Buscar

METODOLOGIA E PRÁTICA DE ENSINO DA ARTE

Prévia do material em texto

Assinale a opção que apresenta um exemplo de manifestação típica da cultura popular.
	Obra de arte renascentista
 Certo	Carnaval
 Errado	Ópera
	Música composta para violino
	Ballet Clássico
Explicação:
O Carnaval é uma manifestação típica da cultura popular brasileira. 
 
 Código de referência da questão.2a Questão
A área de Arte deve ser contemplada no Projeto Político Pedagógico de todas as escolas de ensino fundamental e médio. Podemos afirmar que o reconhecimento sobre a importância da arte no currículo escolar envolve vários fatores. Assinale o único fator que NÃO está diretamente relacionado com essa questão:
 Certo	exercício de cópia de modelos
	articulação entre o fazer e o pensar a arte
	exercício crítica de leitura das obras de arte
	ampliação de repertório imagético
	compreensão da Arte como campo epistemológico
Explicação:
A cópia de modelos não é objetivo da arte/educação já que tem como objetivo central o desenvovlimento da livre expressão do educando.
	Gabarito Coment.			Gabarito Coment.	
 
 Código de referência da questão.3a Questão
Os professores de uma escola estão elaborando um projeto de trabalho com ênfase no ensino da Arte. Para redigir a justificativa desse projeto partiram da reflexão sobre o pensamento de Vygotsky sobre o campo da Arte e da Cultura. Assinale a opção que apresenta um argumento que não poderá ser utilizado como uma justificativa para a fundamentação desse projeto de arte/educação:
	A democratização do acesso ao campo da Arte é função da escola.
 Certo	A Arte é uma linguagem e depende de um dom para ser desenvolvida, por isso somente alguns alunos são capazes de participar das aulas de arte.
	A Arte é uma linguagem que afeta as interações sociais.
	A Arte é uma produção social que deve ser valorizada pela escola.
	A Arte é uma linguagem simbólica constituidora do ser humano.
Explicação: A opção está incorreta porque o autor citado considera a arte um campo aberto para todos e não apenas um campo a ser trabalhado com alunos que tenham um dom especial. O potencial criador é inerente a todo ser humano.
 
 Código de referência da questão.4a Questão
Ferraz e Fusari (1993) falam que o processo expressivo é gerado pelo sentimento resultante de uma síntese emocional que, por sua vez, origina-se de estados tensionais provocados por forças de ordem interna e externa: são as relações entre o sujeito e as coisas, o subjetivo e o objetivo, o ser sensível e o símbolo. A elaboração de obras de arte depende, portanto, de um saber formar ou transformar intencional a partir de materiais e por meio da elaboração de representações expressivas. Ao mesmo tempo, a verdadeira concretização da obra de arte ocorrerá no contato com as pessoas, quando o ato criador se completa. Neste contexto, a arte é vista como:
	uma área não curricular que depende de boa vontade docente para que ocorra nos intervalos de outras dinâmicas.
 Certo	a representação do mundo cultural com significado, imaginação, interpretação, conhecimento do mundo, expressão dos sentimentos, da energia interna, da efusão que se expressa, que se manifesta, que se simboliza, ou seja, é a dialética da relação homem-mundo.
	expressão exclusiva do criador, sem que o mesmo seja influenciado pelo mundo exterior.
	expressão coletiva de artistas influenciados, sempre, por seus "mundos interiores".
	o baluarte da criatividade e, com frequência, as experiências de arte e a atividade criadora significam a mesma coisa.
Explicação:
O processo criador envolve essa articulação entre as imagens internas e externas, entre as características pessoais e as relações estabelecidas com o outro e com o meio ambinete e as condições que são oferecidas para a experiência artística.
 
