Buscar

Revisão Psicopatologia Av1

Prévia do material em texto

Revisão Psicofisiologia
Consciência 
Sono -> é um estado especial da consciência, dividido em 4 estágios, que ocorre de forma recorrente e cíclica.
Sonho ->
Coma -> é o grau mais profundo de rebaixamento do nível da consciência. Não é possível nenhuma atividade voluntaria consciente.
Obnubilação/turvação -> é o rebaixamento da consciência em grau leve ou moderado. Ficar sonolento, ficar lento para compreender conceitos e ideias, dificuldades de concentração. 
Sopor -> é um estado mais grave de turvação da consciência. O paciente fica sonolento, incapaz de ação espontânea. 
Delirium -> é um termo para designar as chamadas síndromes confusionais agudas. (Aspecto confuso do pensamento e da fala (fala sem conteúdo logico)). Confusão. Síndrome orgânica. 
Transe -> um estado de dissociação da consciência parecido com o sono, mas
Que mantém a atividade motora automática e estereotipada.
Experiência de quase-morte (EQM) -> o paciente sente ou percebe que sua visa corre grave risco. Tem duração breve (em geral minutos). 
Atenção 
Hipoprosexia -> é a diminuição global da atenção. Nota-se uma perda básica da capacidade de concentração, com fatigabilidade aumentada, o que diminui a capacidade perceptiva dos estímulos externos e a compreensão; 
Aprosexia -> abolição da capacidade de atenção.
Hiperprosexia -> estado de atenção aumentada; tendência a perseverar sobre certo objeto com uma infatigabilidade intensa. 
Distração ->é um sinal de superconcentração sobre determinado conteúdo ou objetos; essa superconcentração faz com que o sujeito esqueça tudo a sua volta. 
Distraibilidade -> é um estado patológico onde ocorre ema instabilidade da atenção. O sujeito com consegue manter a atenção por muito tempo em nenhum objeto.
Orientação 
Desorientação autopsiquica -> não sabe o seu nome, idade, estado civil ou sua biografia pessoal.
Desorientação alopsiquica -> não se apercebe da sua situação e de quem são os outros. 
Desorientação amencial/ torporosa -> é influenciada pela redução do nível da consciência, acarretando a dificuldade de síntese perceptiva.
Desorientação amnestica (por déficit de memória imediata e recente) -> é aquela que o sujeito não consegue reter as informações básicas do meio ambiente em sua memória, não conseguindo fixar informações. 
Desorientação apática -> ocorre por apatia ou desinteresse profundo. É marcada por alteração do humor e da volição, aparece, principalmente, em quadros depressivos. 
Desorientação delirante -> sujeitos com surto delirante, com firme convicção de que habitam outro tempo ou espaço. Nesses casos, é comum ocorrer a dupla orientação, na qual a orientação falsa está conjunta com a correta.
 
Desorientação oligofrênica ->ocorre em circunstâncias nas quais se verificam graves déficits intelectuais por incapacidades ou dificuldades em compreender o ambiente e de reconhecer e interpretar as norma sociais que moldam os laços-sociais; 
Sensopercepção 
Imagem eidética -> é a evocação de uma imagem guardada na memória;
Pareidolia -> são imagens visualizadas voluntariamente a partir de estímulos imprecisos do ambiente. (Ver figuras na nuvens).
Imaginação -> é uma atividade psíquica voluntária, em que os sujeitos invocam imagens do passado ou criam novas imagens. 
 
Hiperestesia -> é um aumento global da intensidade perceptiva: as impressões sensoriais tornam-se mais intensas, mais vívidas ou mais nítidas. (LSD)
Hipoestesia ->é a diminuição global da intensidade perceptiva. 
Ilusão -> é a percepção deformada de uma objeto presente. 
Alucinação -> é a percepção de um objeto sem que ele esteja presente. 
Alucinação auditiva -> alucinações auditivas simples: quando se ouve ruídos, como zumbidos, cliques, estalidos. Também se pode ouvir vozes que, em geral, o ameaçam ou o insultam, com conteúdo depreciativos ou de perseguição. Ás vezes ordenam que se mate ou mate outra pessoa. Às vezes, narra o que ele faz diariamente. 
Alucinação sonorização do pensamento -> acredita que está ouvindo os próprios pensamento, escuta no momento em que pensa. 
 
