Buscar

Teorias e Práticas do Currículo Avaliação Final (Discursiva) - Uniasselvi

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1.
	O currículo se configura como um meio ou um caminho a ser percorrido no decorrer do processo das práticas pedagógicas. Segundo Traldi (1984, p. 37), o currículo é uma "estratégia pela qual as escolas tentam satisfazer os fins da educação". Dessa forma, há estratégias, fases, níveis e componentes que estruturam a organização do currículo escolar. Na decisão curricular, especificamente, surgem as fases do currículo, uma delas consiste no currículo prescrito. Análise e disserte sobre as características do currículo prescrito.
FONTE: TRALDI, L. L. Currículo: teoria e prática. São Paulo: Atlas Ribeirão, 1984.
	Resposta Esperada:
O currículo prescrito são as determinações legais oriundas dos órgãos, secretarias nos âmbitos municipais, estaduais ou nacionais, organizados no formato de documentos, que preconizam os fundamentos curriculares que devem ser incorporados e seguidos nos fazeres pedagógicos na escola.
	2.
	Atualmente, a educação no Brasil é norteada pelos PCN, PCNEM e pelo RCNEI. Esses documentos nos trazem as diretrizes gerais nacionais. Entretanto, outros documentos são gerados a partir deles, como as propostas curriculares estaduais e municipais. Diante do exposto, disserte sobre a razão pela qual há a necessidade desses últimos documentos serem elaborados.
	Resposta Esperada:
A extensão territorial do Brasil é demasiadamente grande, e o Brasil tem uma diversidade cultural e étnica bastante variada que deve ser respeitada. Seria praticamente impossível formular um documento que contemplasse toda a variedade cultural, pois há especificidades regionais que devem ser trabalhadas. Dessa forma, há a necessidade de se formular documentos que atendam a essas especificidades.

Outros materiais