Buscar

Modelo Projeto IV 2017.2 Grupo

Prévia do material em texto

15
CENTRO UNIVERSITÁRIO FADERGS
DISCIPLINA DE PROJETO INTEGRADOR IV
RELATÓRIO DE ANÁLISE E IMPLEMENTAÇÃO ESTRATÉGICA
Marcio Juba
Marcelo Raimondi Trombeta
Estevam Campos
Leonardo Machado
Análise Estratégica na empresa Expressa Logística LTDA
Prof. Raphael Morales
Porto Alegre/RS, 27 de Agosto de 2017.
SUMÁRIO
SUMÁRIO	2
1 INTRODUÇÃO	4
1.1 Histórico da Empresa	4
1.1.1 Norteadores Estratégicos	6
1.1.1.1 Declaração da Missão	6
1.1.1.2 Declaração dos Valores	7
1.1.1.3 Declaração da Visão	7
1.1.1.4 Declaração dos Objetivos Estratégicos	7
1.1.1.5 Análise dos Norteadores Estratégicos	7
2 DIAGNÓSTICO DO AMBIENTE ESTRATÉGICO	7
2.1 CADEIA DE VALOR DE PORTER	8
2.1.1 Análise das Atividades de Apoio	9
2.1.1.1 Infraestrutura da Empresa	9
2.1.1.2 Gerencia de Recursos Humanos	9
2.1.1.3 Desenvolvimento de Tecnologia	10
2.1.1.4 Aquisição	10
2.1.2 Análise das Atividades Primárias	10
2.1.2.1 Logística Interna	10
2.1.2.2 Operações	11
2.1.2.2 Logística Externa	11
2.1.2.3 Marketing e Vendas	11
2.1.2.2 Serviço	11
2.2 ANÁLISE DAS 5 FORÇAS DE PORTER	12
2.2.1 Análise do Poder de Barganha dos Fornecedores	12
2.2.2 Análise do Poder de Barganha dos Clientes	12
2.2.3 Análise da Ameaça de Entrada de Novos Concorrentes	13
2.2.4 Análise da Ameaça de Entrada de Produtos Substitutos	14
2.2.5 Análise da Rivalidade Entre Concorrentes	14
3 FORMULAÇÃO ESTRATÉGICA	15
3.1 MATRIZ BCG (não se aplica em órgãos públicos)	16
3.1.1 Gráfico da Matriz BCG	16
3.1.2 Análise dos Produtos/Serviços da Concorrência	17
3.1.3 Análise dos Produtos/Serviços da Empresa	17
3.1.4 Conclusões Estratégicas	17
3.2 MATRIZ SWOT	17
3.2.1 Análise da Matriz SWOT e de suas relações	17
3.2.2 Análise dos Pontos Críticos da Matriz SWOT	18
3.3 ESTRATÉGIAS GENÉRICAS DE PORTER	18
3.4 REDEFINIFÇAO DOS NORTEADORES ESTRATÉGICOS	18
3.4.1 Declaração de Negócio Míope e Estratégica	18
3.4.2 Declaração da Missão	18
3.4.3 Declaração da Visão	18
3.4.4 Declaração dos Valores	18
3.5 Declaração dos Objetivos Estratégicos	18
4 CONSIDERAÇÕES FINAIS	19
5 REFERÊNCIAS	19
1 INTRODUÇÃO
Em um mundo cada vez mais globalizado e competitivo, a gestão sistêmica de uma organização pode ser um marco divisório para empresas crescerem ou fecharem. Empresas familiares parecem ter a mesma visão mercadológica onde o feeling do proprietário da organização compõe o principal ponto para a tomada de decisões.
 Este trabalho acadêmico tem como objetivo a realização de uma avaliação estratégica na empresa Expressa Logística LTDA, empresa familiar onde a visão estratégica ainda não é aplicada. Para realizar a análise proposta, foram coletadas informações do ambiente externo e interno da organização, assim foi possível traçar as medidas a serem tomadas para elaborar uma avaliação estratégica. 
No cenário atual conforme descrito acima, é imprescindível que as organizações procurem saber a posição em que ocupam no mercado, assim podem realizar uma análise profunda em sua gestão e ainda assim determinarem qual caminho ou qual decisão devem tomar. Um fator também importante para a elaboração da avaliação estratégica é o feedback vindo de clientes ou fornecedores para atualizar as posições de mercado em que a empresa atua.
Nesse contexto, a empresa Expressa Logística, busca traçar metas e objetivos a longo prazo, para não serem engolidos pelo mercado e ainda assim destacar-se de seus concorrentes, oferecendo aos seus clientes consumidores, confiança, credibilidade e um serviço de ótima qualidade. Para o diagnóstico do ambiente estratégico foi utilizado como ferramentas, a coleta de dados, observação, entrevista informal ao proprietário e a utilização do site da empresa
A formulação da avaliação estratégica é de suma importância, pois nela podemos detectar oportunidades e ameaças, as forças e fraquezas e consequentemente estabelecer sua missão, visão ou até mesmo objetivos bem definidos a longo prazo. Foram feitas visitas técnicas na empresa em questão e com autorização do proprietário descrevemos abaixo seu histórico. 
1.1 Histórico da Empresa
Após perder o emprego de Supervisor de Logística na empresa Wurth do Brasil em 2008, o Sr. Mauro borba recebe seu seguro desemprego e com ele faz a aquisição de uma Fiat - Fiorino usada ano 2002 projetando em um futuro possuir uma pequena empresa local.