Alucinação visual -> visões nítidas e claras, sem a presença de estimulo visual externo. 
Alucinações visuais simples -> vê bolas, pontos brilhantes, cores...
Alucinações visuais complexas -> são imagens de pessoas, partes do corpo, genitais, caveiras. Demônios, santos, objetos, animais ou crianças. 
Alucinação cenográfica ->quando aparece uma cena completa, como uma igreja pegando fogo, sendo destruída pelo demônio. 
Alucinação liliputiana -> vê cena com personagens minúsculos, entre objetos e pessoas reais da sua residência.
Alucinação táteis -> sente estranha sensações no corpo, como espetadas, choques, animais andando pelo seu corpo... 
Alucinação olfativas e gustativas ->sente o cheiro de coisas podres, de cadáver, de fezes, de enxofre. 
Alucinação cinestésica -> sensação alteradas de movimentos do corpo. Sentir o corpo afundando, as pernas andando estando deitado...
Alucinação cenestésica -> sensações alteradas no corpo. Como o cérebro estar diminuindo.
Alucinação funcionais ->
Alucinação extracampina ->ver imagens de pessoas ou animais às suas costas ou atrás das paredes. 
Autoscópica ->conjuga as alucinações visuais, táteis e cenestésicas. O paciente vê o próprio corpo, como se estivesse fora dele. 
Hipnagógica -> tipo especial de alucinações visuais que ocorrem ao acordar. Geralmente não têm significado patológico
Hipnopomopica -> é o estado alterado de transição entre o sono e a vigília física ordinária. 
Alucinose ->percebe-se a alucinação como estranha a sua pessoa. É como se ele soubesse que aquilo é patológico, (ouve a voz mas não parece estar falando com ele).
Pseudoalucinação -> É a falsa percepção sem transformação do objecto, no qual o sujeito tem consciência que é produto da sua doença.  São influenciadas pela vontade e pelo conteúdo do pensamento.
Alucinação psíquica -> é uma intensa representação sem exteriorização e sem consciência de que é produzida na mente. São pensamentos e palavras que se impõem como ordens;
Alucinação negativa -> 
Memória 
Hipermnésia-> aceleração geral do ritmo psíquico. As representações ganham maior número, porém perdem em clareza e precisão. 
Hipomnesia -> é a hipofunção da memória caracterizada pela diminuição do número de lembranças evocáveis ou pela dificuldade de memorizar fatos e eventos.
Amnesia -> de forma genérica, é a perda de memória, seja a da capacidade de fixar ou a capacidade de manter ou evocar antigos conteúdos.
Anterógrada ->o indivíduo se lembra perfeitamente das ocorrências a longo prazo, porém não se recorda dos acontecimentos recentes. Normalmente ocorre por traumas cerebrais.
Retrógrada -> o indivíduo se recorda somente dos fatos ocorridos depois do trauma sofrido, esquecendo-se dos fatos passados.
Retroduterograda ->
Ilusão mnêmica -> há acréscimo de elementos falsos a um núcleo verdadeiro de memória. 
Alucinação mnêmica -> são verdadeiras criações imaginativas com a aparência de lembranças ou reminiscências que não correspondem a qualquer elemento mnêmico, a qualquer lembrança verdadeira. 
Fabulação -> elementos da imaginação do doente ou mesmo lembranças isoladas completam artificialmente as lacunas de memória, produzidas, em geral, por déficit da memória de fixação. 
Criptomnésia -> falseamento da memória, em que as lembranças aparecem como fatos novos ao paciente, que não as reconhece como lembranças, vivendo-as como uma descoberta. 
Ecmnésia ->recapitulação e da revivescência intensa, abreviada e panorâmica, da existência, uma recordação condensada de muitos eventos passados, que ocorre em breve período. 
Lembrança obsessiva -> manifesta-se como o surgimento espontâneo de imagens mnêmicas ou conteúdos ideativos do passado que, uma vez instalado na consciência, não pode ser repelidos voluntariamente pelo indivíduo. 
Déjà-vu -> fenômeno já visto. A pessoa tem certezaque já viu ou viveu isso antes. 
Jamais-vu -> apesar de já ter passado pela experiência, tem a nítida certeza que nunca a viu, ouviu, pensou e viveu. 
Afetividade 
Distimia -> é o termo que designa a alteração básica do humor, tanto no sentido da inibição como no sentido da exaltação.
Disfobia ->
Disforia -> é a Distimia acompanhada de uma tonalidade afetiva desagradável, mal-humorada. 
Hipotimia -> substituído pelo termo “depressão”, Hipotimia significa tristeza patológica.
Hipertimia -> exaltação patológica do humor. 
Euforia -> humor morbidamente exagerado, na qual predomina o estado de alegria intensa. 
Puerilidade -> é a alteração do humor que se caracteriza pelo aspecto infantil, simplório, regredido. Acontece principalmente em indivíduos com esquizofrenia, quadros histéricos. 
