Buscar

Direito Proc. Trabalho - Aula (4) - Ok

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Plano de Aula: DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO
DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO - CCJ0039
Título
DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO
Número de Semana de Aula
4 
Tema
Atos, Termos, Prazos e Nulidades Processuais
Objetivos
O aluno deve conhecer as regras de início e contagem do prazo processual trabalhista, as peculiaridades no que se refere às nulidades processuais, eis que diferem das normas do processo civil, na medida em que a parte deverá arguir a nulidade na primeira oportunidade que tiver para falar nos autos ou em audiência, sob pena de preclusão.
Estrutura do Conteúdo
Atos, Termos, Prazos e Nulidades Processuais. Atos processuais: conceito; classificação; comunicação dos atos. Prazos processuais: contagem dos prazos; principais prazos trabalhistas. Nulidades processuais: conceito; espécies de vícios dos atos processuais; princípios; nulidades no Processo do Trabalho.
Aplicação Prática Teórica
CASO CONCRETO:
As partes foram intimadas da sentença prolatada pelo juiz do trabalho em determinada ação trabalhista no dia 04/10/2013 (sexta-feira). Em 11/10/2013 o advogado da empresa opôs recurso de embargos de declaração via fac-símile. O recurso original foi protocolizado no dia 18/10/2013 (sexta-feira).
Sabendo-se que o recurso de embargos de declaração tem prazo de 5 (cinco) dias e o prazo para juntada dos originais do recurso interposto via fac-símile também é de 5 (cinco) dias, informe, justificadamente, se foram observados os prazos processais para a apreciação do recurso.
         
Resposta:
Considerado o prazo de 05 dias para embargos de declaração e, da a intimação à data de 04/10/13, a qual, em conformidade ao artigo 775, CLT, é excluída da contagem do prazo e ainda considerando que os dias subsequentes são sábado e domingo – dias sem expediente forense – contar-se-á a partir do próximo dia útil: no caso em questão, a segunda-feira, dia 07/10/2013. Conclui-se que, no recurso de embargos, o período expirava-se dia 11/10/2013, portanto respeitando o prazo processual limite e válido.
A mesma observação positiva faz-se no caso da juntada dos originais via fac-símile: os 05 dias contar-se-ão a partir de 14/10/2013, em virtude de sábado e domingo não serem dias úteis, e que o prazo expira exato dia 18/10/2013, onde o recurso fora protocolizado.
1ª) QUESTÃO OBJETIVA:
(Procurador do Trabalho 2006) - Em relação aos prazos processuais, é INCORRETO afirmar que: 
A) o início do prazo, quando a notificação é postal, é fixado pela presunção juris tantum de recebimento da correspondência quarenta e oito horas após a sua postagem;
B) não se confundem início do prazo e início da contagem do prazo, já que a CLT manda excluir da contagem o dia do início e nela incluir o dia do término do prazo;
C) se a notificação ocorrer no sábado, o início da contagem do prazo ocorrerá na terça-feira subsequente, em sendo dias úteis a segunda e a terça-feira;
D) constitui prerrogativa da fazenda pública o prazo em dobro para contestar e em quádruplo para recorrer;
 
2ª) QUESTÃO OBJETIVA:
(FCC - 2011 - TRT - 14ª Região - Analista Judiciário - Área Judiciária) - Com relação às nulidades, o princípio da transcendência é aquele que prevê que
A) deverão ser declaradas ex officio as nulidades fundadas em incompetência de foro, sendo considerados nulos os atos decisórios.
B) o juiz, quando a lei prescrever determinada forma, sem cominação de nulidade, considerará válido o ato se, realizado de outro modo, lhe alcançar a finalidade.
C) anulado o ato reputam-se de nenhum efeito todos os subsequentes, que dele dependam.
D) a nulidade de uma parte do ato prejudicará as outras, mesmo que dela sejam independentes.
E) só haverá nulidade nos processos sujeitos à apreciação da Justiça do Trabalho quando resultar dos atos inquinados manifesto prejuízo às partes litigantes.

Continue navegando