Buscar

Sistema Sensorial Perceptivo e Córtex Cerebral

Prévia do material em texto

Aula 5: O sistema sensorial perceptivo: as sensações
Córtex cerebral e memória
Ao final desta aula, você será capaz de:
1. Identificar os elementos componentes do sistema perceptivo: Receptores, Sistemas Ascendentes e Córtex Somatossensitivo. 
2. Descrever como e onde acontece o processamento e integração das informações somatossensitivas para o controle do movimento.
Introdução
essa aula, iniciaremos os estudos dos mecanismos essenciais de regulação do movimento, começando pela percepção. 
Como percebemos o que acontece ao nosso redor? 
Como conseguimos tocar partes do nosso corpo mesmo sem ver? 
Por que não precisamos olhar para o chão quando caminhamos? 
Como conseguimos identificar objetos usando apenas o tato?
Essas e outras capacidades são determinadas por estruturas corticais envolvidas com a detecção do ambiente e transmissão dessas informações até o córtex, onde as informações são processadas e integradas para responder às demandas da tarefa respeitando as restrições do ambiente.
O sistema sensorial perceptivo
Para delimitar nossos estudos sobre o sistema sensorial perceptivo, vamos definir as sensações como as informações do ambiente que ascendem ao sistema nervoso central para que possamos que perceber o que acontece a nossa volta.
Como acontece a transmissão da informação sensorial?
Para que as informações do ambiente sejam transmitidas até a medula ou até ao córtex, as terminações nervosas próprias dos neurônios sensitivos, chamadas de receptores são acionadas por diversos estímulos, como frio, calor, vibração, por alterações químicas ou pelo próprio movimento.
Desviar de um objeto no caminho, mesmo que não se saiba precisamente a distância segura para se passar, ou o fato de poder tocar várias partes do corpo com os olhos vendados e as atividades de coordenar os movimentos funcionais como andar, segurar e manipular objetos.
O sistema sensorial perceptivo
Os receptores são capazes de detectar qualquer alteração no ambiente, na angulação das articulações ou tensão muscular e assim deflagrarem o potencial de ação que percorre as fibras neuronais até a medula e córtex para a adaptação dos sistemas de ação.
Especificamente, por informações provenientes desses receptores é que somos capazes de perceber (percepção) as restrições do ambiente e organizar as demandas da tarefa adequadamente.
Não podemos esquecer que para atender às demandas da tarefa o sistema nervoso se utiliza também das informações sensoriais para resposta motora adequada, na intenção de realizar o movimento: A cognição
Os sistemas ascendentes
Primeiro precisamos rever alguns conceitos:
As informações transmitidas pelos receptores chegam na medula pela parte posterior e lateral. 
Na medula essas informações ascendem ao sistema nervoso central por feixes de fibras neuronais chamados de tractos. 
O córtex somatossensitivo
Quando as informações originadas nos receptores chegam ao córtex somatossensitivo, através do tálamo, tomamos consciência da sensação, ou seja, conseguimos interpretar a informação. Também chamado de áreas 1,2 e 3 de Broadman, está localizado no giro pós-central e correspondem ás áreas 1, 2 e 3 da figura 2.
Os conjuntos de tractos que transmitem a informação sensorial formam os sistemas ascendentes ou vias ascendentes.
Nessa área é que as informações provenientes dos exteroceptores e proprioceptores começam a ser integradas para organizar o movimento em uma determinada área do corpo. 
Para isso, existem nessa região do córtex, neurônios para interpretação das diferentes partes do corpo e assim, podemos mapear a representação das partes do corpo para os neurônios que cuidam de interpretar e integrar essas informações dessas regiões.
As áreas de associação
Após a interpretação e integração das informações sensoriais, a transição da percepção para a ação requer o processamento das informações cognitivas.
Nesse momento é importante saber que nas áreas de associação, associam-se todos os elementos da percepção e cognição para iniciar o comando da ação coordenada que descenderá até a medula e determinará a contração coordenada dos vários músculos para realização das tarefas organizadamente.
Nessa aula, identificamos os elementos do Sistema Sensorial Perceptivo: 
Os receptores sensoriais.
As vias de condução da informação sensorial: Sistemas Aferentes.
O córtex somatossensitivo.
Tratamos, também, do processamento e integração das principais informações sensoriais para a produção do movimento funcional.
 
Saiba mais

Continue navegando