Buscar

EXERCÍCIOS DE DIDÁTICA – AULA BREVE RETROSPECTIVA HISTÓRIA DA DIDÁTICA

Prévia do material em texto

EXERCÍCIOS DE DIDÁTICA – AULA BREVE RETROSPECTIVA HISTÓRIA DA DIDÁTICA
1. Interessa à Didática tudo o que o aluno aprende na relação com o professor e com o grupo ou classe, bem como o processo de aprendizagem através do qual isto ocorre. O processo de aprendizagem se desenvolve em três dimensões que são:
 Social, humana e comportamental.
Pública, privada e confessional.
Instrumental, técnica e humana.
Diretiva, comportamental e social.
Certo		Humana, político-social e técnica.
2. Em relações a ideias pedagógicas defendidas por John Dewey, analise as afirmações abaixo e, em seguida, assinale a alternativa corresponde à sequência correta.
I. Defendeu a educação pela ação.
II. Acreditava que os melhores métodos são aqueles que permitem a participação efetiva dos alunos 
no processo de ensino-aprendizagem.
III. Propôs uma educação de uso prático e contextualizada, na qual o homem é um mero espectador.
IV. Formulou um método único de ensino, com base nos parâmetros das leis psicológicas do conhecimento.
V. O conceito central de seus pressupostos é a experiência, a qual, para ele, é o que impulsiona e dirige o conhecimento.
I - II - III - IV.
Certo		I - II - V.
I - II - III - IV - V.
I - II - IV - V.
I - III - IV.
3. Acerca da didática magna é CORRETO afirmar:
 Certo		Foi elaborada por Comênio que baseou sua tese em ideais ético-religiosos.
Foi elaborada por Maria Montessori que pensou numa escola ativa, de corrente vitalista.
Foi elaborada por Paulo Freire que sinalizou para uma educação libertadora.
Foi elaborada por Piaget que partiu de uma perspectiva interacionista, levando em consideração o indivíduo e o meio.
Foi elaborada por Rosseau que privilegiou a abordagem antropológica ao invés da epistemológica, tornando o homem o centro dos estudos e não o saber.
4. A Didática surge no século XVII tendo como principal fomentador:
 Karl Marx.
Certo		Comenius.
Henri Wallon.
Jean Piaget.
Lev Vygotsky.
5. A palavra Didática provém do grego didaktike, século XVII, para inaugurar um campo de estudos na Educação, deixando de ser intuitiva da prática vigente para tornar-se um campo de reflexão de filósofos e pensadores que participam da história das ideias pedagógicas. Assim, podemos concluir que o conceito de Didática mudou com a influência das diferentes tendências pedagógicas. Seguindo preceitos da tendência contemporânea, a Didática pode ser identificada como
 regras e preceitos bem consolidados para dirigir a aprendizagem.
técnicas e recursos pedagógicos.
Certo	foco na multifuncionalidade do processo ensino-aprendizagem nas dimensões técnica, humana e política.
conjunto de metodologias para organizar e otimizar o ensino.
reflexão sistemática que busca alternativas para a prática pedagógica, tendo como centro o processo ensino-aprendizagem apenas.
6. Os princípios subjacentes ao ideal pedagógico de Comenius, educador do século XVII, sustentam-se nos ideais de uma escola na qual todas as classes sociais sejam educadas, isto é, onde o ensino seja destinado a todos sem qualquer tipo de discriminação. As contribuições do pedagogo Comenius impulsionaram reflexões sobre a escola e o papel da educação na sociedade, instigando naquele contexto histórico a I busca por um método de ensino mais racional, ordenado e mais apropriado para garantir aos indivíduos o acesso aos conhecimentos produzidos pela sociedade moderna. II busca pela democratização do saber, considerando a exceção dos que não tinham aptidão e inclinação para os estudos segundo a sua natureza humana. III defesa de uma escola universal, partindo do pressuposto da natureza educável do homem e da necessidade de uma educação escolarizada para ele. IV construção de um projeto educativo que inclua todos os homens e a disposição de um saber universalizante que se encontra na base da formação humana. Assinale a opção em que todas as afirmativas estão corretas.
 Certo		I, III e IV.
I, II e III.
II, III e IV.
I, II e IV.
7. A construção de uma memória sobre o significado renovador do trabalho dos Pioneiros da Educação Nova foi tarefa a que se dedicou Fernando de Azevedo, com o maior empenho, durante praticamente toda a sua vida. O movimento renovador está presente em vários "lugares de memória" (topográficos, monumentais, simbólicos e funcionais) (BRANDÃO, 1999). O significado renovador deste documento "o Manifesto dos Pioneiros da Escola Nova" encontra-se na posição de defender:
 a ampliação das discussões sobre a educação brasileira pautada na moral, na ética e no respeito à verdade cristã.
princípios morais e religiosos ligados à tradição cristã.
o professor como o técnico e responsável pela eficiência do ensino.
Certo		uma nova escola, promotora da ciência e da pedagogia moderna sob a égide do ensino público, gratuito, e laico.
uma educação integral do homem, enquanto ser criado por Deus.
8. O homem, no decorrer dos séculos, sempre se preocupou em preservar e disseminar o conhecimento, o que vem refletindo e provocando mudanças no cotidiano das pessoas desde a antiguidade até os dias atuais. Nesse sentido, Pierre Lévy (1993) categoriza o conhecimento existente nas sociedades em três formas diferentes: a oral, a escrita e a digital. No período em que não há mais uma tecnologia e sim múltiplas tecnologias, que buscam favorecer não só a preservação dos conhecimentos, mas principalmente a construção de novos conhecimentos, que deem respostas novas a problemas novos, a sociedade em relação ao conhecimento é categorizada de:
 Sociedade Escrita
Sociedade Oral
Certo		Sociedade Digital
Sociedade Escriba
Sociedade Mecânica

Mais conteúdos dessa disciplina