Buscar

Estratégias de Leitura av. Final Objetiva

Prévia do material em texto

Disciplina:
	Estratégias de Leitura (LEE27)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Objetiva) - Individual FLEX ( Cod.:423151) ( peso.:3,00)
	Prova:
	8278662
	
	
Gabarito da Prova:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada
Parte superior do formulário
	1.
	Na imagem, podemos observar que ocorre intertextualidade entre a imagem "O tempo", de Salvador Dalí, e uma paródia realizada com teor humorístico utilizando os personagens de "Os Simpsons". Com base na intertextualidade, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A intertextualidade pode ocorrer nos mais variados gêneros textuais, como em letras de músicas, poemas, textos em prosa e em imagens, como é o caso.
(    ) A interpretação de texto não depende apenas do conhecimento da língua portuguesa, mas, sim, das relações intertextuais que podem influenciar potencialmente o processo de compreensão de textos.
(    ) Nas imagens não ocorre a intertextualidade, já que não há texto envolvido. Neste caso, ocorre apenas a paródia das imagens com teor humorístico.
(    ) Na intertextualidade, quando ocorre especificamente em imagens, é necessário que seja amplamente citada pelos seus autores, pois facilmente pode se configurar como plágio parcial ou integral.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE DA IMAGEM: Disponível em: <http://escolakids.uol.com.br/public/upload/image/intertextualidadepintura.jpg>. Acesso em: 17 out. 2016.
	
	  a)
	V - F - V - F.
	 b)
	F - V - F - V.
	 c)
	V - V - F - F.
	 d)
	F - F - V - V.
	2.
	A leitura de textos compreende também a compreensão do sentido que cada palavra traz. O uso dos sentidos literal (denotação) e figurado (conotação) das palavras, dependendo do contexto, faz com que a leitura tome rumos completamente diferentes, por isso é necessário conhecimento e uso de estratégias de leitura para compreender sua real intenção. Analise a tira de Hagar e assinale a alternativa CORRETA:
FONTE DA IMAGEM: Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/8021/imagens/tirinha.jpg>. Acesso em: 17 out. 2016.
	
