Buscar

Comente o conceito de Etnocentrismo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Comente o conceito de Etnocentrismo
 Etnocentrismo é um conceito antropológico empregado originalmente para caracterizar a atitude de julgar a sua sociedade, os seus valores e padrões da sua cultura como referência para julgar as demais; é julgar a cultura da sua sociedade superior ou melhor que a dos outros povos. 
 O termo Etnocentrismo foi cunhado pelo Cientista Social Willian G. Summer, nos Estados Unidos, em 1906. Embora tenha sido cunhado no início do século XX, o termo etnocentrismo refere-se a posturas humanas existentes desde tempos imemoriais.  
 O contato do ser humano com povos de cultura diferente sempre gerou algum tipo de reação, de posicionamento. Na antiguidade clássica, o contato dos gregos, e posteriormente dos romanos, com postos de costumes diferentes os levaram a rotulá-los de bárbaros, no sentido de incivilizados, incultos. 
 Na Europa moderna o etnocentrismo embasou as práticas colonialistas, tendo em vista que considerava as civilizações da África, da América e do Oriente mais “atrasadas” e “exóticas”. 
 Obviamente o etnocentrismo embasa o preconceito e as posturas de exclusão e discriminação. O ideal da antropologia moderna rejeita e combate a prática do etnocentrismo.
 O oposto ao etnocentrismo é o relativismo cultural, que consiste em relativizar, contextualizar, os padrões culturais da outra cultura, em suma, colocar-se no lugar do nativo, exercendo assim, a prática de uma alteridade de aceitação ou inclusão.
 A ideia de entender o ponto de vista do nativo foi proposta por Malinowski, na obra Os argonautas do Pacífico Ocidental, e o conceito de relativismo cultural foi proposto por Franz Boas, na obra A mente do homem primitivo. Ambos os conceitos são importantes para a superação do etnocentrismo.
 Em suma, o etnocentrismo é um conceito antropológico que designa a atitude de se colocar a sua cultura como o centro, a mais evoluída e superior às demais, e deve ser combatida e superada pelo relativismo cultural.

Outros materiais