Buscar

Trabalho PIII 2018

Prévia do material em texto

UNIVERDADE PAULISTA – UNIP
UNIP INTERATIVA
Alunos: Jocelino Machado da Silva - RA: 1877017
Aline de Bortoli Winckler - RA 1877366
Curso: Gestão em Processos Gerenciais
Semestre: 1º/2018
Local: São Paulo
Ano: 2018
UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP
UNIP INTERATIVA
Titulo: Ambev
Subtítulo: Projeto Multidisciplinar III – PIM III
Objetivo: Projeto Multidisciplinar – PIM III
Para obtenção do título de gestor de
Processos Gerencias apresentado á
Universidade Paulista – UNIP
Orientador: Mauro Trubbianelli
Resumo:
Pretendo apresentar com o trabalho uma analise a estrutura administrativa de uma
Empresa, embasado nas disciplinas aplicadas durante o período do curso de Gestão
em Processos Gerencias (Contabilidade, Fundamentos da Gestão Financeira e 
Estatística Aplicada), para demonstrarmos o grau de aproveitamento que tivemos
durante a nesse período de curso e assim ampliamos nossos conhecimentos através
de pesquisas baseadas na literatura conforme referencias descritas e também com as 
informações coletadas pelo site sobre a empresa e assim ilustrar o Projeto 
Multidisciplinar.
No modulo Contabilidade gestão externa, tanto em empresas, associações de contabilistas profissionais estão apresentando uma nova forma de Contabilidade que fará uma renovação trazendo paro século XXI e assim ficando capaz de atender as demandas de informações que é cada vez mais volátil. 
No modulo de Gestão Financeira trataremos a administração dos recursos da empresas, indo do financeiro, ligando todo o trabalho a obtenção, utilização e controle dos recursos utilizados.
No modulo de Estatística Aplicada uma forma a organizar, analisar e interpretar os resultados afim de exemplificar os fenômenos sociais, econômicos ou naturais, assim criando um visão importante a qualquer pesquisador ou pessoa para um tomada de decisão.
Palavra Chave: Contabilidade, Gestão Financeira e Estatística Aplicada.
Introdução:
O projeto tem como objetivo o desdobramento do Projeto Integrado Multidisciplinar III que consiste em abordar as matérias de Contabilidade, Gestão Financeira e Estatística Aplicada.
Pensando em planejar podemos dizer que é o processo de decidir que ação tomar e que curso nossa ação tomará no futuro, vale lembrar que muito embora o processo considerar vários cursos alternativos afim de apresentar a melhor decisão a ser tomada e assim podendo abranger um único segmento ou toda a empresa.
Já para a Contabilidade ao que refere-se ao estabelecimento de padrões nos planos orçamentários, tendo grande utilidade no planejamento empresarial, para os casos de decisões isoladas sobre diversas alternativas utiliza-se de uma maior quantidade de informações contábeis.
Já para Gestão Financeira é basicamente em qualquer empresa é possibilitar que o empreendedor/socio saiba quanto de dinheiro é necessário ou precisará obter para alcançar seu proposito futuro de forma ética , responsável e sustentável.
Já para a Estatística é lidar com as informações fazendo uma ponte entre informações e os problemas e assim obtendo maiores informações de todos os coletados e assim possibilitando um maior entendimento por todos os envolvidos diretamente e indiretamente.
Descrição da empresa
A construção de um sonho grande
A Ambev nasceu, em 1999, da união entre as centenárias Cervejaria Brahma e Companhia Antarctica. Mas a nossa história começou muito antes, quando ainda éramos duas cervejarias na década de 1880: a Companhia Antarctica Paulista e a Manufactura de Cerveja Brahma & Villeger & Companhia.
Desde então, em mais de um século, passamos por incontáveis momentos juntos: as celebrações mais incríveis, os shows dos seus sonhos, o jogo de futebol inesquecível. Estamos com você nos melhores momentos e, por todo esse tempo, seguimos crescendo para unir forças e fortalecer ainda mais os vínculos com você, nosso cliente.
