/18 as 18:30, estava previsto na Universidade Salgado de Oliveira, um debate eleitoral entre os candidatos a Deputado Estadual e Deputado Federal. Os participantes do referido debate foram selecionados, entre os candidatos do Município de São Gonçalo, a partir de enquete eletrônica realizada nos dias 27 e 28/09. 
Os selecionados foram: Gilson do Cefen(PRP), Jalmir Júnior(PRTB) e Sandro Aldemida(PHS) para Deputado Estadual. Altineu Cortez(PH), Dejorge Patricio(PRB) e Dimas Gadelha(DEM) para Deputado Federal. 
No dia previsto para o debate, chegou uma ordem judicial que impediu a realização do evento. O motivo real da ordem judicial, bem como quem a deu causa, ainda é desconhecido por muitos alunos. 
Diante dos fatos expostos, faz-se necessário expor as regras para a realização do debate do primeiro turno nas eleições proporcionais. 
Regras do Debate
A lei nº 9.504, de 30 de setembro de 1997 trata no seu artigo 46, inciso II, a respeito das eleições proporcionais
II - nas eleições proporcionais, os debates deverão ser organizados de modo que assegurem a presença de número equivalente de candidatos de todos os partidos e coligações a um mesmo cargo eletivo, podendo desdobrar-se em mais de um dia;
III - os debates deverão ser parte de programação previamente estabelecida e divulgada pela emissora, fazendo-se mediante sorteio a escolha do dia e da ordem de fala de cada candidato, salvo se celebrado acordo em outro sentido entre os partidos e coligações interessados.
§ 1º Será admitida a realização de debate sem a presença de candidato de algum partido, desde que o veículo de comunicação responsável comprove havê-lo convidado com a antecedência mínima de setenta e duas horas da realização do debate.
§ 2º É vedada a presença de um mesmo candidato a eleição proporcional em mais de um debate da mesma emissora.
§ 3º O descumprimento do disposto neste artigo sujeita a empresa infratora às penalidades previstas no art. 56.
§ 4o  O debate será realizado segundo as regras estabelecidas em acordo celebrado entre os partidos políticos e a pessoa jurídica interessada na realização do evento, dando-se ciência à Justiça Eleitoral. 
Portanto, os debates eleitorais, transmitidos por emissoras de rádio ou televisão, serão realizados baseados nas regras a serem estabelecidas de comum acordo entre os partidos políticos participantes e a emissora responsável pela sua realização, sendo obrigatório que se dê ciência deste acordo à Justiça Eleitoral.
Para os debates que se realizarem no primeiro turno das eleições, serão consideradas aprovadas as regras, inclusive as que definam o número de participantes, que obtiverem a concordância de pelo menos 2/3 (dois terços) dos partidos ou coligações com candidatos aptos, no caso de eleição proporcional. Estes eventos deverão ser comunicados previamente à Justiça Eleitoral para que ela possa fazer o acompanhamento. Sendo assim, deve-se levar em consideração o princípio da isonomia para que todos os candidatos tenham direito a um tratamento igualitário e possam efetivamente participar expondo suas intenções e idéias no debate.

Continue navegando