	 a)
	O personagem, ao gritar "abaixo o rei" já informa que o rei deve ser tirado da planta, sem que sejam dadas possibilidades de duplo sentido à frase.
	  b)
	Quando o personagem grita "abaixo o rei", presume-se que ele quer que o rei seja tirado do trono, pois esta frase em sentido denotativo possui este significado (abaixo o rei = tire o rei do poder). Quando, porém, observa-se a imagem no quadrinho seguinte, percebe-se que a frase "abaixo o rei" foi usada em seu sentido figurado (conotativo), no sentido de auxiliar o rei a descer da planta.
	 c)
	Quando o personagem grita "abaixo o rei", presume-se que ele quer que o rei seja tirado do trono, pois esta frase em sentido conotativo possui este significado (abaixo o rei = tire o rei do poder). Quando, porém, observa-se a imagem no quadrinho seguinte, percebe-se que a frase "abaixo o rei" foi usada em seu sentido literal (denotativo), no sentido de auxiliar o rei a descer da planta.
	 d)
	É possível saber que a frase "abaixo o rei" está sendo utilizada em sentido conotativo desde o começo da tira, pois, se utilizada em sentido denotativo, a sentença não apresentaria humor à tira, fazendo com que se perca, desta forma, o real objetivo dela.
	3.
	Desenvolver a leitura competente não é uma tarefa fácil. A escola, bem como o meio em que se vive, oferece atividades e/ou práticas para que essa habilidade se efetive. Assim, um bom leitor é aquele que lê, interpreta, compreende os mais variados textos. Sobre a leitura proficiente e autônoma, analise as seguintes afirmativas:
I- A compreensão textual é um processo privado, pessoal e, também, impessoal, visto que os sentidos estão no texto e na leitura.
II- Identificar o período histórico e social em que o autor escreveu o texto e/ou a obra auxilia na captação de sentidos e na interpretação que faz com que o leitor tenha, a partir disso, uma visão de mundo daquela época.
III- A formação de leitores competentes engloba, também, uma prática continuada de leitura.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a afirmativa I está correta.
	 b)
	Somente a afirmativa III está correta.
	 c)
	As afirmativas I e II estão corretas.
	 d)
	As afirmativas II e III estão corretas.
	4.
	Uma compreensão textual engloba desde a aplicação de estratégias do leitor até o acionamento de subsídios mentais para que a leitura possa ser entendida e não apenas decodificada. Sistematizar e esquematizar são dois itens importantes que compõem o rol de elementos da compreensão textual. Sobre a sistematização e a esquematização, analise as sentenças a seguir:
I- Esquematizar e sistematizar são ações que reduzem a ideia do texto em partes.
II- Esquematizar não é sinônimo de resumir e/ou elaborar um esquema.
III- O hábito do planejamento é favorecido pelas estratégias da esquematização e da sistematização.
Assinale a alternativa CORRETA:
	  a)
	Somente a sentença III está correta.
	 b)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 c)
	Somente a sentença I está correta.
	 d)
	As sentenças I e III estão corretas.
	5.
	As atividades desenvolvidas em sala de aula são de grande validade para incentivar o hábito da leitura nos alunos. O professor, como tutor da sala de aula, tem a possibilidade de observar e perceber as fragilidades dos seus alunos com relação à leitura e à organização de atividades que potencializem as habilidades leitoras de seus alunos. Muitas são as possibilidades de atividades a serem oferecidas, entre elas o juri assumido. De acordo com a proposta apresentada por esta atividade, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as
falsas:
(    ) Nesta atividade, escolhe-se uma personagem de determinada obra que tenha sido lida pela turma e se submete esta personagem a um julgamento por suas ações.
(    ) Para esta atividade, é necessário que o professor divida a turma em duplas: um aluno para ser julgado e um aluno para julgar.
(    ) Os alunos envolvidos devem estudar suas funções antes do julgamento, inclusive com registro escrito dessa preparação.
(    ) O julgamento é realizado em forma de dramatização, sendo os personagens caracterizados de acordo com suas funções. Após o julgamento, devem ser registradas as impressões de todos da sala em forma de relatório.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - V - V.
	 b)
	V - F - V - V.
	 c)
	V - V - F - F.
	 d)
	V - F - F - F.
	6.
	A estratégia de comparação textual tem uma conexão direta com a intertextualidade, já que o leitor, quando lê um texto, faz relações com informações que vão além daqueles escritos. Partindo desse pressuposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O estímulo e a pesquisa são essenciais para que a comparação entre textos se efetive.
(    ) As comparações textuais não precisam ser planejadas pelo professor, elas devem acontecer espontaneamente na leitura em sala de aula.
(    ) Estratégias como a intertextualidade e a comparação entre textos facilitam a interpretação textual e a percepção de recursos linguísticos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - F - V.
	 b)
	V - V - F.
	 c)
	V - F - V.
	 d)
	F - V - V.
	7.
	O leitor é um importante agente na constituição da interação entre o texto e o autor. Se o leitor dispuser de informações acerca do que lerá, estas poderão abrir múltiplas direções, estabelecendo conexões com o mundo que facilitará o processo de uma leitura eficaz. Sobre o papel do leitor perante a leitura, analise as seguintes afirmativas:
I- Quanto maior a experiência cultural do leitor, melhor será o entendimento e aproveitamento da leitura. 
