Buscar

TSH E TRH

Prévia do material em texto

TSH E TRH 
O hormônio tireotrófico (TSH), também chamado de tireotrofina, é uma glicoproteína com duas subunidades (α e β), produzida pela hipófise anterior. O TSH controla a secreção da tiroxina (T4) e da tri-iodotironina (T3) pela glândula tireoide, hormônios que foram falados por Túlio.
O TSH age na tireoide aumentando a proteólise da tireoglobulina armazenada nos folículos, aumenta a atividade da bomba de iodeto que aumenta a captação do iodeto pelas células, forma os hormônios tireoidianos, aumenta a atividade e o número das células tireoidianas. Ou seja, o TSH estimula praticamente todos os aspectos da função tireoidiana.
A maioria dos efeitos do TSH resulta da ativação do segundo mensageiro, o AMPc. Nesse sistema, primeiro o TSH se liga ao seu receptor e ativa a adenil-ciclase na membrana que aumenta a formação de AMPc. Este ativa a proteinocinase provocando fosforilações em toda a célula. Havendo assim o aumento da secreção de hormônios tireoidianos.
A secreção do TSH é controlada pelo feedback negativo exercido pelos hormônios tireoidianos e pelo TRH (hormônio liberador de tireotroponina), hormônio hipotalâmico. O TRH estimula a produção de TSH, através da ligação com receptores de TRH na membrana das células hipofisárias. Isso ativa a fosfolipase, que é seguida por uma série de reações.
Algumas reações emocionais podem afetar a liberação de TRH, ele é regulado por vários tipos de estresse, o que pode causar a inibição da secreção de TRH e consequentemente de TSH.
Referências:
HALL, John E.. Guyton & Hall: Tratado de Fisiologia Médica. 12. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2011.
KOEPPEN, B.; SANTON, B. Berne & Levy Fisiologia. 6ª ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2009.

Continue navegando