Buscar

A psicologia humanista

Prévia do material em texto

A psicologia humanista
Centro Universitário Estácio do Recife
Disciplina: Terapia Existencial e Humanista
Prof.ª Fernanda Lira
Humanismo 
“Humanismo”: Termo surgiu do Renascimento entre os séculos XIV e XV. 
Apesar de ‘recente’ é possível encontrar movimentos que buscaram pensar sobre o homem;
Humanismo: “Qualquer doutrina que pense o homem tomando como critério aquilo que o diferencia de qualquer outro ser, ou ainda que entenda o homem na sua existência própria.” (Jean-Paul Sartre)
Início do movimento humanista, Grécia V a. C. com os SOFISTAS:
“O homem é a medida de todas as coisa; das coisas enquanto são, e das coisas enquanto não são.” (Protágoras)
Teoria Humanista 
Durante a Idade Média, manifesta-se um humanismo de natureza Cristã, para o qual o valor do homem é dado na semelhança com Deus. 
Já no Renascimento... O conhecimento não era imposto pelo cosmo, era criação do homem.
No início do século XIV o italiano Francesco Petrarca (1304-1374) colocou o homem como centro de toda ação e como agente principal no processo de mudanças sociais. 
O pensamento Humanista baseou-se no antropocentrismo. Se antes Deus e a Igreja guiavam o Homem e seus passos, agora o Homem, por si só, obedecia a reflexão mais aprofundada para discernir seus caminhos.
No século XVII e XVIII... 
 René Descartes (1596-1650): Coloca o conhecimento como ativo; o conhecimento não era dado ao homem por um universo predeterminado, o homem submetia o universo ao seu conhecimento. O homem teria o poder de conhecer tudo, inclusive a própria consciência. 
Imannuel Kant(1724-1804): o homem é um ser autônomo, apesar da limitação fundamental do conhecimento (finitude radical) , pois não conhecemos a realidade em si, mas o que dela fazemos(o fenômeno). 
Autonomia 
(auto- próprio; nomos- lei) refere-se a condição do homem como constituidor de suas próprias leis em oposição a heteronomia, na qual esse é determinado por instâncias outras(como natureza ou história). 
Humanismo contemporâneo 
 Ferry e Renaut(1992), definem o humanismo contemporâneo como a “concepção (e a valorização) da humanidade em sua capacidade de autonomia- eu quero dizer que o que constitui a modernidade é a maneira como o homem vai se pensar como fonte de suas representações e de seus atos, como seu fundamento(sujeito) ou ainda como seu autor”; 
Essa concepção influenciou movimentos no séc. XIX e XX, dentre os quais o mais importante foi a Declaração dos Direitos Humanos. 
A declaração universal dos direitos humanos
A Psicologia Humanista surgiu entre um movimento mundial que consistia na valorização ser humano- de cada ser humano, não somente de alguns. 
Declaração dos Direitos Humanos, Organização das Nações Unidas(ONU- 1948).
Princípio: Ser humano é capaz de ultrapassar qualquer determinação de qualquer natureza, por isso é responsável pelos seus atos. 
Não só negando a influência determinativa do comportamento, mas afirmando sua autonomia e condição de criar suas próprias leis. 
Por esse fato eles são considerados direitos universais, já que não estão condicionados a nenhuma natureza biológica ou histórica. 
O movimento da psicologia humanista
 Década de 30 e 40, no Estados Unidos; 
Mas apenas na Déc. 50 que o movimento obteve reconhecimento.
Precursores do movimento humanista em psicologia: Abraham Maslow, Gardner Murphy, Gordon W. Allport e Carl Rogers;
Iniciaram o movimento denominado “terceira força em psicologia”. 
O que os autores da psicologia humanista apresentam em comum??
Busca por modelos novos em relação ao ser humano pelo desacordo com os modelos vigentes e com o determinismo a eles inerente. 
Abraham Maslow
Abraham Maslow (1908-1970) foi um psicólogo norte-americano, conhecido pela Teoria da Hierarquia das Necessidades Humanas.
 Critica o determinismo em psicologia e afirma que a pessoa sadia é capaz de transcender a cultura e as condições da sociedade e renovar valores. 
Gardner Murphy
Gardner Murphy(1895-1978), destacou-se como psicólogo social e da personalidade. 
Cita o “determinismo frouxo”.
 Quanto mais plenamente desenvolvemos a compreensão de nossa situação como pessoa, mais provável é atingirmos um tipo de liberdade que significa alguma coisa, que seja uma consideração inteligente e ponderada de opções e uma seleção de opções que seja realista. 
Gordon Allport
Gordon Allport (1897-1967), propôs o conceito de “autonomia funcional dos motivos”;
O homem é um ser ativo e não reativo. 
São os motivos atuais, e entendidos do ponto de vista psicológico, que determinam o comportamento humano e não qualquer fator passado. 
Carl Rogers
Carl Rogers (1902-1987), enfatizou a liberdade essencial do indivíduo em face de qualquer forma de determinação, seja social, biológica ou histórica. 
Conceito de autorrealização: Sustenta uma condição de independência com relação às determinações. 
A autorrealização pressupõe um potencial a ser realizado e uma tendência à sua realização. 
Postulou a “Tendência Atualizante”;
Propôs uma forma de psicoterapia, chamada de abordagem centrada na pessoa, na qual da relevância à autonomia da pessoa e não ao papel do psicoterapeuta. 
Além da psicoterapia abrange o ensino (ensino centrado no aluno), o trabalho com organizações (grupo de encontro) e trabalho com comunidades (grupão);

Continue navegando