Moria -> é uma forma de alegria muito pueril, ingênua, muito parecido com a puerilidade. Acontece principalmente com pacientes com lesões extensas nos labos frontais... 
Êxtase ->há uma sensação do EU no todo, de compartilhamento íntimo do estado afetivo interior com o mundo exterior. 
Irritabilidade -> há hiper-reatividade desagradável, hostil, e eventualmente, agressiva a estímulos do meio exterior. 
Ansiedade -> é definida como estado de humor desconfortável, apreensão negativa em relação ao futuro. Acontece quando você sabe a causa. 
Insegurança ->não saber o que vai acontecer. Quanto mais indeciso você é, mais insegurança você vai ter. 
Angustia -> sensação de aperto no peito e na garganta, de compressão, sufocamento. Assemelha-se com a ansiedade, mas tem conotação mais corporal e mais relacionada ao passado. Acontece quando você não sabe a causa.
Medo -> se refere a objetos precisos, diferentemente da angustia e ansiedade. É quase sempre medo de algo. Situação de risco físico ou psicológico. 
Emoções e sentimentos
Apatia -> é a diminuição da excitabilidade emotiva e afetiva. Não sentem nem alegria nem tristeza. 
Paratimia -> reação completamente incongruente a situações existenciais ou a determinados conteúdos ideativos, revelando desarmonia profunda da vida psíquica. 
Pobreza de sentimentos -> perda progressiva e patológica das vivências afetivas. 
Embotamento afetivo e Devastação afetiva -> perda profunda de todo tipo de vivência afetiva. É observável. 
Sentimento de falta de sentimento -> é a vivência de incapacidade para sentir emoções, experimentada de forma muito penosa pelo paciente. O doente percebe isso e reclama de se sentir morto por dentro. 
Anedonia -> é a incapacidade total ou parcial de obter e sentir prazer com determinadas atividades e experiências da vida. Não sente prazer sexual, não sente prazer em ter uma boa conversa...
Indiferença afetiva -> frieza afetiva incompreensível diante dos sintomas que o paciente apresenta. Essa frieza e indiferença faz parecer que o paciente sabe que seus sintomas são psicogênicos e potencialmente reversíveis. 
Incontinência afetiva -> são os estados nos quais ocorrem mudanças súbitas e imotivadas de humor, sentimentos ou emoções. O individuo oscila de forma abrupta, rápida e inesperada de um estado afetivo para outro.
Ambivalência afetiva -> termo para descrever sentimentos opostos em relação a um mesmo estímulo ou objeto, sentimentos que ocorrem de modo absolutamente simultâneo. 
Neotimia -> é a designação para sentimentos e experiências efetivas inteiramente novas vivenciadas por pacientes em estado psicótico. São afetos muito estranhos e bizarros para a própria pessoa que os experimenta. 
Medo -> o medo não é uma emoção patológica, mas uma característica universal do ser. 
Fobia -> são medos determinados psicopatologicamente, desproporcionais e incompatíveis com as possibilidades de perigo real. 
Pânico ->é uma reação de medo intenso, de pavor relacionado geralmente ao perigo imaginário de morte iminente. 
Vontade e psicomotividade 
Hipobulia ->diminuição e/ou abolição da energia, do vigor, da motivação... 
Abulia -> perturbação mental que significa diminuição ou ausência de vontade.
Ataraxia -> é um estado de indiferença volitiva e afetiva desejada e buscada ativamente pelo individuo. 
Ato impulsivo -> é uma espécie de curto circuito do ato voluntário, abole abruptamente as fases de intenção, deliberação e decisão, em função tanto de intensidade dos desejos ou temores inconscientes como da fragilidade das instâncias psíquicas implicados na reflexão... 
Ato compulsivo -> é reconhecido pelo indivíduo como indesejável e inadequado, assim como pela tentativa de refreá-lo ou adiá-lo. 
Automutilação -> é o impulso seguido de comportamento de autolesão voluntária. 
Tricotilomania -> arrancar os cabelos. 
Frangofilia -> impulso patológico de destruir os objetos que circundam o indivíduo. 
Piromania -> é o impulso de atear fogo a objetos, prédios, lugares... 
Impulso ou ato suicida -> há um desejo de morrer e de desaparecer. Tal impulso ocorre quase sempre associado a outros sintomas mentais e condições gerais como depressão, desesperança, ansiedade intensa... 
Dipsomania -> ocorre como impulso ou compulsão periódica para ingestão de grandes quantidades de álcool. 
Bulimia -> é o impulso irresistível de ingerir rapidamente grande quantidade de alimentos e depois se sente culpado e induz vômitos ou toma laxativos. 
Potomania -> é uma compulsão de babar água ou outros líquidos sem que haja sede exagerada. 
Polidipsia ->o indivíduo sente sede exagerada, geralmente devido a alterações metabólicas em seu organismo.
 
