Buscar

Cinta lombar Ergonomia II

Prévia do material em texto

Cinta lombar 
Elizeu Brum 
Milena Thyane
O equipamento 
O uso
consequências
O uso do cinto lombar no trabalho, tem sido uma prática comum nas empresas e usado em funções caracterizadas pelo levantamento e transporte manual de carga. Mas o uso indiscriminado do cinto lombar durante o trabalho, pode implicar em complicações graves à saúde e segurança do trabalhador, e até mesmo levá-lo à morte. E por que?
Isso porque este apertar do cinto, implica no aumento da pressão intra-abdominal, limitando o fluxo sanguíneo e o funcionamento dos órgãos desta região, além de aumentar o risco para problemas cardiocirculatórios, como hipertensão arterial e infarto do miocárdio.
Neste caso, existe uma pressão torácica e abdominal de ordem funcional aumentada, ou seja, realizada pelo trabalhador para exercer o esforço, mas também uma pressão mecânica na região abdominal advinda do cinto lombar, a qual pode ser ainda mais valorizada, quando o trabalhador é obeso e/ou possuir um volume abdominal considerável.
 
Consequências 
As cintas devem ser ajustáveis conforme a necessidade, com fechos e elásticos para ajudar na compressão. Porém, o material deve ter uma composição que garanta conforto e proporcione uma certa liberdade para fazer os movimentos, como por exemplo o neoprene ou o elastano.
Composição: 
Os itens que compõem a cinta são:
1. Base – O corpo da cinta abdominal.
2. Faixas Laterais – A faixa elástica faz a compressão na região, reduzindo as forças entre as vértebras da coluna e da lombar.
3. Suspensório – Auxilia o trabalhador a manter uma posição ereta durante o movimento, mantendo o alinhamento da cervical.
Obrigado!

Continue navegando