Formado em Administração de empresas e com um visão empreendedora, nasce em 2009 a Expressa Logística LTDA, contando apenas com a fiorino adquirida e muita determinação, o proprietário da empresa sr. Mauro Borba realizava pequenas entregas e coletas em Porto Alegre / RS. Inicialmente operando de sua casa com um escritório montado na sua sala, Mauro Borba fazia serviços para pequenas empresas onde os proprietários eram familiares ou amigos, na maioria das vezes serviços de banco, correios e pequenos volumes para alguns clientes.
A Expressa Logística não foi pensada ou estudada, conforme entrevista com o proprietário da empresa Sr. Mauro Borba, o mesmo nos informa que tudo o que aconteceu foi por necessidade, com seu filho nascendo e sem emprego decidiu atender a ideia de um amigo que tinha uma empresa e possuía um motoboy particular para os serviços descritos acima. Os primeiros meses foram trabalhados apenas para pagar as contas e após a quitação da Fiorino, no final de 2009 foi onde começou a sobrar R$ 200,00 por mês.
Com o trabalho sério, dedicado e profissional, esse amigo logo indicou outra empresa, uma lavanderia de cachoeirinha que possuía 4 entregas por dia em suas lojas na grande Porto Alegre, Mauro contava então com dois clientes fixos que compunham sua carteira de trabalho. Essa operação durou por exatamente 2 anos quando em conversa com um amigo do ramo de transporte indicou um cliente que necessitava fazer armazenagem.
Esse amigo, proprietário de uma transportadora na região, prestava serviços de transporte, porém desconhecia o ramo de Logística e foi então que apresentou esse cliente ao Sr. Mauro Borba, essa empresa era uma seguradora e necessitava de um espaço de aproximadamente 300m² para armazenar documentos de clientes segurados.
Mauro então novamente com uma visão empreendedora resolveu abraçar a operação, conversou com familiares e amigos e conseguiu um fiador para alugar um depósito, abriu CNPJ, contratou sistema, telefone, internet e o primeiro funcionário, sr. Marcio Agosta. No mesmo momento ele fez um pequeno empréstimo no banco de R$ 5.000,00 e parcelou em 48 vezes, possibilitando assim o primeiro giro de caixa para sua empresa. 
Tudo corria nos conformes, esse cliente possibilitava a Mauro o pagamento de todos os seus custos fixos e ainda sobrava dinheiro, pouco mas sobrava, conforme relatado. Foi então que decidi crescer, em no ano de 2012 contratei o primeiro vendedor de frete.
Nossa empresa foi crescendo e se especializando em entregas e coletas de cargas fracionadas, indústrias e distribuidores locais foram os primeiros clientes, coletávamos na grande Porto Alegre e entregávamos na região metropolitana, sendo nosso principal diferencial o atendimento pessoal dado ao cliente. Com o crescimento da empresa fui obrigado a comprar outra Fiorino e uma Kombi, atendíamos desde clientes pequenos a grandes distribuidores.
Criamos o site da empresa, confeccionamos uniformes, cartões de visitas e 8 anos depois, com 5 veículos de entrega e 10 funcionários somos uma empresa sólida e em crescente expansão no mercado. O crescimento da empresa sempre foi pequeno e moderado, talvez por medo do incerto sempre tomei decisões assim, conquistando poucos clientes de cada vez.
Atualmente somos uma empresa pequena local, com sede em Porto Alegre no bairro Humaitá, oferecemos serviços de coleta e entrega na região metropolitana do Rio Grande do Sul. Também sofremos com a crise de 2016, perdemos espaço no mercado e lutamos contra uma concorrência desleal. 
Conforme o propósito do trabalho, o grupo analisou a eficiência da empresa no decorrer de sua trajetória, constatamos que é uma empresa sólidae eficaz, em que o proprietário da empresa é formado em administração de empresas e possui uma noção sobre gestão de custos, infelizmente por falta de tempo não consegue colocar em prática os ensinamentos que a faculdade lhe passou.
1.1.1 Norteadores Estratégicos
Não possui
1.1.1.1 Declaração da Missão
Não possui
1.1.1.2 Declaração dos Valores
Não possui
1.1.1.3 Declaração da Visão
Não possui
1.1.1.4 Declaração dos Objetivos Estratégicos
Não possui
1.1.1.5 Análise dos Norteadores Estratégicos
A empresa Expressa Logística não possui norteadores estratégicos, em conversa com o proprietário da empresa exemplificamos o sentido de cada uma e colocamos as suas necessidades. Orlickas (2010), destaca que o planejamento visa prever e minimizar os inibidores dos resultados e maximizar os facilitadores no processo de tomada de decisão, pois permitem que o gestor tome decisões mais assertivas. 
Para Maximiliano (2009), “a estratégia empresarial são as ações que uma empresa toma afim de assegurar os seus objetivos de desempenho como sua sobrevivência, o tamanho que pretende chegar, a concorrência que pretende enfrentar ou a posição que gostaria de ter no mercado”.
 A missão é o objetivo fundamental de uma organização, se a empresa não possuir esse norteador, corre o risco dela mesmo não saber o que de fato quer. A visão é o estado futuro desejado e alinhado com as aspirações da empresa, não possuir é o mesmo que seguir uma estrada de olhos fechados. Os valores é o conjunto de sentimentos que busca estruturar a cultura e a pratica da organização e não possui-la pode deixar a empresa vulnerável a contratações que não condizem com a sua cultura de valores.
2 DIAGNÓSTICO DO AMBIENTE ESTRATÉGICO
O Diagnóstico do Ambiente Estratégico corresponde a primeira fase do processo e procura analisar qual a real situação da empresa perante seus aspectos internos e externos. Para Maximiliano (2000) o diagnóstico do ambiente estratégico consiste na definição de objetivos para lidar com as ameaças e oportunidades surgidas no ambiente estratégico. 