Fetichismo -> é o impulso e o desejo sexual concentrado em partes da vestimenta ou do corpo da pessoa desejada. 
Voyeurismo -> é o impulso de obter prazer pela observação visual de uma pessoa que está tendo relação sexual, ou simplesmente está nua ou se despindo. 
Pedofilia -> é o desejo sexual por crianças ou púberes do sexo oposto.
Pederastia -> é o desejo sexual por crianças ou adolescentes do mesmo sexo.
Gerontofilia -> é o desejo sexual por pessoas consideravelmente mais velhas que o indivíduo. 
Zoofilia -> é desejo sexual dirigido a animais. 
Necrofilia ou vampirismo -> desejo sexual dirigido a cadáveres. 
Coprofilia -> é a busca do prazer com o uso de excrementos no ato sexual. 
Ninfomania -> é o desejo sexual quantitativamente muito aumentado na mulher.
Satiríase -> é o desejo sexual quantitativamente muito aumentado no homem. 
Compulsão a masturbação ->vivenciada como intensa necessidade de realizar atividade masturbatória repetitiva. 
Compulsão a utilizar roupas íntimas do sexo oposto -> sobretudo, escondido. 
Compulsão a utilizar clistéres -> introdução de objetos como lâmpadas, potes de vidro, garradas no ânus e na vagina. 
Poriomania -> é o impulso e o comportamento de andar a esmo, viajar, “desaparecer de casa”. 
Oleptomania ->
Shoplifting -> pequenos furtos em mercados e lojas de departamentos. (roupo patológico)
Jogo patológico -> é a compulsão por jogos de azar, fazer apostas, especular com dinheiro.
Compulsão por comprar -> é um tipo de compulsão observado mais frequentemente nas últimas décadas. O individuo sente necessidades de comprar tudo. 
Compulsão por internet e vídeo -> recentemente um número crescente de pessoas passou a apresentar dependência grave pela internet. 
Negativismo ativo -> o paciente faz o oposto ao solicitado. 
Negativismo passivo ->o paciente simplesmente não faz nada quando solicitado. 
Mutismo -> é uma forma de negativismo verbal. Ausência da resposta verbal. 
Flexibilidade cerácea -> o individuo ou parte do seu corpo, é colocado em uma posição muito desconfortável e o mesmo continua assim. 
Sitiofobia -> é a recusa sistemática de alimentos, geralmente revelando negativismo profundo.
Obediência automática -> é o oposto ao negativismo. O individuo obedece automaticamente. 
Fenômenos em eco: 
Ecopraxia -> repetição voluntária dos movimentos de outra pessoa. 
Ecolalia ->repetição do mesmo som, repetidamente . 
Ecomimia -> repetição involuntária das palavras ou ações de outra pessoa. 
Ecografia ->
Automatismo -> automatismo psicomotor: refere-se a sintomas psicomotores associados a crises epiléticas. 
Automatismo psíquico: representa o surgimento de pensamentos, representações, lembranças... 
Psicomotricidade 
Agitação psicomotora -> implica a aceleração e exaltação de toda a atividade motora do individuo. 
Lentificação psicomotora -> reflete a lentificação de toda a atividade psíquica. Toda movimentação se torna lenta. 
Inibição psicomotora -> é um estado acentuado e profundo de lentificação psicomotora, com ausência de respostas motoras adequadas. 
Estupor -> é a perda de toda a atividade espontânea, que atinge o individuo globalmente. 
