Buscar

2 NetAula Hiram Bonifácio Fernandes Praseres DTII

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Acadêmico: Hiram Bonifácio Fernandes Praseres
R.A.:			Polo: Ji-Paraná/RO
Disciplina: Direito do Trabalho II – 2018/2 
 Professora: Marlete Cruz – Aulas: Quinta-Feira 
 2ª ATIVIDADE SEMIPRESENCIAL. Previstas para 01/09/2018. POSTAR NA WEB AULA-FORUM ATÉ 01/09/2018. SEM ATRIBUIÇÃO DE NOTA- APENAS COMPUTA PRESENÇA 3hs, para o acadêmico que responder a atividade de acordo com o proposto pela professora e postar na WEB AULA até a data aprazada.
REGRAS PARA DESENVOLVER A ATIVIDADE SEMIPRESENCIAL INDIVIDUAL: RESPOSTA digitada, fundamentada em doutrina, legislação, inclusive a lei 13.467/13/7/2017-Reforma Trabalhista, sumulas etc., todas atualizadas. O acadêmico que não postar a atividade ou não observar os critérios objetivos exigidos será lançado no diário ausente no respectivos encontro previsto para a semipresencial; não admitindo justificativa de falta. PLAGIO: Em sendo detectado plágio ou cópia de outro acadêmico, ainda que de turno ou turmas diferentes, a atividade será invalidada e atribuído ausente para ambos acadêmicos.
 PROPOSIÇÕES:
1- A empregada LEILOCA RIFA encarregada do departamento pessoal da empresa Volkswagem do Brasil vai ausentar do serviço a partir de 20/10/2018 em razão de gozo de licença maternidade por 180 dias, sendo 120 constitucional e 60 pelo programa empresa cidadã. A empregadora quer contratar empregado temporário da empresa Cosmos e Cosmos Ltda, para substituir Leiloca, contratação que tem previsão na lei 6.019/74. Pergunta-se a empresa contratante Volkswagen poderá celebrar esse contrato por 180 dias com a empresa fornecedora de mão de obra? Explique dando o fundamento legal, observando as recentes alterações.
	A empresa LEILOCA RIFA, pode efetuar celebrar esse contrato de acordo ao a Lei nº 13.429/2017 que altera dispositivos da Lei nº 6.019/1974, art. 2º, §, é aquela oriunda de fatores imprevisíveis ou decorrente de fatores previsíveis, e art. 10, §2º, que o prazo de contrato de trabalho temporário para 180 dias, e prorrogáveis por mais de 90 dias, podendo ser consecutivos e não consecutivos, tendo que ser comprovada manutenção das condições que o ensejaram. 
2- Em que consiste a terceirização no Brasil com a atual reforma trabalhista lei 13.467/13/7/2017? Explique dando o correto fundamento legal. 
	A atual reforma trabalhista da Lei nº 13.467/2017, a possibilidade de terceirização, buscando reduzir o chamado custo Brasil, com a jurisprudência pelo TST Súmula 331, admite a terceirização da atividade inicial e atividade intermediária. E de acordo o art. 4º, caput, §§ 1º e 2º, Lei 6.019/74, no sentido de que o dispositivo legal não impões restrições à terceirização de serviços à atividade-fim da empresa tomara, quando a empresa prestadora opta entre mão de obra contrata ou proceder subcontração de outras empresas para a realização dos serviços contratados pela tomadora.
	
E de acordo STF, antes da lei terceirização, a jurisprudência do TST, indicava vedação à terceirização da atividade fim da empresa e permitia a contração para atividades-meio, e o STF deu aval à terceirização dos diferentes tipos de atividades das empresas, com 7 votos a 4, no julgamento realizado quinta-feira 30/08/218.
3- Em se tratando de terceirização, a luz das disposições da atual reforma trabalhista lei 13.467/13/7/2017, quem não pode figurar como contratada? 
	De acordo a reforma trabalhista, não pode ser figurar como contratada, nos termos do art. 4º-A da lei 13.467/13/07/2017, pessoa jurídica cujos titulares ou sócios tenham nos últimos 18 meses prestado serviços à contratante na qualidade de empregado ou trabalhador sem vínculo empregatício, exceto se os referidos titulares ou sócios forem aposentados.

Outros materiais