II- A experiência cultural do leitor se dá através das atividades discursivas e às práticas sociais vivenciadas. 
III-As informações que o leitor tem não influenciam na assimilação de diferentes hipóteses. 
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As afirmativas I e II estão corretas.
	 b)
	Somente a afirmativa I está correta.
	 c)
	Somente a afirmativa III está correta.
	 d)
	As afirmativas II e III estão corretas.
	8.
	O conceito de letramento é visto como um fenômeno que supera o conceito de alfabetização que, em amplas linhas, é um processo que codifica e decodifica a escrita. Assim, a alfabetização dialoga com a perspectiva do letramento. Partindo desse pressuposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Percebeu-se que não basta somente alfabetizar, mas é necessário que os estudantes entrem em contato com as mais variadas práticas de uso da língua escrita.
(    ) A funcionalidade da linguagem não pode estar vinculada à percepção dos usos sociais da língua.
(    ) Convive-se diariamente com outdoors, piadas, provérbios, charges, entre outros, o que justifica trabalhar essa realidade em sala de aula, buscando tornar o ensino cada vez mais proficiente.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - V.
	 b)
	F - F - V.
	 c)
	V - V - F.
	 d)
	F - V - V.
	9.
	A leitura na escola é um importante instrumento para que o processo de reconstrução da sociedade se concretize e tal mecanismo é constituído de condições para que o indivíduo se aproprie do conhecimento e se insira nessa construção como produtor de conhecimentos. Sobre a leitura na escola, analise as seguintes sentenças:
I- A leitura na escola proporciona ao aluno a apropriação de recursos de textualidade que o auxiliarão a expressar-se com mais clareza e criatividade.
II- A escola é o lugar privilegiado para que a interação com a leitura aconteça.
III- A escola objetiva a leitura, a fim de ensinar apenas as regras gramaticais.
IV- Se a leitura for bem conduzida na escola, ela cumpre a função de tornar o aluno um leitor competente.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 b)
	Somente a sentença IV está correta.
	 c)
	Somente a sentença II está correta.
	 d)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	10.
	A comparação de textos é uma atividade comumente aplicada em sala de aula, durante as aulas de Língua Portuguesa. Comparar textos similares, sejam eles paródias ou simplesmente textos que tratem do mesmo assunto, é uma estratégia bastante eficaz para auxiliar a desenvolver nos leitores a habilidade da argumentação e da criticidade. A partir do exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Comparar textos valoriza a leitura de textos literários. As intervenções do professor auxiliam na percepção de aspectos como recursos linguísticos, contexto e tema.
(    ) Antes da leitura dos textos que serão comparados, o professor pode fomentar nos alunos a curiosidade e, a partir da estratégia de previsão e antecipação, fazer com que eles conversem acerca do que ambos os textos tratarão.
(    ) A atividade de comparação de textos deve ocorrer somente nas séries finais, mais especificamente no Ensino Médio, pois os alunos, nesta etapa, já são proficientes.
(    ) A partir da comparação de textos, os alunos conseguem perceber a maneira como os acontecimentos são narrados nos textos. Neste caso, o professor pode questionar os alunos acerca das intenções do autor.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - V - V.
	 b)
	V - V - F - V.
	 c)
	F - V - F - F.
	 d)
	F - V - V - F.
	11.
	(ENADE, 2008) "Ao lermos, se estamos descobrindo a expressão de outrem, estamos também nos revelando, seja para nós mesmos, seja abertamente. Daí por que a troca de ideias nos acrescenta, permite dimensionarmo-nos melhor, esclarecendo-nos para nós mesmos, lendo nossos interlocutores. Tanto sabia disso Sócrates como o sabe o artista de rua: "conversando também conheço o que é que eu digo". 
Fonte: Recepção e interação na leitura. In: Pensar a leitura: complexidade. Eliana Yunes (Org). Rio de Janeiro: PUCRio; São Paulo: Loyola, 2002, p. 105 (com adaptações). 
A partir das reflexões do texto apresentado, assinale a opção correta a respeito da interação texto-leitor:
	 a)
	Para a leitura como descobrimento ser efetiva, é necessária a troca de ideias sobre a leitura; ler com o outro para nos conhecermos.
	 b)
	A aproximação, no texto, entre o que sabia Sócrates e o que sabe o artista de rua, é incoerente porque os respectivos horizontes de expectativa são diferentes.
	 c)
	A leitura como descobrimento pressupõe uma postura pedagógica que reforça a tradição de leitura como confirmação da fala de uma autoridade.
	  d)
	A perspectiva apontada no texto favorece a vivência da leitura como autoconhecimento, em detrimento da leitura como identificação da expressão do outro.
	12.
	(ENADE, 2011) Na tradição escolar brasileira, havia um evento denominado "dar lição", em que se pedia ao aluno que se levantasse, lesse um texto indicado e, em seguida, criasse uma paráfrase do que havia lido, usando palavras próprias. Segundo as atuais teorias e metodologias de ensino da língua,
	 a)
	a leitura silenciosa coletiva deve ceder lugar à leitura em voz alta.
	  b)
	a referida tradição deve ser abandonada porque o ato de levantar-se contribui fortemente para a insegurança linguística do aluno.
	 c)
	o professor poderá, na oportunidade de ouvir a paráfrase construída pelo aluno leitor, fazer mediações, para facilitar a compreensão da leitura.
	 d)
	o hábito de criar um texto parafrástico é nocivo porque favorece interpretações equivocadas.
Parte inferior do formulário

Continue navegando