Segundo Oliveira (2009), o diagnóstico do ambiente estratégico é o processo administrativo que facilita a sustentação metodológica para se construir a melhor direção a ser adotada pela empresa, visando a melhor maneira de interagir com o ambiente e atuando de forma arrojada e diferenciada. As empresas que possuírem sua missão, visão e valores pré-estabelecidos, conseguem realizar um planejamento melhor quanto as diferentes situações em que a empresa corre o risco de sofrer.
2.1 CADEIA DE VALOR DE PORTER
Porter (1989), afirma que a cadeia de valor por ele criada tem grande valor dentro de uma organização, o mesmo diz que sua ferramenta ajuda a mapear e visualizar os custos as e diferentes formas de valor de um produto ou serviço, ganhando vantagem competitiva sobre seus concorrentes quando utiliza atividades estratégicas na elaboração dos custos. Este modelo estratégico ajuda na análise de atividades específicas de uma empresa para ter vantagem competitiva no mercado, a maneira como são realizadas essas tarefas definiram diretamente nos custos e no lucro de um produto ou serviço.
A cadeia de valor descrita aqui vai além das atividades básicas de uma empresa, conforme (Porter, 1989) as empresas competem para terem mais lucros, e baseando-se nessa premissa a cadeia de valor desenvolvida por ele são todas as atividades que realmente agregam valor ao produto final. Todas as organizações possuem seus diversos departamento, RH, Financeiro, Compras e demais, precisamos identificar qual ou quais atividades que realmente geram ou promovem um fato de competitividade dentro da organização.
2.1.1 Análise das Atividades de Apoio
São atividades secundárias as primárias, elas dão suporte a atividade fim da empresa e na sua estruturação como a infraestrutura da empresa, gerência de recursos humanos, desenvolvimento de tecnologia e aquisição. Abaixo as atividades de apoio.
2.1.1.1 Infraestrutura da Empresa
São os sistemas de apoio que a empresa necessita para manter as operações diárias. Inclui a gestão geral, administrativa, legal, financeira, contabilidade. A Expressa Logística sendo uma empresa familiar, o proprietário da empresa é o centro de tudo, sendo dessa forma em cada processo realizado na empresa existe a opinião do proprietário, o que gera um trabalho de superior qualidade dos demais.
2.1.1.2 Gerencia de Recursos Humanos
	Não gera fator competitivo.
2.1.1.3 Desenvolvimento de Tecnologia
A empresa possui um software onde o cliente pode saber exatamente onde está sua encomenda, ligado a GPS no celular do motorista, os clientes podem inclusive fazer um acompanhamento por mapa de satélite. Essa ferramenta ainda disponibiliza ao motorista que no ato da entrega das encomendas o mesmo informe o cliente que já realizou a entrega, através da ferramenta “baixa de entregas” no software. O cliente ainda tem o site da empresa como ferramenta para localização de mercadorias, solicitação de coletas ou de cotações.
2.1.1.4 Aquisição
Não gera fator competitivo.
2.1.2 Análise das Atividades Primárias
Atividades Primárias relacionam-se diretamente com a criação física, ou a transformação do produto oferecido pela empresa em questão. Ou seja, são todas as atividades principais que agregam valor na transformação de seu produto, entregando o mesmo aos seus clientes.
2.1.2.1 Logística Interna
A Expressa Logística conta com um depósito de aproximadamente 350m² e ali diariamente são realizados trabalhos identificamos como “logística interna”, a empresa trabalha com armazenagem e logística, então durante o dia são feitos separações de pedidos, alocação nos corredores e prateleiras do CD, liberação de pedidos ao setor de expedição para emissão de notas fiscais e conhecimentos de transporte e etc. 
2.1.2.2 Operações
Após a liberação dos pedidos ao setor de expedição para emissão de nota fiscal ou de conhecimentos de transporte, as mercadorias são dispostas na expedição para o encarregado operacional, sr. Marcio Aggosta faz a roteirização de entregas e juntamente com sua equipe de motoristas e ajudantes faz os carregamentos aos veículos de entrega. 
2.1.2.2 Logística Externa
Os veículos da empresa saem para fazer as entregas com um roteiro pré-estabelecido, ao final do dia, aproximadamente as 16:00 hrs praticamente todos veículos já terminaram suas entregas e partem então para os pontos de coletas, a empresa trabalha com poucos clientes diários então os locais de coleta já são de ciência do encarregado já na primeira hora da manhã. Todos os veículos retornam para a base no final do dia aproximadamente as 18:30hrs, onde recomeça o ciclo de operações internas e de transformação do produto.
2.1.2.3 Marketing e Vendas
A empresa possui um vendedor externo que junto com o proprietário da empresa oferecem os serviços de transporte as empresas. Sendo a abordagem realizada dessa forma, na mesa de negociação o cliente já tem o retorno imediato da operação, não é necessário passar por outro setor dentro da empresa para o fechamento do negócio. 
Além disso o cliente tem no telefone o canal de comunicação principal com a Expressa Logística. Nesse ramo geralmente os clientes fecham contratos de transporte inicial, ou seja, depois de acertado todos os valores é realizado um contrato de operação, então o preço não será mais discutido até o próximo reajuste de preço que acontece anualmente.
2.1.2.2 Serviço
O vendedor da empresa e o seu proprietário realizam visitas semanais aos seus clientes, assim identificam o nível de serviço em que sua empresa está entregando aos seus compradores. Baseando-se nessas conversas com os clientes e no feeling do proprietário da Expressa Logística, são desenvolvidas atividades que possam melhorar o trabalho e assim aumentar o seu nível de competitividade perante o cliente. Desde a troca de uniformes velhos por novos, treinamento operacional da equipe e etc..
