Buscar

INCIDENTE DE ASSUNÇÃO DE COMPETÊNCIA

Prévia do material em texto

INCIDENTE DE ASSUNÇÃO DE COMPETÊNCIA 
CONCEITO 
O conceito de incidente de assunção de competência trata de incidente de competência processual a ser instaurado, quando o julgamento de recurso de remessa necessária, ou processo de competência originaria de tribunal de segunda instancia envolver questão de direito relevante repercussão geral e repetição em múltiplos processo, e estar previsto no art 947 do código civil 2015, vem falar:
Art. 947.  É admissível a assunção de competência quando o julgamento de recurso, de remessa necessária ou de processo de competência originária envolver relevante questão de direito, com grande repercussão social, sem repetição em múltiplos processos.
§ 1o Ocorrendo a hipótese de assunção de competência, o relator proporá, de ofício ou a requerimento da parte, do Ministério Público ou da Defensoria Pública, que seja o recurso, a remessa necessária ou o processo de competência originária julgado pelo órgão colegiado que o regimento indicar.
§ 2o O órgão colegiado julgará o recurso, a remessa necessária ou o processo de competência originária se reconhecer interesse público na assunção de competência.
§ 3o O acórdão proferido em assunção de competência vinculará todos os juízes e órgãos fracionários, exceto se houver revisão de tese.
§ 4o Aplica-se o disposto neste artigo quando ocorrer relevante questão de direito a respeito da qual seja conveniente a prevenção ou a composição de divergência entre câmaras ou turmas do tribunal.
1.2 Competência e cabimento 
Então a competência para julgamento desse incidente e a hipótese de cabimento e possível, então que esse incidente seja provocado em qualquer tribunal e também em qualquer causa, de competência originaria, desde de que esse recurso envolva uma relevante questão de direito que tenha uma grande circunstância social, sem exigência dessa multiplicidade de processo de relevância de direito com repercussão social esse recurso vai ser de maneira ampla.
Os objetos de incidente de assunção de competência e provocar um julgamento de um caso de relevância por um órgão colegiado, de maior composição, por isso o termo assunção de competência. Vamos então dizer que existe um caso de uma apelação e estejam discutindo uma questão de relevância de direito e que tenha repercussão social, então aquela apelação vai deixar de ser julgado por uma órgão de menor composição, vai passara ser a competência de um órgão daquele mesmo tribunal, previsto no regime, mas de um órgão de maior composição, devendo resolver a lide e de uma decisão dentro daquele caso, que vai ser seguido dentro daquele tribunal vai ser de observação vinculante.
Também poderá ser proposto o incidente de assunção de competência nos tribunais do trabalho, tanto regionais, como no superior.
 1.3 Legitimidade
O parágrafo primeiro do artigo 947, vem falar; que um legitimado para propor um incidente e o próprio relator ele pode instaurar de oficio ou a requerimento das partes, ou do ministério publico e da defensoria pública, qualquer um desses podem ´provocar o relator para que ele de suscite o incidente de assunção de competência, ele vai iniciar o incidente e pedir pra um colegiado que esteja previsto no regimento, dependendo do que preveja poderá ser o pleno do tribunal ou órgão especial, ou uma sessão especializada que esteja prevista no regimento para julgar o tipo de causa, que deverá analisar se então presentes todos os pressuposto previsto no 947 do cpc pedir a inclusão na pauta de julgamento do órgão indicado.
 Os instrumentos destinados à formação de precedente devem contar com
ampla participação de interessados, inclusive pessoas, órgãos e entidades com interesse na controvérsia. Todos devem participar, com a finalidade de ampliar a qualidade do debate, permitindo que a questão de direito seja mais bem compreendida, com a apresentação de diversos pontos de vista e variegados argumentos a serem objeto de reflexão pelos julgadores. Isso e chamado de amici curiae (DIDIER, 2016)
Esse incidente de assunção de competência vem transferir a competência, o recurso, a remessa necessária ou processo de competência originaria, que seria julgado por um órgão fracionário, passa a ser julgado por um órgão de maior composição, que sempre será indicado pelo regimento interno do tribunal 
O procedimento vem assegurar uma segurança jurídica, dentro do órgão do tribunal, provocando então o órgão colegiado de maior composição havendo um deslocamento de competência no âmbito interno do tribunal. Também vem constituir uma finalidade dentro do incidente de Assunção de competência prevenir e ou compor divergência interna no tribunal e por isso que o § 4° do art. 947 do CPC dispõe: "Aplica-se o disposto neste artigo quando ocorrer relevante questão de direito a respeito da qual seja conveniente a prevenção ou a composição de divergência entre câmaras ou turmas do tribunal".". Se já há uma divergência interna na jurisprudência do tribunal, deve ser instaurado o incidente de assunção de competência. Nesse ponto, tal incidente funciona como instrumento a ser utilizado pelo tribunal para o cumprimento do dever de uniformizar sua jurisprudência, dever esse que lhe é imposto pelo art. 926 do CPC. De igual modo, e com a mesma finalidade de cumprir com o dever de uniformizar seu entendimento, o tribunal deve instaurar o incidente de assunção de competência quando se revelar possível o dissenso entre suas câmaras ou turmas. Assim, e com a finalidade de prevenir a divergência, o tribunal deve instaurar o incidente de assunção de competência

Continue navegando

Outros materiais