Buscar

Inovação Tecnológica para professores no Brasil

Prévia do material em texto

Inovação Tecnológica para professores no Brasil
A tecnologia está cada vez mais presente nas relações e no dia a dia do brasileiro. Dentre essas inovações, temos um grande avanço na educação. A cada ano a inovação tecnológica na educação tem ganhado espaço e andado lado a lado de modo a auxiliar e aumentar o modo de aprendizagem. 
De acordo com uma pesquisa realizada anualmente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) o senso escolar da educação básica mostra que o país conta com 186,1 mil escolas de educação básica, a maior rede de educação básica do País está sob a responsabilidade dos municípios, concentrando cerca de 2/3 das escolas (114,7mil); A participação das escolas da rede privada passou de 21,1% em 2015 para 21,5% em 2016.
Em um breve resumo destas estatísticas, temos abaixo um censo de alunos matriculados no ano de 2016, número de matrículas na educação básica nas redes pública estadual e municipal de ensino, mas não integra as matrículas da esfera federal, segundo o Inep. Os resultados referem-se à matrícula inicial na creche, pré-escola, ensino fundamental e ensino médio (o que inclui o médio integrado e o normal magistério).
Nos últimos oito anos, as matrículas em creche cresceram 84,6% e já atendem mais de 3 milhões de crianças.
São 15,3 milhões de matrículas nos anos iniciais do ensino fundamental
São 12,2 milhões matrículas nos anos finais do ensino fundamental
São 8,1 milhões de matrículas no ensino médio
Docentes atuantes na educação: creche, pré-escola, ensino fundamental e ensino médio (o que inclui o médio integrado e o normal magistério).
2,2 milhões de docentes atuam na educação básica brasileira.
Nas creches brasileiras atuam 260,3 mil professores, de modo que quase totalidade leciona em apenas uma escola (86,4%).
752,3 mil professores atuam nos anos iniciais do ensino fundamental
773,1 mil professores atuam nos anos finais do ensino fundamental
519,6 mil professores atuam no ensino médio
Através destes dados podemos observar a quantidade de alunos e professores inseridos no âmbito educacional. E para que a educação tenha cada vez mais qualidade e excelência de ensino, é preciso que os professores possuam ferramentas que auxiliem na organização dentro e fora da sala de aula, automatizando as tarefas, economizando tempo, deixando as mais fáceis e simples de fazer. 
Para muitos ser professor é somente estar em uma sala de aula, mas o fato é que o trabalho do professor se estende por horas de pesquisa e planejamento para levar para os alunos aulas cada vez mais dinâmicas, com atividades educativas mais engajadoras. Como é o caso do Planejamento de aula. Outra | 16 de Maio de 2017 atividade que compõem o trabalho do professor, é a correção de provas sendo a mais demorada e repetitiva, onde o professor terá que identificar as respostas dos estudantes, uma por uma, compará-las com o gabarito, somar os pontos e determinar a nota final, este sem dúvida será um processo que exige muito tempo.
Frequentemente o volume de trabalho é tão grande que o educador se vê obrigado a levar essas responsabilidades para casa, comprometendo seu tempo de descanso e lazer. O tempo em média que um professor gasta com correções de prova leva em média de 1 minuto e 40 segundos (sem distrações ou intervalos). Numa turma de 30 alunos, o tempo total para corrigir todas as avaliações será de 50 minutos.
 A tecnologia já permite hoje que os professores realizem a correção de provas de maneira automatizada, sem abrir mão da exatidão dos resultados, da segurança e, sobretudo, da avaliação adequada de cada aluno em sala de aula. Além da economia de tempo, o tratamento estatístico das notas permite ampliar o conhecimento sobre o aprendizado dos seus alunos. Foi pensando nestes desafios diários, que a inovação tecnológica chegou para desenvolver para os professores diversas ferramentas online que poderão auxiliá-los em todas as etapas do processo de ensino, do planejamento das aulas à correção de provas utilizando uma forma básica e simplificada, apenas clicando e arrastando, montando assim todo seu plano de aula. 
Trata-se de uma solução que resulta em economia de tempo e energia. Vejamos a seguir:
1) PROVA FÁCIL
Corrigir provas é uma atividade que pode consumir muito tempo dos professores. Com o Prova Fácil, a proposta é mudar esta situação. A ferramenta faz a correção automática de provas com questões objetivas e fornece estatísticas e relatórios de desempenho dos alunos. Através da plataforma do Prova Fácil, é possível criar diferentes turmas para facilitar a organização do professor, e também montar um banco de questões a serem utilizadas em provas futuras.
2) PLANBOARD
O Planboard é uma ferramenta online para facilitar o planejamento de aulas e organizar melhor suas ideias. Ao fornecer uma espécie de calendário interativo, voltado especialmente para professores, ele permite estabelecer quais tópicos serão abordados em quais momentos do curso, administrar visualmente os projetos que cada turma está realizando e compartilhar estas informações com seus colegas. Apesar da interface estar em inglês, é simples pegar o jeito do programa e testar suas funcionalidades. Outra função interessante é que, caso os alunos tenham gostado do seu curso, você poderá facilmente importar o calendário e suas aulas para o ano seguinte, economizando tempo no planejamento para o futuro.
3) EVERNOTE
O Evernote é um aplicativo que possibilita ao professor escrever e fazer anotações digitais. Pode ser usado em reuniões com seus colegas de profissão, durante as aulas ou em casa, para ajudar no planejamento da próxima lição. Tudo o que é escrito fica sincronizado na nuvem, de maneira permanente e segura, e você pode acessar os dados a partir de qualquer dispositivo. Fotos, vídeos e conteúdo da internet também são facilmente adicionados às suas anotações. Um dos destaques do programa é que o Evernote também torna simples o compartilhamento dessas informações, seja com pessoas que estão na mesma sala ou em outro país. Dessa forma, todos que usam o aplicativo podem colaborar com uma determinada ideia ou projeto e se manter constantemente atualizados.
4) GOCONQR
O GoConqr ajuda professores a montar aulas diferentes, repletas de tecnologia e interatividade. A ferramenta oferece diversos recursos para criação de conteúdos atrativos para os alunos, como mapas mentais, quizzes, flashcards e slides. O GoConqr também possui uma biblioteca com mais de 3 milhões de recursos de aprendizagem disponíveis para quem é cadastrado. Depois de preparar sua aula, o professor poderá convidar seus colegas e compartilhar o conteúdo criado, com a possibilidade de envio de mensagens privadas. Além de tudo, ele poderá acompanhar o progresso da aprendizagem dos alunos, fazendo uma análise de resultados de cada ferramenta.
5) COGGLE
Uma opção simples, bonita e inovadora para auxiliar no desenvolvimento de conteúdos para uma aula moderna é o Coggle. A ferramenta possibilita, de maneira bastante intuitiva, a criação e o compartilhamento de gráficos, diagramas e fluxogramas, como o exibido no vídeo abaixo. Isso é ótimo em aulas de história, por exemplo, nas quais sequências causais são mais facilmente visualizadas através de imagens. Outro exemplo de uso é em aulas de português, em exemplos sobre derivações de palavras e expressões, e na biologia, na construção de árvores filogenéticas interativas.
Através da visualização de imagens e esquemas simples de compreender, os alunos poderão aprender com mais facilidade ideias e conceitos que, de outra forma, poderiam ser difíceis de assimilar.

Continue navegando