Aumentar o nosso negócio e variar a cartela de sabores é diversificar e garantir a nossa participação nos seus momentos de comemoração. É para isso que trabalhamos: para desenvolver o gosto certo em cada uma dessas etapas.
A cerveja é a nossa grande paixão. O nosso negócio é o seu brinde.
Hoje, são mais de 100 rótulos. O nosso compromisso é celebrar com você para continuar presente nos momentos mais especiais, compartilhando todas as conquistas pelos próximos cem anos.
A nossa missão é a nossa razão de ser e o compromisso da Ambev como empresa.
Somos uma empresa que sonha grande: somos milhares de pessoas apaixonadas pelo que fazem. Nosso objetivo é impulsionar o setor de bebidas com novos sabores e sempre muita qualidade para a sua celebração. 
Acreditamos que podemos, junto da sociedade, transformar o mundo em um lugar melhor para se viver. Incentivamos novas atitudes: o consumo responsável e a a preservação de recursos naturais são duas de nossas causas. Elas são muito mais do que um projeto. É o nosso jeito de pensar e agir. Tudo o que fazemos busca o respeito e a colaboração para alcançar uma atitude sustentável. 
Prazer, somos a Ambev.
 
 Empresa
A Ambev faz parte da Anheuser-Busch Inbev, conhecida como AB Inbev, que nasceu da união entre o espírito pioneiro da Ambev, com a qualidade belga da Interbrew e a tradição da Anheuser-Busch.
A criação da Ambev consistiu em uma aliança da Brahma e da Antarctica e foi realizada no decorrer de 1999 e 2000. Como resultado da aliança, a Ambev tornou-se titular de 55,1% das ações com direito a voto da Brahma e de 88,1% das ações votantes da Antarctica, enquanto o Grupo Braco e a Fundação Zerrenner possuíam, respectivamente, 76% e 24% das ações votantes da Ambev. Subsequentemente, os acionistas minoritários da Antarctica (setembro de 1999) e da Brahma (setembro de 2000) trocaram suas ações da Antarctica e da Brahma por ações da Ambev, fazendo com que ambas as companhias se tornassem subsidiárias integrais da Ambev.
Produtos e Serviços
Contamos com cerca mais de duzentas marcas de bebidas. Além da Budweiser®, temos a Stella Artois® e Beck’s®, ao lado de Leffe®, Hoegaarden®, Bud Light®, Skol®, Brahma®, Antarctica®, Quilmes®, Michelob Ultra®, Harbin®, Sedrin®, Klinskoye®, Sibirskaya Korona®, Chernigivske®, Hasseröder® e Jupiler®.
Desenvolvimento
A partir de nossa introdução agora utilizaremos na pratica as matérias no desenvolvimento da empresa.
Contabilidade
“ A contabilidade é um sistema de informação voltado principalmente para prover as pessoas de dados para a tomada de decisão”. (Iudícibus e Marion)
As demonstrações contábeis consolidadas ou individuais da Ambev é estruturada
conceitual para elaboração e apresentação das Demonstrações Contábeis, emitida pelo International Accounting Standards Board - IASB e adotada no Brasil pelo Comitê de Pronunciamentos Contábeis – CPC realça que as informações contidas nos relatórios contábeis destinam-se primariamente a investidores e potenciais investidores, financiadores e outros credores (CPC, 2011) – sendo que a escolha por tais usuários permanece na nova Estrutura Conceitual, emitida pelo órgão internacional em 29 de Março de 2018. 
O desempenho vem de encontro a cultura de alta pressão, na Ambev todos os funcionários tem metas e bônus anuais, um dia trabalho pode atingir de 12 a 16 horas, isso se dá devido a incertezas do mercado financeiro e da economia, pois os investidores procuram papeis mais instáveis como o das cervejarias que suas vendas são menos dependente da economia que dos outros mercados.
A tabela abaixo constam destaques contábeis do segundo trimestre de 2018
Gestão Financeira
Nessa função apresenta os valores da empresa realiza com o interno e externo, integrando as funções de adquirir bens e serviços, a de produzir ou de transformar e adequar a venda e a de vender bens e prestar serviços a outros sujeitos econômicos, e assim manter em atividade para comprar,produzir, vender ou mesmo trocar.