Catalepsia -> é um acentuado exagero do tônus postural, com grande redução de mobilidade passiva dos vários segmentos corporais. 
Estereotipias -> são repetições automáticas e uniformes de determinado ato motor complexo, indicando geralmente marcante perda do controle voluntário sobre a esfera motora. 
Maneirismo -> é um tipo de estereotipia motora caracterizada por movimentos bizarros e repetitivos, geralmente, complexos. 
Tiques / tourette -> tiques são atos coordenados, repetitivos, resultantes de contrações súbitas, breves e intermitentes. Transtorno de Tourette são tiques múltiplos, motores e/ou vocais. 
Conversão motora -> (paralisias, contraturas conversivas, ataxias psicogênicas...) ocorre geralmente em situação estressante, de ameaça ou conflito intrapsíquico ou interpessoal significativo para o individuo. 
Apraxia -> é a impossibilidade ou a dificuldade de realizar atos intencionais, gestos complexos... 
Hipopragmatismo -> dificuldade ou incapacidade de realizar condutas volitivas simples, como cuidar da própria higiene. É uma alteração frequente em pacientes psicóticos crônicos. 
Apragmatismo -> dificuldade ou incapacidade de realizar condutas volitivas simples, como cuidar da própria higiene. O apragmatismo resulta de alteração básica das esferas volitivas e afetivas. NÃO HÁ INCAPACIDADE NEUROPSICOLÓGICA. 
Pensamento 
Prolixo/prolixidade -> o paciente não consegue chegar a qualquer conclusão sobre o tema de que está tratando, senão após muito tempo de esforço. 
Tangencialidade -> ocorre quando o paciente responde às perguntas de forma oblíqua e irrelevante, não sabendo discriminar o supérfluo do essencial. NUNCA CHEGA AO PONTO CENTRAL.
Circunstancialidade -> descreve o raciocínio e a digressão do paciente como “rodando em volta do tema”, sem entrar nas questões essenciais e decisivas. 
Pensamento deficitário e oligofrênico -> é um pensamento de estrutura pobre e rudimentar. O individuo tende ao raciocínio concreto.
Pensamento demencial -> também é um pensamento pobre, porém tal empobrecimento é desigual, varia entre mais elaborado e menos elaborado. 
Pensamento confusional -> turvação da consciência, um pensamento incoerente, de curso tortuoso, que impede o individuo apreenda de forma clara e precisa os estímulos ambientes. 
Pensamento desagregado -> pensamento radicalmente incoerente, no qual os conceitos e os juízos não se articulam minimamente de forma lógica. 
Pensamento obsessivo -> predominam ideias ou representações que, apesar de terem conteúdo absurdo ou repulsivo para o individuo, se impõem à consciência de modo persistente e incontrolável. 
Aceleração do Pensamento -> o pensamento flui de forma muito acelerada. 
 
Lentificação do Pensamento -> o pensamento progride lentamente, de forma dificultosa. 
Bloqueio ou interceptação -> bloqueio do pensamento, o doente relata que “o pensamento para”. 
Roubo do pensamento ou interceptação -> o sujeito tem a nítida sensação de que seu pensamento foi roubado de sua mente, por uma força ou ente estranho. 
 
Juízo de Realidade

Continue navegando