2.2 ANÁLISE DAS 5 FORÇAS DE PORTER
Conforme Porter, 2004, o objetivo de toda empresa é gerarlucro ao seu investidor, e pensando nisso desenvolveu no microambiente de trabalho as 5 forças de Porter. Segundo ele as 5 forças devem ser estudadas afim de desenvolver uma estratégica de negócio empresarial eficiente. Analisaremos abaixo as 5 forças de Porter aplicadas na empresa Expressa Logística.
2.2.1 Análise do Poder de Barganha dos Fornecedores
Porter (1986, p.43), considera que um fornecedor com poder de barganha deve ter uma característica em especifico, a de possuir um item em determinado com exclusividade ou com poucos concorrentes de fornecimento. Para o estudo de caso na Expressa Logística esse fator não gera nenhuma competitividade, pois o setor de compras não realiza nenhum investimento para a compra de produtos e sua posterior transformação em produto final. Então no caso em questão só gera um fator de competitividade na compra de combustível, quanto menor for o preço por litro, maior lucratividade a empresa pode ter.
2.2.2 Análise do Poder de Barganha dos Clientes
De suma importância para a Expressa Logística, o poder de barganha dos clientes nesse ramo de negócio é por muitas vezes um fator desleal. A terceirização de serviços de transporte cresce no brasil e na medida que ela cresce, pequenas empresas de Transporte também surgem. 
Para Porter (1996, apud PORTER, 1999), “uma empresa só é capaz de superar em desempenho os concorrentes se conseguir estabelecer uma diferença reservável. Conforme relata o proprietário da empresa o problema está justamente nas pessoas que entram nesse ramo de para-quedas, onde alguém compra um veículo, como Fiorino ou algo assim e sai oferecendo serviços de baixo custo. 
Os clientes geralmente tendem a fechar com essas pessoas em função dos preços que por muitas vezes são a metade do ofertado no mercado, porém os clientes esquecem que estão adquirindo um serviço sem seguro, sem documento fiscal e sem responsabilidade. Outro fator de concorrência são clientes com grande potencial de compra de serviço de transporte, eles é quem ditam os preços para as transportadoras e geralmente fazem um leilão entre os fornecedores de transporte jogando os preços uns contra os outros.
O segredo para o sucesso nesse sentido é o atendimento e a agilidade, as empresa de transporte que conseguirem oferecer um serviço diferenciado no mercado e superando as expectativas dos clientes certamente fecham contratos vitoriosos e parcerias duradouras com os clientes. Geralmente os serviços que a Expressa Logística oferece é padronizado, ou seja, coletamos em endereço tal e entregamos em endereço tal, por esse motivo os fatores que geram competitividade são a qualidade no atendimento ao cliente.
 Um determinado cliente grande pode crescer ou quebrar o fornecedor de transporte, o proprietário da transportadora vê os números finais que um cliente pode pagar a sua empresa, porém se esquece de ver seu custo para operar com esses valores, nesse caso se for um preço baixo a se pagar pelo transporte, as empresas prestadoras desse serviço dentem a quebrar.
2.2.3 Análise da Ameaça de Entrada de Novos Concorrentes
Para esse ramo as barreiras de entrada são baixas, para entrar basta comprar um veículo de pequeno porte para a realização de pequenas encomendas. Dependendo da situação, as pessoas vendem seu carro particular e compram um utilitário inicial, transformando esse utilitário também no seu veículo de transporte particular. 
Com esse veículo e apenas um cliente considerado como seu amigo, já está formada ai uma microempresa. Com relação a diferenciação do produto, o transporte de carga geralmente é padronizado, coletar em um determinado ponto e entregar em outro determinado ponto, geralmente pequenas empresas e microempreendedores fazem a operação em um raio de 60 km de onde estão morando ou localizados.
Conforme Porter (1986), um exemplo de competição seria de uma indústria considerada pelos economistas como uma concorrência praticamente perfeita aonde o acesso é livre, as empresas concorrentes não contêm o poder de negociação com os fornecedores e clientes. Então, a ameaça de novos concorrentes acontece quase que diariamente e isso é um problema sério, eles diminuem os valores oferecidos aos mercado, diminuem também o nível de serviço, assim polarizando a opinião dos clientes quanto as transportadoras e dificultam a entrada de empresas constituídas em seus clientes. 
2.2.4 Análise da Ameaça de Entrada de Produtos Substitutos
Segundo Porter (1986, P.40), “os produtos substitutos que exigem maior atenção são aqueles que (1) estão sujeitos a tendências de melhoramento do seu “trade off” de preço-desempenho com produtos da indústria, ou (2) são produzidos por indústrias com lucros altos”.
Nesse contexto existe a ameaça de um novo produto chegando ao mercado, o aplicativo Uber vai apresentar uma nova ferramenta que é a terceirização de entregas em carros particulares. Não sabemos como essa ferramenta vai se comportar porém esse novo produto chegando ao mercado precisa ser analisado e acompanhado de perto.
2.2.5 Análise da Rivalidade Entre Concorrentes
Do ponto de vista de Porter (1986), através do conhecimento de pressões competitivas observam-se os pontos fortes e fracos críticos da companhia. Por sua vez, estes apontam as áreas em que mudanças estratégicas podem resultar no retorno máximo e põem em destaque as áreas em que as tendências da indústria são da maior importância, quer como oportunidades, que como ameaças.
A Expressa Logística não é uma empresa com preço baixo, também não possui o melhor serviço entre seus concorrentes, então ela é vista pelos seus clientes como uma empresa séria, com um bom nível de serviço e preço competitivo e adequado ao mercado.
 Existem muitos concorrentes, é um mercado que está saturado e cada organização busca se sobressair perante sua concorrência. Hoje em dia os clientes por receberem muitas propostas comerciais tendem a mudar seguidamente de operadores logísticos.
