Buscar

Questionário de Microbiologia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Questionário de Microbiologia – 2013020325 - Biotecnologia
 
O que significa crescimento críptico e em que fase da curva de crescimento ele ocorre?
Teoricamente populações podem não crescer na fase estacionaria (Fase de crescimento que ocorre), ainda sim, muitas funções celulares continuam e em algumas exceções ainda há divisões celular nessa fase, mas não há aumento do número de células, permitindo que algumas células da população cresçam ao mesmo tempo em que ocorre a morte de outras, existindo um equilíbrio entre esses processos, o que pode ser classificado como crescimento críptico. 
Por que algumas vidrarias podem ir para a estufa de esterilização e outras não?
As vidrarias podem ser divididas em dois tipos: As vidrarias de precisão e as vidrarias sem precisão. As de precisão são vidrarias usadas para medidas exatas, e ao ser levadas a estufas a alta temperatura do equipamento altera as suas propriedades de medição com precisão. E já as sem precisão podem ser levadas á estufas como na secagem pós-lavagem, uma vez que essas não vidrarias de medidas exatas.
Explique o que são plasmídios e qual a sua importância para a biotecnologia.
Moléculas genéticas das células que se replicam de forma independente do cromossomo do seu hospedeiro, carreando apenas genes não essenciais. Molécula de DNA de fita dupla, circular e super-enovelada. Os plasmídeos podem conferir vantages ecológicas como resistência a drogas e outros agentes antimicrobianos, produtores de fatores de virulência (toxinas, adesinas), degradadores de substâncias inusitadas (Petróleo), alguns conferem mecanismos adicionais de transferência genética (conjugação) e são importantes ferramentas em engenharia genética, uma área muito importante para biotecnologia.
 
O que é um quimiostato? Para que ele serve?
Trata-se de um equipamento de cultura do tipo contínua, quimiostato. Serve para cultura onde precise ter o controle da taxa de crescimento e da densidade populacional, de forma independente e concomitante. 
O que é glicólise, quando ela ocorre e que rendimento energético em ATP ela fornece à célula?
A maioria dos micro-organismos oxida carboidratos como sua fonte primaria de energia a nível celular e a glicólise é normalmente do primeiro passo no catabolismo de carboidratos, trata-se da oxidação da glicose em ácido pirúvico (piruvato), com a produção de ATP e NADH. Na primeira fase ( preparatória) duas moléculas de ATP é usadas para iniciar a glicólise e quatro são gerada pelo processo, onde há ganho liquido de duas moléculas para cada glicose que é oxidada.
Explique o que é mureína e onde ela pode ser encontrada nas bactérias.
È um heteropolissacarídeo ligado a péptideos presentes na parece celular.
Em que circunstância são utilizados os meios de enriquecimento?
Quando for utilizar meios com micro organismo de crescimento lento ou de baixo número, esses meios são adequados pelo fato de proporcionar ao micro organismos nutrientes de maneira adequados, estes tem propriedades de estimular o crescimento de alguns microorganismos e inibir outros.
Como se esteriliza uma solução com substâncias termolábeis?
A esterilização por filtração é amplamente utilizada para a esterilização de soluções que contenham substâncias termolábeis. Muitos tipos de filtros têm sido criados para esse fim. Bactérias e outros microorganismos maiores podem ser removidos de líquidos, passando-os através de filtros com poros inferiores aos seus diâmetros muito pequenos, impedindo-lhes a passagem. Os filtros mais satisfatórios são filtros de membrana, feitos de acetato de celulose. O filtro é comumente adaptado a um frasco de sucção ou Kitasato, e o conjunto acondicionado em papel de alumínio é autoclavado. A solução a ser filtrada é, então, despejada no filtro e aspirada por sucção. A solução é transferida para um frasco ou tubo de ensaio previamente esterilizado e munido de tampão ou algodão, ou com outro tipo de protetor. 
Explique os processos recombinação genética nas bactérias por transformação e conjugação.
	A transformação é a captação do DNA livre por uma célula receptora. Inicialmente há a captação do DNA, após a integração do DNA transformante, ou recombinação.
	A conjugação ocorre de duas maneiras, onde ambas requer contato célula-célula. Na conjugação por transferência do plasmídeo a célula doadora ira doar o plasmídeo para célula receptora. E na conjugação por transferência de cromossomo a célula doadora ira doar o cromossomo com o plasmídeo integrado para célula receptora. È um mecanismo codificado por plasmídeos, utilizam esse mecanismo para transferir uma cópia de deu DNA para novas células hospedeiras. Assim, o processo de conjugação envolve uma célula doadora que contem o plasmídeo conjugativo, e uma célula receptora, que não contém. 
O que são haustórios? Onde eles podem ser encontrados?
A maioria das plantas depende dos fungos para facilitar sua captação de minerais a partir do solo. Os fungos formam as associações simbióticas com as raízes de planas, denominadas micorrizas. Há diferentes tipos de associações de micorriza. Alguns fungos fitopatogênicos formam hifas especializadas, denominadas haustórios, que penetram na parede celular da planta, disponibilizando o citoplasma como nutriente fúngico.

Continue navegando