 Código de referência da questão.5a Questão
Os professores de uma escola estão elaborando um projeto de trabalho com ênfase no ensino da Arte. Para redigir a justificativa desse projeto partiram da reflexão sobre o pensamento de Vygotsky sobre o campo da Arte e da Cultura. Quais afirmativas abaixo são adequadas ao pensamento desse autor e poderiam ser abordadas como justificativa do projeto? I - A Arte é uma produção social que deve ser valorizada pela escola. II - A democratização do acesso ao campo da Arte é função da iniciativa privada. III - A Arte é uma linguagem simbólica, mas não constitui nem representa o ser humano. IV - A democratização do acesso ao campo da Arte é função da escola.
	As afirmativas I e III, apenas.
 Certo	As afirmativas I e IV, apenas.
	As afirmativas I, II e IV, apenas.
	As afirmativas II e IV, apenas.
 Errado	As afirmativas I, III e IV, apenas.
Explicação:
A Arte é uma linguagem simbólica que faz parte da constituição de todo ser humano e é papel de toda escola, pública ou privada, democratizar o acesso a esse campo de conhecimento e expressão.
 
 Código de referência da questão.6a Questão
O Projeto Pedagógico de uma escola de ensino fundamental procura incorporar as linguagens da arte no currículo. Com esse objetivo, incorpora propostas que exploram os meios tradicionais de produção artística, como também, estimula os usos da novas tecnologias para essa produção. Podemos afirmar que essa escola:
 Errado	Compreende que a complexidade de relações que envolvem o campo da Arte somente podem ser representadas como manifestações míticas e mágicas.
	Compreende que a concepção de Arte como cópia da realidade retrata o mundo contemporâneo.
 Certo	Compreende que ao longo da história a função e as formas de manifestação da Arte sofrem transformações e acompanham o desenvolvimento das civilizações.
	Compreende que a aproximação da Arte com a tecnologia foge dos objetivos do campo da produção cultural.
	
Compreende que as manifestações artísticas são específicas e não dependem do contexto sócio-histórico da época.
Explicação:
A escola compreende que as manifestações artísticas são produções sociais e explora os recursos e a contextualziação em seu projeto pedagógico.
 
 Código de referência da questão.7a Questão
A chegada da Família Real portuguesa ao Brasil no ano de 1808 causou mudanças não somente nos aspectos políticos e econômicos, mas também culturais. Entre as iniciativas tomadas por D. João VI para fomentar a Arte no Brasil, destaca-se:
 Errado	O resgate da cultura de diferentes populações indígenas em respeito às suas tradições e linguagens
	Valorização das danças afro-brasileiras que já eram conhecidas na Europa
 Certo	O convite de artistas franceses para compor o quadro de docentes da Academia Imperial de Belas Artes
	o incentivo ao diálogo artístico entre brasileiros e europeus
	a criação de escolas de Arte para incentivar a aprendizagem dos colonos
Explicação:
A chegada da Missão Francesa ao Brasil causou mudanças culturais e influênciou o ensino da arte, a partir das influências européis trazidas pelos artistas vindos da Europa.
 
 Código de referência da questão.8a Questão
(CESPE/2017) A arte pressupõe um conhecimento particular produzido pelo ser humano, assim como o conhecimento científico, o técnico e o filosófico. Esse conhecimento sobre a arte estrutura e organiza o mundo em um processo de transformação do homem e da realidade. PCN,1998 (com adaptações) Considerando o texto apresentado, é correto afirmar que a arte como disciplina escolar pressupõe
	o desenvolvimento do interesse e competência crítica de valores estéticos específicos na linguagem;
	a valorização de conhecimento sobre a arte erudita, como valor estético absoluto;
 Certo	o estudo de diferentes saberes, de diferentes linguagens artísticas, assim como a aquisição de conhecimento estético;
	a aquisição de um saber específico limitado à linguagem pictórica.
	o desenvolvimento de capacidade de reconhecer exclusivamente obras de arte nas diversas linguagens;
Explicação:
Esse campo da arte deve envolver a articulação entre o fazer, o pensar e o conhecer as linguages artísticas envolvendo o estudo de diferentes saberes, linguagens artísticas e a aquisição de conhecimento estético.

Continue navegando