Buscar

Estudo de caso Fernando Pessoa

Prévia do material em texto

Estudo de caso Fernando Pessoa
Ao lerem Camões – autor clássico – durante as aulas de Literatura do Ensino Médio, um grupo de alunos do primeiro ano manifesta desagrado com a leitura de poesia e diz que não tem o menor interesse em ler o próximo poeta previsto no programa que é justamente Fernando Pessoa, um dos poetas mais importantes da Língua Portuguesa e da literatura mundial. Embora a leitura da poesia seja um ponto importantíssimo do currículo de Literatura no ensino médio, é marcante a dificuldade enfrentada pelos alunos com essa modalidade de texto. Há muitos elementos envolvidos na leitura de um texto poético, desde o formato em verso até a linguagem apresentada de um modo diferente daquele usado na comunicação mais direta. Quando entra em questão as diferenças de época e modos de expressão, a leitura se torna ainda mais difícil e desafiadora. Diante do problema, o/a professor/a desta turma está empenhada em realizar um trabalho de aproximação, compreensão e fruição da poesia de Fernando Pessoa.
1. Quais encaminhamentos prévios à leitura da poesia de Fernando Pessoa o/a professor/a deve implementar para preparar o grupo para a experiência?
2. Quais estratégias práticas podem ser encaminhadas em sala de aula para orientar e acompanhar o processo de leitura dos poemas do autor?
3. Como o processo de leitura dos poemas selecionados pode ser avaliado quando for finalizado?
*Responda as questões em uma única resposta-texto.
Fernando Pessoa foi um importante poeta da Literatura Portuguesa. Uma das características que mais chama atenção nesse artista é a criação de homônimos por meio dos quais expressava diferentes visões de mundo.
Primeiramente, é interessante levar os alunos a conhecer o poeta Fernando Pessoa. Não por meio de uma pesquisa exaustiva de sua biografia, mas o "poeta" mesmo. Isso pode ser feito por meio de documentário curto, bem objetivo, sobre as produções dele.
Após a exibição desse documentário, peça aos alunos que façam leituras dos poemas de Pessoa e tente relacioná-los com o conteúdo do vídeo. É interessante que os poemas sejam tanto ortônimos (identificado com o nome do próprio poeta) quanto homônimos (pessoas criadas pelo poeta). Após o processo acima, peça aos alunos que interprete os poemas, considerando a visão de mundo de cada "pessoa" identificada no poema(ortônimos e homônimos). A próxima metodologia que sugiro é uma explanação acerca dessa característica de Fernando Pessoa em criar outras "pessoas" a partir de si próprio para produzir seus poemas e o porquê isso foi tão significativo para a Literatura Portuguesa. (Isso se não ficar uma aula repetitiva em relação ao conteúdo do vídeo exibido, ok?). Por fim, como parte avaliativa, peça aos alunos que também incorpore homônimos para expressar outras visões de mundo e produzam seus poemas. Essa atividade pode ser feita em grupos pequenos.  O resultado dessas produções pode ser compartilha em sala de aula por meio de leitura dramatizada.

Continue navegando