Buscar

Gabarito Avaliação Final (Discursiva) Individual e sem Consulta, Fundamentos e Teoria Organizacional

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1.
	Frederick Taylor é considerado uma das influências mais profundas para Henry Ford. Tal cenário caracteriza todo um sistema de produção que foi nomeado de "fordismo". Ford definiu três princípios básicos: intensificação, economicidade e produtividade. O princípio de produtividade está ligado ao aumento da capacidade de produção do trabalhador. Tendo como base esse princípio, disserte sobre a sua relação com a Administração Científica.
	Resposta Esperada:
O princípio de produtividade visa ao aumento de produção, portanto, está relacionado com os estudos empreendidos por Taylor no que se refere aos tempos e aos movimentos, à divisão do trabalho, à especialização do operário, ao desenho de cargos e tarefas e incentivos salariais. Essas eram algumas das formas encontradas por Taylor para promover o aumento da produtividade dos operários. Dessa forma, Ford empregou essas práticas, formuladas por Taylor, em sua empresa, para que possibilitasse o incremento produtivo, garantindo assim que o princípio fosse alcançado.
	2.
	A Teoria Sistêmica, também conhecida como Teoria Geral de Sistemas, é uma abordagem que junta diversas ciências, com destaque para matemática, cibernética e sistemas. Tem como base estudos em conceitos e princípios de várias ciências, que são estudados para compreender como um determinado fenômeno - nesse caso, na ciência da administração -, a Teoria Sistêmica contribui de forma significativa na evolução dessa teoria, e sua abordagem no processo de gestão das organizações. Neste sentido, disserte sobre a cibernética criada por Norbert Wiener, simultaneamente com o surgimento da Teoria de Sistemas.
	Resposta Esperada:
Cibernética é uma ciência ou teoria dos sistemas com base na comunicação entre o meio e os indivíduos, mantendo todo o processo e os envolvidos interligados e, como consequência, tem uma melhor compreensão dos aspectos físicos, fisiológicos e psicológicos do ambiente administrativo.

Outros materiais