3 FORMULAÇÃO ESTRATÉGICA
O grande sucesso nas microempresas estão diretamente ligados com o nível de formulação de suas estratégias. Nos dias de hoje, essas empresas apresentam urgência em formular essas estratégias por duas razões: A primeira é não possuir forças para competir em todas as frentes, e com isso precisam escolher corretamente todos os seus passos e em segundo lugar não possuir gordura para resistir a seus próprios erros, devendo assim, analisar com cuidado seus passos (SAUER, COLOSSI, 1997).
As estratégias são ferramentas de decisão que definem e revelam os objetivos de uma organização, geram planos principais para atingir esses objetivos e determinar o alcance no negócio familiar. Porter (1991) destaca quatro fatores fundamentais para a formulação de estratégias: pontos fortes e fracos, valores pessoais de uma organização, ameaças e oportunidades do mercado e a expectativa da sociedade.
Neste capítulo será apresentado as melhores alternativas tangíveis para conquistar um melhor posicionamento no mercado, assim como os produtos que requerem maior atenção na construção de sua imagem frente ao consumidor. Será feita a análise dos dados coletados na Expressa Logística e aplicados nas matrizes BCG e SWOT para assim, expor melhor as conclusões referentes aos produtos e serviços da empresa.
3.1 MATRIZ BCG
A Matriz BCG denominada Matriz Crescimento-Participação foi criada em meados dos anos 60 por Alan J. Zakon, executivo da empresa de consultoria em planejamento estratégico, Boston Consulting Group (BCG), e por Willian W. Wommack, da Mead Corporation, empresa do ramo de papel. A Matriz é utilizada para administrar carteira de produtos (portfólio de produtos) e tem sido utilizada, com mais frequência, na criação de políticas de investimento e administração de caixa em empresas que comercializam diversos produtos.
A técnica da Matriz BCG se baseia em que quanto maior a participação do produto no mercado, menor vai ser o custo relacionado à concorrência, dessa maneira a geração de caixa será maior (FISCHMAN, ALMEIDA, 1991).
Conforme Kotler (2000),a Matriz BCG é uma ferramenta analítica, ela tem como principal objetivo classificar os produtos ofertados por uma determinada empresa de acordo com o seu potencial. Desta forma, a Matriz BCG permite a empresa realizar uma análise do portfólio de seus produtos, visando sempre uma melhor distribuição de seus recursos.
3.1.1 Gráfico da Matriz BCG
3.1.2 Análise dos Produtos/Serviços da Concorrência
Analisando a sua concorrência e como já descrito acima, nota-se que o preço baixo é o principal problema enfrentado pela Expressa Logística, como a empresa concorre com pequenas e grades transportadoras em ambas as situações encontramos preços baixos por diversos motivos. 
A Expressa Logística é uma empresa que fornece qualidade e não preço baixo, porém os pequenos concorrentes para ganhar espaço no mercado trabalham quase de graça, já os grandes concorrentes por possuírem um custo fixo grande e uma estrutura grande conseguem de diferentes modos reduzir preços e conquistar uma fatia do mercado maior ainda. Com a crise que passamos em 2016 e 2017 o preço passou a ser o principal fator relevante, então prejudica muito médias empresas com custos altos e que fornecem serviços por qualidade.
3.1.3 Análise dos Produtos/Serviços da Empresa
A Expressa Logística prima e acredita na qualidade de seus serviços, quando a crise no Brasil terminar as transportadoras que venderam por preço e não por qualidade vão estar cheias de serviço e com um péssimo atendimento. Pensando nesse fator não houve redução de preço nos serviços prestados pela empresa, houve sim um investimento em capacitação e melhorias que agregaram valor aos seus produtos. Destacam-se 4 principais produtos oferecidos pela empresa, Coleta / Entrega /Logística Reversa e Armazenagem, sendo o principal da empresa, coleta e entrega. 
3.1.4 Conclusões Estratégicas
Nos dias de hoje podemos observar que a maioria das empresas opera com produtos que são essenciais e indispensáveis para a sua sobrevivência. Considerando está lógica mercadológica as empresas precisam criar estratégias que sejam direcionadas para cada tipo de produto, e por consequência mantê-lo de forma atrativa no mercado de modo que o mesmo continue contribuindo com o lucro da empresa. 
Portanto para Fernandes e Berton (2005), uma empresa que procura atingir o sucesso no mercado competitivo, deve focar em uma linha de negócios, ter uma boa composição de produtos estrelas e vacas leiteiras, ou seja, duas linhas geradoras de lucro. Analisando a Matriz BCG da Expressa Logística, identificamos que alguns produtos como Logística Reversa e Armazenagem possuem um grande potencial de crescimento no mercado, trazendo alta de demanda, lucros para a empresa além de um custo baixo. 
Nota-se que esses produtos ainda estão sendo pouco oferecidos pela empresa e que tem um potencial grande de crescimento fazendo assim se enquadrarem como uma oportunidade ou interrogação. Outros dois produtos oferecidos pela empresa como Coletas e Entrega são normais no mercado e qualquer concorrência já atua, sendo o carro chefe da empresa onde estão localizados mais de 80% do seu faturamento nota-se um crescimento moderado pois conforme já descrito é o básico oferecido pelas empresas de transporte. 
Nesse sentido notamos que esses dois produtos estão localizados como Vaca Leiteira, com grande participação em um mercado de baixo crescimento. Outro produto oferecido a pouco tempo pela empresa é o modal de Cargas Completas, são denominadas cargas completas qualquer carga grande, onde a transportadora aloca o caminhão no cliente e esse por sua vez enche o mesmo com apenas uma entrega em um determinado cliente. Esse serviço está com baixa demanda no mercado e a participação da empresa também é baixa, nota-se então que o mesmo é classificado como Abacaxi ou Pet sendo necessário a exclusão do produto ofertado.