Procura assegurar que os resultados somados obtidos sejam os mais altos possíveis, para que além do lucro presente venhamos a pensar no lucro futuro e assim a empresa deve manter o capital atual e desenvolver ainda mais seu potencial.
O mais importante é assegurar que a empresa saiba de quanto dinheiro precisará e de como o obter e como usá-lo para alcançar suas novas metas e os seus novos objetivos com ética, responsabilidade e sustentabilidade.
Difícil é uma empresa sobreviver sem gestão financeira apropriada, vale lembrar que a menos que uma organização colocar os recursos de forma aberta e responsável, a possibilidade de receber o dinheiro é zero, pois os investidores/doadores querem segurança que o dinheiro está sendo bem usado.
Estruturas fortes facilitam a prestação de contas por parte da organização perante aos investidores/doadores e assim demonstrando confiança e respeito e recebendo o mesmo por parte dos investidores/doadores.
Receita líquida (ROL): A receita líquida aumentou 5,9% no 1T18, com sólido desempenho na América Latina Sul (LAS) (+24,6%) e na América Central e no Caribe (CAC) (+8,7%), junto com um desempenho estável no Canadá (+0,5%), parcialmente impactados pelo Brasil (-1,8%). No Brasil, a queda de volume de 11,0% foi quase totalmente compensada por um crescimento saudável da receita líquida por hectolitro (ROL/hl) de 10,3%. Na LAS, o volume cresceu sólidos 5,7% e a ROL/hl subiu 17,8%. Na CAC, o volume e a ROL/hl cresceram 4,3% e 4,2%, respectivamente. E, no Canadá, a queda marginal de volume de 0,4% foi compensada por um aumento da ROL/hl de 1,0%. 
Custo dos produtos vendidos (CPV): O CPV e o CPV excluindo depreciação e amortização permaneceram estáveis no trimestre (+0,2% e -0,3%, respectivamente). Em uma base por hectolitro, o CPV (CPV/hl) aumentou 6,3%, enquanto o CPV excluindo depreciação e amortização cresceu 5,8%, devido, principalmente, a pressões inflacionárias na Argentina e a preços mais elevados das commodities, parcialmente compensados pelo câmbio favorável na LAS e no Brasil.
Despesas com vendas, gerais e administrativas (SG&A): No 1T18, o SG&A e o SG&A excluindo depreciação e amortização aumentaram 6,8% e 6,4%, respectivamente, em linha com nossa inflação média ponderada (aproximadamente 6,7%). 
EBITDA, Margem Bruta e Margem EBITDA: O EBITDA ajustado atingiu R$ 4.638,7 milhões (+10,1%) no 1T18, com uma margem bruta de 61,7% (+210 pontos-base) e uma margem EBITDA de 39,9% (+160 pontos-base). Lucro líquido ajustado e LPA: O lucro líquido ajustado foi de R$ 2.610,9 milhões no 1T18, 12,7% maior do que no 1T17, em função do crescimento orgânico do EBITDA e de uma redução das despesas financeiras, parcialmente impactados por uma maior alíquota de imposto. O lucro por ação ajustado no trimestre foi de R$ 0,16 (+13,6%). 
Fluxo de caixa operacional e CAPEX: O fluxo de caixa das atividades operacionais antes do capital de giro e provisões no 1T18 foi de R$ 4.651,7 milhões (+1,6%), enquanto os investimentos em CAPEX atingiram R$ 472,7 milhões (-15,5%). 
Payout e disciplina financeira: No 1T18, pagamos R$ 1,1 bilhão em dividendos. Em 31 de março de 2018, nossa posição líquida de caixa era de R$ 3.497,9 milhões. 
Estatística Aplicada.
A receita líquida aumentou 5,9% no 1T18, com sólido desempenho na América Latina Sul (LAS) (+24,6%) e na América Central e no Caribe (CAC) (+8,7%), junto com um desempenho estável no Canadá (+0,5%), parcialmente impactados pelo Brasil (-1,8%). No Brasil, a queda de volume de 11,0% foi quase totalmente compensada por um crescimento saudável da receita líquida por hectolitro (ROL/hl) de 10,3%. Na LAS, o volume cresceu sólidos 5,7% e a ROL/hl subiu 17,8%. Na CAC, o volume e a ROL/hl cresceram 4,3% e 4,2%, respectivamente. E, no Canadá, a queda marginal de volume de 0,4% foi compensada por um aumento da ROL/hl de 1,0%. 
