Buscar

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Continue navegando


Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Sistemas Eleitorais Comparados
As principais críticas que o sistema eleitoral brasileiro recebe é o fato de que este é um sistema personalista e de baixo partidarismo. Quer dizer que é um sistema em que a força dos partidos é menor do que as figuras políticas que os constituem. O problema de sistemas muito personalistas é que são mais instáveis, dependentes de pessoas e não de instituições. Fonte: Rota de Aprendizagem da Aula 6, Tema “Críticas ao Sistema Brasileiro”, adaptado
Tendo como base a contextualização acima, e os conteúdos da disciplina, assinale a alternativa que descreve corretamente os caminhos para diminuir o personalismo e aumentar o partidarismo.
Com a adoção de cláusula de barreira fica mais difícil um partido eleger um candidato, o que dificulta o surgimento de novos partidos.
As coligações eleitorais beneficiam os partidos maiores, por isso elas devem ser mantidas como um remédio contra a fragmentação partidária.
A lista fechada favorece os candidatos, e logo o personalismo. Nesse modelo, os eleitores não sabem quem são os candidatos dos partidos.
O sistema eleitoral não possui nenhuma relação com o personalismo ou com o partidarismo.
Nenhum alternativa está correta.
Questão 2/5 - Sistemas Eleitorais Comparados
Como já vimos em aula anterior, não há sistema eleitoral perfeito. Cada tipo de sistema adotado em um país gera consequências positivas e negativas. Algumas consequências são inevitáveis, como pelo tipo adotado majoritário ou proporcional, cada um deles tende a favorecer algum aspecto. O majoritário é positivo para a governabilidade, mas é frágil para representar grupos sociais, o oposto vale para o sistema proporcional. Além das consequências natas de cada tipo, as combinações das regras adotadas geram outros resultados favorecendo ou enfraquecendo a governabilidade e a representatividade social. Fonte: Rota de Aprendizagem da Aula 6, Tema “Conversa Inicial”.
Tendo como base a contextualização acima, e os conteúdos da disciplina, examine as assertivas sobre o sistema eleitoral brasileiro, marque V (para verdadeiro) e F (para falso), e depois assinale a alternativa com a sequência correta.
(  ) O Brasil utiliza o sistema proporcional e a distribuição de cadeiras é feita de forma proporcional entre os votos recebidos e as cadeiras da Câmara Federal.
(   ) No Brasil a distribuição das sobras eleitorais é feita pela fórmula D’Hondt, que privilegia os grandes partidos, já que esta fórmula opera com o critério das maiores médias de votos.
(   ) São permitidas nas eleições brasileiras as coligações que são um agrupamento de dois ou mais partidos para disputar uma eleição como se fossem um único partido.
(  ) No Brasil adotamos o sistema proporcional de lista aberta. Isso quer dizer que os partidos não ordenam a lista. A ordem final será de forma decrescente na coligação, do mais para o menos votado. Neste caso, o partido não tem controle direto sobre quem tem possibilidades de se eleger ou não.
V, V, V, V
V, V, F, V
F, V, V, F
V, V, F, F
F, F, F, F
Questão 3/5 - Partidos Políticos e Sistemas Partidários
O conceito de institucionalização – quando voltado à análise dos partidos políticos – é mais utilizado para o exame dos sistemas partidários e de sua consolidação e estabilização. Mainwaring e Scully (1995) abrem espaço para a diferenciação entre sistemas mais cristalizados ou mais fluídos. Fonte: Rota de Aprendizagem da Aula 6, Tema “Institucionalização Sistêmica”.
Tendo como base a contextualização acima, e os conteúdos da disciplina, examine as assertivas sobre as dimensões para operacionalizar a institucionalização sistêmica, marque V (para verdadeiro) e F (para falso) e depois assinale a alternativa com a sequência correta.
(   ) O enraizamento dos partidos na sociedade é uma dimensão para operacionalizar a institucionalização sistêmica.
(   ) Legitimidade dos partidos é uma dimensão para operacionalizar a institucionalização sistêmica.
(   ) Estabilidade dos padrões de competição é uma dimensão para operacionalizar a institucionalização sistêmica.
(   ) Independência do partido em relação aos seus líderes é uma dimensão para operacionalizar a institucionalização sistêmica.
V, V, V, V
V, V, F, V
F, V, V, F
V, V, F, F
F, F, F, F
Questão 4/5 - Partidos Políticos e Sistemas Partidários
Nesta aula, iremos estudar o conceito de institucionalização, amplamente utilizado na Ciência Política, principalmente a partir da década de 1970, com os estudos acerca do processo de redemocratização, iniciado com a Revolução dos Cravos, em Portugal. O conceito de institucionalização passa a ser utilizado com maior frequência nos estudos partidários a partir da década de 1970, sobretudo nos estudos comparativos entre sistemas partidários consolidados e não consolidados. Fonte: Rota de Aprendizagem da Aula 6, Tema “Conversa Inicial”.
Tendo como base a contextualização acima, e os conteúdos da disciplina, examine as assertivas sobre os incentivos para manutenção de uma organização partidária e assinale a alternativa que faz a análise correta:
I – Para uma organização partidária continuar existindo ela deve vencer a eleição para o posto máximo do sistema político do seu país. Presidência para o presidencialismo e primeiro-ministro para o parlamentarismo.
II - Os incentivos seletivos: status, cargos, bens materiais, entre outros, têm como objetivo central garantir a existência do partido.
III - Os incentivos coletivos: distribuída a todos os filiados, principalmente sob o formato de ideologia.
Somente a assertiva I está correta
Todas as assertivas estão corretas
Apenas as assertivas I e III estão corretas
Apenas as assertivas II e III estão corretas
Apenas as assertivas I e II estão corretas
Questão 5/5 - Partidos Políticos e Sistemas Partidários
A institucionalização trata do processo por meio do qual as organizações e seus comportamentos tornam-se estáveis. Nesse caso, o processo de institucionalização trata da incorporação de valores pelo sistema da previsibilidade dos comportamentos dos atores ao longo do tempo, ou seja, o comportamento dos atores torna-se previsível aos olhos dos demais. Fonte: Rota de Aprendizagem da Aula 6, Tema “Institucionalização”, adaptado.
Tendo como base a contextualização acima, e os conteúdos da disciplina, examine as assertivas sobre o processo de institucionalização das organizações, e assinale a alternativa que faz uma análise correta: 
 
I – A institucionalização partidária trata do processo de consolidação dos partidos políticos.
II – A institucionalização é como chamamos o processo histórico que leva ao fim os sistemas partidários.
III – A institucionalização sistêmica analisa o processo de estabilização dos sistemas partidários.
Somente a assertiva II está correta
Todas as assertivas estão corretas
Apenas as assertivas I e III estão corretas
Apenas as assertivas II e III estão corretas
Apenas as assertivas I e II estão corretas