3.2 MATRIZ SWOT
A SWOT foi criada por Roland Cristensen e Kenneth Andrews que eram professores da faculdade de Harvard, e consecutivamente utilizada por inúmeros alunos, a matriz de SWOT tem como um dos objetivos estudar a concorrência de uma organização com o apoio de quatro variáveis: Força, Fraqueza, Oportunidade e Ameaças. 
Seguindo essas variáveis, é necessário realizar um levantamento das forças e fraquezas de uma organização e das oportunidades e ameaças no meio aonde a mesma atua. (RODRIGUES, et al., 2005). Conforme MCCREADIE (2008), a Matriz de SWOT serve também para situar ou para averiguar a real situação e posicionamento estratégico da empresa no meio aonde atua. Segundo Chiavenato e Sapiro (2003), a função é interligar as oportunidades e as ameaças externas com os pontos fortes e fracos de uma organização em seu meio.
 A matriz SWOT busca se relacionar com as oportunidades e ameaças existentes nos ambientes externos com as forças e fraquezas encontradas no ambiente interno da organização, as quatros variáveis assentam como parâmetros da real situação da organização. A realização da análise da Matriz SWOT é essencial para uma organização, pois é através dessa ferramenta que a empresa alcança uma interpretação visível e real sobre quais são suas forças e fraquezas internas e suas oportunidades e ameaças no meio externo, com essa avaliação os gerentes conseguem realizar estratégias para obter vantagem competitiva e melhor o performance organizacional. 
A ferramenta usada pelo grupo para recolher os dados para análise da Matriz SWOT foi uma entrevista com o Gestor da Expressa Logística, onde recebemos todas as informações da empresa, possibilitando visualizar com clareza a conduta dos processos internos, os pontos fortes, e as fraquezas. O posicionamento do negócio, as influências que recebe do meio externo, análise dos concorrentes da Expressa Logística são fundamentais para observar as oportunidades e ameaças dentro na análise da Matriz SWOT, sendo de importância cada detalhe observado.
3.2.1 Análise da Matriz SWOT e de suas relações.
	Ambiente Externo
Ambiente Interno
	Aumento da Concorrência
	Falta de Mão de Obra
	Crise no Brasil
	Aumento de Impostos e ICMS
	Poucas Barreiras de novos entrantes
	Fiscalização
	Depreciação de Veículos
	Atendimento Diferenciado
	3
	-2
	1
	0
	0
	2
	-3
	Satisfação dos Clientes
	2
	-3
	1
	0
	-1
	3
	-1
	Qualidade nos serviços
	2
	-2
	0
	3
	-1
	1
	-1
	Ambiente Familiar
	0
	0
	0
	0
	1
	1
	0
	Crédito para clientes
	0
	0
	-2
	-1
	0
	0
	0
	Líder no Mercado
	-1
	-2
	-1
	-1
	-2
	1
	-1
	Promoção
	0
	0
	-3
	-2
	0
	0
	0
3.2.2 Análise dos Pontos Críticos da Matriz SWOT 
Atendimento Diferenciado x Aumento da Concorrência (3): A Expressa Logística sempre prezou pela qualidade nos serviços prestados e atendimento diferenciado, por esse motivo entende-se que a relação atendimento diferenciado x aumento da concorrência pode ser um fator muito positivo, a empresa não costuma perder clientes, ela tem um preço adequado a um atendimento de ótimo nível, por esse motivo propomos em sua estratégia que com o aumento da Concorrência deve-se aumentar também o nível de serviço prestado ao seu cliente.	
Satisfação dos clientes x Falta de Mão de Obra (-3): Esse tópico é um problema sério que o brasil vive, a baixa qualificação de mão de obra no mercado obriga a empresa a qualificar seus funcionários antes de os colocarem para trabalhar, isso gera grandes custos para a empresa se tornando um fator de vital importância. Foi sugerido a empresa a criação de um RH mais ativo para realizar uma pesquisa de campo sempre preventiva afim de ter um banco de talentos de melhor qualidade.
Promoção x Crise no Brasil (-3): Vivemos em uma crise financeira e com isso os clientes precisam reduzir custos de todos os lados, chegando na área de transportes da empresa o supervisor de logística conversa com as transportadoras afim de redução de preço, isso pode se tornar um problema grave pois não temos muitas margens de redução de preço sem a redução da qualidade no serviço prestado. Como o grupotrabalha no meio foi sugerido a redução máxima de 6% para clientes que faturam mais de R$ 10.000,00 nada além disso para não afetar os serviços prestados.
Qualidade nos Serviços x Aumento de impostos e ICMS (3): A concorrência é desleal, baixa o preço sem pensar nas consequências, como a Expressa Logística trabalha pela qualidade de não pela baixo preço pode suportar o aumento de impostos e ainda repassar uma pequena parcela a seus consumidos sem um grande impacto na empresa, diferente de sua concorrência. Sugerimos sempre um pequeno repasse de impostos aos clientes, a empresa não pode suportar impostos por conta própria.
Satisfação dos clientes x Fiscalização (3): Esse tópico é de suma importância, como já descrito acima a pequena concorrência nasce ilegalmente, assim sendo em seu surgimento a fiscalização pode encerrar suas atividades. A Expressa Logística sai ganhando nesse quesito pois é uma empresa já constituída e sem problemas de fiscalização. Sugerimos deixar a disposição o livro dos direitos dos consumidores, obrigado pela fiscalização a ser disposto pela empresa.