No método de estatística aplicada podemos utilizar obter dados sua organização em tabelas e gráficos também as analise de informações que são divulgadas nos meios de comunicação.
Podemos dizer que a estatística está em todas as atividades praticadas por nós humanos e aliado a tecnologia que agilizam os cálculos facilitando as previsões, determinar tendências, auxilia nas tomadas de decisões e assim ter um planejamento mais assertivo.
Muitas empresas se utilizam da estatística para dizer como estão em relação a qualidade em sua produção como também em seus processos internos e externos, visando atingir a máxima qualidade com menor custo e assim obter um melhor lucro.
Para explicar a Ambev na estatística utilizaremos o relatório do 2T15(2º Trimestre 2015) que está disponível no link http://ri.ambev.com.br/default_pt.asp?idioma=0&conta=28
Podemos notar que no balanço de 2015 que encerram o 1º semestre de 2015 com investimento de R$ 1,4 bilhões no Brasil, com um cenário macroeconômico a previsão de chegada ao final de 2015 com investimento igual a 2014 que é de 3,1 bilhões no país.
No 1º semestre de 2015 os investimentos foram aplicados para aumentar a produtividade e aperfeiçoar as operações nos centros de distribuição e assim suportando todo o crescimento mesmo com as inovações de produto como a SKOL Beats, Sense e Brahma 0.0% e também a distribuição das garrafas retornáveis, que são de maior economia para os consumidores.
Para pode supera a fase do cenário macroeconômico adverso, resultou em focar no alcance das empresas, ou seja, continuar investindo no Brasil e em suas formas comerciais de relacionamento com os cliente, diz Nelson Jamel, vice-presidente financeiro e de relações com investidores da Ambev no período de 2015.
Abaixo tabela dos principais destaques estatísticos de 2015:
Conclusão
Concluímos que a empresa Ambev usada no Projeto Multidisciplinar III é a maior empresa do ramo de bebidas da América Latina, utiliza todos os temas das disciplinas.
Com a realização do projeto nos permitiu uma visão ampla e empregatícia de todo o conteúdo que as disciplinas nos passaram, notou-se em Contabilidade e Gestão Financeira a Ambev a alguns anos vem constante crescimento econômico fica claro com a visão de seu patrimônio líquido, onde notamos que seu maior patrimônio são as pessoas que acreditam e acreditaram na realização do sonho “em ser maior empresa de bebidas e unidos por um mundo melhor”.
E com a aplicação da estatística aplicada contribuiu para o fortalecimento da economia em todos os países que há operações, o IBGE aponta que no setor econômico a cada real investido por uma empresa de bebida, outro 2,5 reais são gerados na economia do Brasil, refletindo também na criação de empregos, investimentos e benefícios para além dos muros, a Fundação Getúlio Vargas apontou que para cada posto de trabalho criado outros 52 são adicionados à cadeia produtiva.
Citações e Referências 
Segundo Albert Einstein: 
“Eu penso 99 vezes, nada descubro; eu deixo de pensar e mergulho num grande silencio e eis que a verdade me é revelada”.
AMERICAN BEVERAGE COMPANY(AMBEV); Disponível em Acesso em 28 de maio de 2001.
BUSSAB, W.O.&MORETTIN, P.A. Estatística Básica, Atual Editora, 1987.
KOLIVER, Olívio. A Contabilidade e a Controladoria: Tema Atual e de Alta relevância para a Profissão contábil. Porto Alegre, Ed. Conselho Regional do Rio Grande do Sul, 2005.
http://ri.ambev.com.br/conteudo_pt.asp?idioma=0&conta=28&tipo=43349 
https://www.ambev.com.br/sobre/ 
https://www.sunoresearch.com.br/artigos/faturamento-da-ambev/

Continue navegando