Buscar

Fisiologia da gônada feminina

Prévia do material em texto

Fisiologia da gônada feminina 
Objetivo:
Função reprodutora feminina, foliculogênese e regulação do ciclo menstrual
A regulação ocorre por meio do eixo hipotálamo-hipofisário. No Hipotálamo ocorre a produção de GNRH que sinaliza para a hipófise produzir LH e FSH. 
O ciclo menstrual pode ser dividido em duas fases. Os primeiros 14 chamado de ciclo proliferativo/ folicular e os outros 14 dias o chamado ciclo luteínico/ secretora.
O hipotálamo libera o hormônio estimulador de gonadotrofina (GNRH) para que a hipófise possa liberar FSH e LH. Em um primeiro momento o FSH se apresenta mas alto ( folículo estimulante - hormônio relacionado à primeira metade do ciclo). 
*o estrogênio pode fazer feedback positivo e negativo. ( secreção baixa e progressiva = feedback negativo com adenohipófise e com o hipotálamo) ( quando o estrógeno apresenta um pico de concentração = feedback positivo)
*Não são todos os folículos que sofrem a ação do FSH. ( ação inicial de desenvolvimento - secretam um pouquinho de estrógeno e de inibina). Essa baixa concentração causa um feedback negativo, diminuindo a produção de FSH. Ao cair a produção tanto do FSH quanto do LH, não há hormônio suficiente para esses folículos pré selecionados continuarem seu desenvolvimento. Dessa forma, o que estiver mais desenvolvido continua o seu desenvolvimento enquanto os outros involuem. Quando este folículo chega a uma etapa avançada de desenvolvimento, ele passa a produzir muito estrógeno ( essa grande concentração causa um feedback positivo na adeno e no hipotálamo, causando um pico de FSH e LH). 
Quando o ocorre um pico de LH, o folículo se rompe e libera o óvulo, ocorre então a ovulação. Ele estimula também o corpo lúteo ( o corpo lúteo é que passará a produzir os hormônios femininos e não mais o folículo). Esse pico de LH marca o início da fase luteinizante.
Na primeira fase, o estrógeno é o hormônio que está em alta, já na segunda fase, o hormônio em maior quantidade é a progesterona, seguida de estrógeno. * as altas concentrações de progesterona causam um feedback negativo com a adeno e hipotálamo. Esse feedback negativo causa uma involução do corpo lúteo, o resultado disso é a menstruação.
O pico de LH marca que a ovulação ou aconteceu à 12 horas ou está para acontecer em no máximo 24 horas. ( importância clínica para mulheres que pretendem engravidar). * esse pico mostra o início do período fértil. 
Obs: tanto o folículo quanto o corpo lúteo produz inibina.
Progesterona SEMPRE faz feedback negativo já o estrógeno depende da concentração. Estrógeno em baixas concentrações = feedback negativo em altas concentrações = feedback positivo
A secreção de GnRH deve ocorrer em picos ( amplitudes distintas, variando entre alto e baixo)
1 pulso por hora ( alta frequência) libera LH
1 pulso a cada 3 horas ( baixa frequência) libera o FSH
e

Continue navegando