Atendimento Diferenciado x Depreciação dos Veículos (-3): Encontramos aqui um problema grave em todas as transportadoras de pequeno porte, a depreciação dos veículos muitas vezes é negligenciada pela diretoria, assim sendo chega na porta do cliente um caminhão sujo, com problemas de infiltração, com buracos na lataria e com pintura ruim. Foi sugerido a empresa a manutenção preventiva dos veículos, evitando assim quebra e baixa pro manutenção.
3.3 ESTRATÉGIAS GENÉRICAS DE PORTER
Após entendermos as características de cada força competitiva e descobrir como atual e interagem entre si, Porter descreve agora o conceito das Estratégias Genéricas de Porter. Conforme (Porter 1991) existem 3 grandes pilares da estratégia que atuam diretamente no âmbito da vantagem competitiva.
São a Liderança Geral de Custos, Diferenciação e enfoque. Acreditamos que para a Expressa Logística a Diferenciação no serviço prestado é o pilar pelo qual a empresa deve trabalhar.
Ao mesmo tempo que esse pilar é importante, saber cobrar por ele também é de suma importância, quanto melhor o serviço prestado pela companhia maior deve ser o preço cobrado pelo serviço. Caso a empresa não cobre devidamente pela diferenciação do seu produto o mesmo pode se tornar de alto custo e inviável.
3.4 REDEFINIFÇAO DOS NORTEADORES ESTRATÉGICOS 
O Planejamento estratégico ou Planeamento estratégico é um processo gerencial que diz respeito à formulação de objetivos para a seleção de programas de ação e para sua execução, levando em conta as condições internas e externas à empresa e sua evolução esperada. Também considera premissas básicas que a empresa deve respeitar para que todo o processo tenha coerência e sustentação.
Pensando nisso, toda e qualquer empresa, independente do seu tamanho, deve adotar um posicionamento, ou seja, o modo como ela irá se apresentar para todas as pessoas que estão envolvidas nos seus serviços, desde os seus funcionários até os clientes. É uma espécie de identidade, imagem, é o que a empresa irá representar como empresa, não como prestação de serviços em si. 
Em estratégia empresarial, existe uma relação entre visão, missão, objetivos, estratégia e valores, conforme afirma, CARVALHO (2008
 Assim sendo, nota-se a importância da definição dos norteadores estratégicos para empresa, a Expressa Logística não possui norteador (missão, visão e valor) entendemos a importância e necessidade para o negócio e seu crescimento futuro no mercado. Desta forma inserimos abaixo no planejamento estratégico da empresa os norteadores para chaves que darão o rumo em que a empresa deseja chegar.
3.4.1 Declaração de Negócio Míope e Estratégica
Atualmente algumas empresas possuem uma visão míope do seu negócio, focadas apenas em produtos e serviços, com um foco estreito, competindo em grupos estratégicos de alta competitividade. Muitos players (concorrentes) disputando o mesmo consumidor com produtos e serviços semelhantes, onde o preço é um fator relevante na decisão de compra, diminuindo as margens e as vendas. O negócio estratégico tem uma visão de longo prazo, pautada no benefício que a empresa oferece aos consumidores.
As marcas de sucesso focam os negócios em benefícios: emocionais, funcionais e status, os quais transcendem os produtos, e norteiam a sua estratégia. Os produtos são um meio de atender este benefício. 
Se a empresa oferece o benefício de luxo, todos os pontos de contato com o consumidor devem vender este benefício, como em hotel de luxo. A embalagem do produto deve vender moda de luxo, como a exposição do produto, a abordagem e imagem da vendedora, o lay–out da loja, o site da empresa, sua comunicação.
O foco não está apenas no produto, mas no benefício, o que aumenta a complexidade da estratégia. Qual o seu negócio estratégico? Qual o benefício da marca? 
	Empresa
	Declaração de Negócio Míope
	Declaração Negócio Estratégico
	Expressa Logística
	Transportadora
	Tranquilidade para seu Cliente
 	
3.4.2 Declaração da Missão
De acordo com Bart (1997), a declaração de missão comercial é composta por 3 componentes essenciais: 1. Chave de mercado - Qual é o tipo de cliente/consumidor que você deseja? 2. Contribuição - Qual o produto ou serviço que você fornecerá a esse cliente? 3. Distinção - O que torna seu produto ou serviço único, para que o cliente possa escolher você? 
Missão da Expressa Logística: “Oferecer soluções em transporte e logística, por meio da conexão dos negócios, com sustentabilidade econômica, social e ambiental. 
3.4.3 Declaração da Visão
A Visão de uma empresa se define em como ela se vê no futuro, ou seja, o que a empresa deseja alcançar. Andrade (2002), também caracteriza que a visão de uma organização deve ser a situação futura pretendida a longo prazo, deve ser uma meta ambiciosa, e servir como um guia para a definição dos objetivos e realização da missão. 
Para Jesus (2008), a visão deve ser um conjunto de convicções e compreensões para onde deve seguir a organização, e como serão direcionados os recursos materiais e humanos nessa trajetória. É a visão que define os objetivos de investimento, desenvolvimento, trabalho, estratégias para atingir o sucesso da empresa. 
 A visão da Expressa Logística é “Triplicar de tamanho até 2010 com resultado sustentável”.
3.4.4 Declaração dos Valores
A definição dos valores costuma ser a última etapa da formação de uma identidade corporativa. Vem depois do estabelecimento da missão – que sintetiza o propósito de sua empresa existir, sua razão de ser – e da visão – que expressa a situação em que a empresa deseja chegar em um período determinado de tempo. 
Ou seja, depois de afirmar quem sua empresa é e onde ela quer chegar, chega a hora de comunicar a lei íntima que a rege, os princípios que ela carrega. Os valores, propriamente ditos. Sendo assim, os valores representam os ideais de atitude, comportamento e resultados que devem estar presentes nos funcionários e nas relações da empresa com clientes, fornecedores e parceiros (BART, 1997). 
