Buscar

Seminario de imuno corrigido

Prévia do material em texto

Integrantes do grupo:
Edilene 
Elcio
Vaneide
Turma: Farmácia 5º semestre  
Horário:Noturno
Grupo: 03
Tema: Resposta Imune Contra Fungos
RESPOSTA IMUNE 
CONTRA FUNGOS
O principal mecanismo de defesa contra fungos é desenvolvido pelos fagócitos, que os destroem por meio da produção de NO e de outros componentes secretados por essas células.
Adicionalmente, há participação de IFN-γ, aumentando a função de neutrófilos e macrófagos, não havendo evidências de atividade citotóxica por células T CD8+.
 Portanto, pacientes que apresentam neutropenia (menos de 500 neutrófilos/mm3 ) ou que tenham deficiência da imunidade celular cursam com freqüência com micoses recorrentes e ocasionalmente desenvolvem formas graves e profunda.
Grande número de espécie de fungos possa causar doenças no homem, a maioria deles causa doença limitada, sem maiores repercussões clínicas. Destacam-se entre os fungos que estão associados com morbidade no Brasil a Candida albicans, o Criptococcus neoformans e o Paracoccidiodis braziliensis. 
Apesar de a infecção por Calbicans causar habitualmente infecções leves e sem maiores conseqüências, pacientes infectados com HIV não apresentam apenas alta prevalência da infecção por C. albicans, mas também envolvimento de esôfago, estômago e intestino, sendo comuns infecções recorrentes. Em crianças que apresentam alteração na resposta imune celular e distúrbios endócrinos múltiplos, o quadro raro de candidíase mucocutânea crônica é descrito. Nessas crianças observam-se uma diminuição da resposta Th1 e lesões cutâneas, mucosas e ungueais graves
Imunidade
Imunidade comprometida constitui o mais importante fator predisponente a infecções fúngicas;
Deficiência de neutrófilos como resultado de supressão ou dano na medula óssea frequentemente é associada a essas infecções;
Infecção oportunistas, secundário a um aumento nas imunodeficiências causadas  principalmente pela AIDS e para terapia para o câncer disseminado e a rejeição de transplantes, as quais inibem o funcionamento da medula óssea e a resposta imunológicas.
Exemplo infecção fúngica associada a AIDS é a pneumonia por Pneumocystis jiroveci 
     
    
As infecções fúngicas, também chamadas de micoses, são importante causa de morbidade e mortalidade no homem.
Algumas infecções fúngicas são endêmicas, e estas infecções são geralmente causadas fungos que estão presentes no ambiente e cujos esporos  são inalados pelo homem.
Imunidade Natural e Adquirida aos Fungos
Os principais mediadores da imunidade natural contra os fungos são os neutrófilos e os macrófagos.
   
Neutrófilos 
 Liberam substâncias fungicidas,tais como as espécies reativas do           oxigênio e enzimas lisossômicas, e fagocitam os fungos para a               morte intracelular.
Cepas virulentas de Cryptococcus neoformans inibem a produção de citocinas tais como TNF e IL-12 pelos macrófagos  e estimulam a produção de IL-10,inindo assim a ativação do macrófago.
CRIPTOCOCUS NEOFORMANS
Fungos causadores meningoencéfalite principalmente em indivíduos com imunodepressão.
São transmitidos por excretas de pombos e papagaios 
Madeiras em decomposição
   
   
O Criptococcus neoformans pode causar doenças pulmonares e comprometer o sistema nervoso central em pacientes imunossuprimidos, e o P. braziliensis é o agente causal da blastomicose sul-americana. A blastomicose sulamericana caracteriza-se por envolvimento de gânglios, mucosa bucal e do aparelho respiratório. Na maioria das pessoas infectadas o agente é controlado, e o indivíduo fica completamente assintomático. 
 Quando não se desenvolve uma resposta Th1 há disseminação do fungo com envolvimento de órgãos do sistema reticuloendotelial e do pulmão; nesse contexto o papel da IL-4 parece  importante, já que em modelo experimental a ausência dessa citocina protege contra doença pulmonares graves.
Transmissão 
Inalação dos propágulos leveduriforme(levedura), que atingem os alvéolos e disseminados pelo sangue para o cérebro e para meninges.
PARACOCCIDIODES BRASILIENSES
Fungos agente blastomicose sul- americana acomentendo de glânglios sistema respiratório mucosa bucal. 
CANDIDAS ALBICANS
Candidíase vaginal,sendo associada a diminuição de níveis IFN-y em mucosas.
Em pacientes portadores de AIDS (síndrome na imunodeficiência adquirida),a infecção se torna mais grave e invasiva (pela ausência de resposta específica) chegando colonizar no estômago e intestino em determinada situações.  
Candidíase vaginal ser extremamente freqüente e sem maiores conseqüências, cerca de 5% das mulheres em idade reprodutiva apresentam um quadro de candidíase vaginal recorrente devido à ausência ou a baixos níveis de IFN-γ, que pode ser restaurada in vitro pela neutralização da IL-10. 40
 Embora não seja documentada uma resposta Th2 contra antígenos de C. albicans, a elevada freqüência de atopia nessas pacientes sugere que uma reação de hipersensibilidade imediata a diversos antígenos pode participar da patogênese da doença, com alguns casos se beneficiando de imunoterapia.41 O Criptococcus neoformans pode causar doenças
Transmissão
Através da inalação de esporos 
Acomete principalmente agricultores 
HISTOPLASMA CAPSULATUM
Um parasita intracelular facultativo que vive nos macrófagos, é eliminado pelo mesmo mecanismo cecular que são eficazes contra bactérias intracelulares.
As celulas TCD4+  e CD8+ cooperam para eliminar os levedos de C.Neoformans, os quais tendem a colonizar os pulmões e o cérebro em hospedeiros imunoideficiêntes.

Continue navegando