Valores da Expressa Logística:
Aprendizagem Contínua
Ética nos negócios
Honrar Compromissos
Inovar Constantemente
Respeito as Pessoas
Responsabilidade Social e Ambiental
Valorizar o relacionamento Humano
3.5 Declaração dos Objetivos Estratégicos
A definição de objetivos estratégicos pode ser entendido como um balizador de resultados esperados em virtude das estratégias a serem implementadas. É importante levar em consideração a definição das estratégias alternativas que mais se enquadram ao contexto da empresa. 
 A estratégia empresarial é um assunto complexo, pois envolve a melhor adequação da empresa em vários aspectos ambientais, cada um desses aspectos consiste em inúmeros elementos dominantes, que avaliados poderão produzir cenários diferentes. Esses cenários combinados com os recursos internos da empresa, podem ainda gerar diversas alternativas de ação (BETHLEM, 1998). 
 De acordo ainda com oautor, as relações relativas à estratégia – planejamento, elaboração, execução, implementação, acompanhamento, controle, avaliação, etc. sustentam o detalhamento das ações a serem adotadas pela organização no ambiente empresarial (BETHLEM, 1998). 
Considerando as análises e o resultado do diagnostico indicamos os objetivos estratégicos a seguir: 
Criação de um RH participativo até o final de 2017 para que em 2018 não tenham problemas de falta de mão de obra qualificada.
Criação do setor comercial com um gerente comercial até março de 2018 para que a empresa possa crescer, possuir mais cliente e assim não estar despreparada para uma eventual crise.
Criação do setor de Frota até janeiro de 2018 para ter uma manutenção preventiva dos veículos.
Alteração do Layout da empresa, para uma maior velocidade na operação.
Motivação dos funcionários e realização de treinamentos em todos os setores, com atas semanais.
4 CONSIDERAÇÕES FINAIS
Ao decorrer da formulação desse trabalho pode-se notar que a grande maioria das empresas de pequeno porte ainda é familiar e sem uma visão estratégica de mercado. Fomos acompanhado diretamente do proprietário da empresa para a realização do mesmo e constatamos que existe a ciência do processo porém o mesmo não é aplicado. A Expressa Logística não foi um negócio planejado ou pensando desde o princípio, motivo pelo qual notamos algumas falhas internas de processos. 
Em função do estilo de governança do proprietário, as decisões são lentas porém assertivas, esse método de gerenciamento pode trazer benefícios e também malefícios para a empresa. Todos os participantes desse trabalho auxiliaram com total comprometimento para o desenvolvimento do projeto.
5 REFERÊNCIAS 
MAXIMIANO, A.C.A. Teoria Geral da Administração: da escola científica à competitividade na economia globalizada. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2000.
KOTLER, Philip. Administração de Marketing: a edição do novo milênio. São Paulo: Prentice Hall, 2000.
ORLICKAS, Elizen da. Modelos de gestão: das teorias da administração à gestão estratégica. São Paulo: IBPEX, 2010
PORTER, Michael E. Vantagem Competitiva, criando e sustentando um desempenho superior. Rio de Janeiro: Elsevier, 1989;
SAUER, L.; COLOSSI, N. (1997) A visão das associações comerciais e industriais de Santa Catarina sobre os fatores de sucesso de pequenas e médias empresas. In: XVII Encontro Nacional de Engenharia de Produção. Anais, Gramado/Canela, Rio Grande do Sul/RS.
PORTER, Michael. Estratégia competitiva: técnicas para análise das indústrias e da concorrência. 7. ed. Rio de Janeiro: Campus, 1991.
FISCHMANN, Adalberto A; ALMEIDA, Martinho Isnard R. de. Planejamento Estratégico na prática. 2.ed. São Paulo: Atlas, 1991.
KOTLER, Philip – Administração de Marketing – 10ª Edição, 7ª reimpressão – Tradução Bazán Tecnologia e Lingüística; revisão técnica Arão Sapiro. São Paulo: Prentice Hall, 2000.
RODRIGUES, Jorge Nascimento; et al. 50 Gurus Para o Século XXI. 1. ed. Lisboa: Centro Atlântico.PT, 2005. 
 
NOGUEIRA, Alexandre Studart. Análise da estrutura da indústria segundo Porter. In:. Padrão de concorrência e estrutura competitiva da indústria suinícola catarinense. [S.I.: s.n.] 
 
OLIVEIRA, Mauricio Gabriel. As forças competitivas, as estratégias genéricas e a cadeia de valor de Michael Porter. Disponível em http://www.administradores.com.br/artigos/academico/as-forcas-competitivas-asestrategias-genericas-e-a-cadeia-de-valor-de-michael-porter/98306/. Acesso em: 29 de Out. de 2017, 12:43:55 
 
MCCREADIE, Karen. A Arte da Guerra SUN TZU: uma interpretação em 52 ideias brilhantes: 1. ed. São Paulo: Globo, 2008. 
 
RODRIGUES, Jorge Nascimento; et al. 50 Gurus Para o Século XXI. 1. ed. Lisboa: Centro Atlântico.PT, 2005. 
 
CHIAVENATO, Idalberto; SAPIRO, Arão. Planejamento Estratégico: fundamentos e aplicações. 1. ed. 13° tiragem. Rio de Janeiro: Elsevier, 2003. 
 
Portal da Administração, Tudo sobre Administração, http://www.portaladministracao.com/2015/03/matriz-bcg-conceito-e-fundamentos.html. Acesso em: 29 de Out de 2017, 19:45:25 
 
DIAS, Sérgio. Gestão de Marketing. São Paulo. Saraiva, 2002.

Continue navegando

Outros materiais